Voltar

Flexibilidade e Resiliência – Qualidades Profissionais Essenciais ao Sucesso

Publicado em | 0 comentários
Flexibilidade e resiliência

LightSpring/Shutterstock Resiliência e Flexibilidade são competências comportamentais essenciais ao sucesso de todo profissional

Flexibilidade e resiliência são termos que envolvem a habilidade de adaptação que o indivíduo tem diante das mudanças que ocorrem em nossa vida. Tem a ver também com a capacidade de evoluir ao se deparar com as adversidades do dia a dia, obtendo aprendizado com todas as experiências, por mais difíceis que elas sejam.

A pessoa que utiliza estas ferramentas consegue potencializar muito mais seu desempenho, pois encontra uma nas dificuldades uma oportunidade. Além disso, as pessoas com tais características conseguem resistir com maior facilidade às pressões e ao estresse que o trabalho e as mudanças lhe impõem, fortalecendo-se com isso.

Perante um cenário cada vez mais instável e imprevisível, os profissionais têm o desafio de se adequar a esta realidade que se torna recorrente em qualquer ambiente organizacional.   No entanto, o desenvolvimento destas habilidades não depende somente do colaborador, a empresa também precisa lhe oferecer suporte e apoio para que ele não ceda às situações estressantes de sua carreira.

O fato de, constantemente, passarmos por momentos de intensa competitividade e inúmeras exigências, faz com que todos nós sejamos incentivados a desenvolver estas duas habilidades com maestria. Vamos entender então como a flexibilidade e resiliência se aplicam.

O Diferencial dos Profissionais com Flexibilidade e Resiliência

Diante deste contexto, as empresas valorizam cada vez mais profissionais que tenham jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações do cotidiano. Para as pessoas que desejam ser bem-sucedidas em suas carreiras, trabalhar nesse sentido fará com que alcancem seus objetivos de forma mais acelerada. Em resumo – flexibilidade e resiliência são essenciais à vida e carreira.

Estas são as características que o mercado mais busca em seus profissionais atualmente, pois toda esta competitividade requer que as organizações tenham nada mais nada menos que os melhores em seu quadro de colaboradores. Exige-se pessoas dinâmicas e proativas, que saibam responder à altura este panorama que se modifica a todo o momento.

A intenção de tudo isso é estarmos preparados para acompanhar, se fizer sentido para nós, estas mudanças que são a única coisa permanente em nossa vida. Se não nos adaptarmos, viveremos em frequente estado de frustração. Rapidez, flexibilidade, eficiência e persistência são fundamentais para que sejamos capazes de ultrapassarmos todos os limites que nos mesmos nos impomos, algumas vezes.

Com isso, você claramente, mostra que não se deixa intimidar por nenhuma dificuldade, pelo contrário, vai de encontro a ela, procurando qual a oportunidade que ela está trazendo. É isso que chamamos de resiliência, não se deixar abater, independente da situação, independente do que venha a lhe acontecer, a sua postura deve ser sempre reagir e não cair.

E, se por acaso, cair, levante-se e enfrente, pois você tem metas a cumprir, e estas metas não são as que a empresa precisa para ter bons resultados e sim as suas metas, os seus sonhos, para que você seja uma pessoa verdadeiramente realizada.

Ser resiliente e flexível no ambiente de trabalho vai lhe proporcionar grande crescimento e lhe colocará no caminho da evolução contínua. Hoje este é um valor agregado que poucas pessoas conseguem desenvolver em suas vidas, não por ser difícil, mas porque nunca tentaram, porque têm medo de se arriscar e experimentar o novo. Porém, quanto mais cedo puderem trabalhar nesse sentido, melhor será, pois o mercado e as mudanças não esperam e você pode acabar sendo atropelado por isso.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!