Os filmes nos trazem diversos tipos de sentimentos. Alegria, comoção, raiva, medo e também lições importantes quando retratam a relação entre um mestre e os seus alunos. Além disso, nos trazem reflexões essenciais que nos ajudam a repensar os nossos resultados e a melhorar o nosso dia a dia.

Assim como na ficção, na vida real, a relação entre coach e coachee (cliente) também é de muita troca e crescimento, sendo capaz de potencializar e orientar os resultados pessoais e profissionais.

Nesse sentido, o fundador do IBC, José Roberto Marques, fez uma seleção de cinco filmes de Coaching, que vão inspirar e motivar você a ir cada vez mais além. Confira!

6 extraordinários filmes sobre coaching

Confira a seleção maravilhosa a seguir, prepare a pipoca e faça uma maratona, mergulhado no universo do coaching!

1. Karatê Kid

O clássico filme Karatê Kid, estrelado por Daniel Sam e o incrível Senhor Miyagi, evidencia a relação entre o mestre e o seu aluno e os aprendizados que envolvem disciplina, honra, amor e compromisso. O ensinamento se dá sempre por meio de exemplos práticos e metáforas poderosas, que trazem importantes reflexões ao jovem aluno, tanto em relação ao karatê, quanto aos seus comportamentos na vida.

O treinamento do jovem Daniel muitas vezes não é claro. Por que ele deveria executar movimentos que teoricamente não tinham nada a ver com as artes marciais? Mesmo fora do contexto das lutas, diversas lições sobre resistência, flexibilidade, paciência e determinação eram aprendidas em atividades banais do dia a dia — o que, surpreendentemente, melhorava o desempenho do jovem nas artes marciais.

2. A Voz do Coração

PSC

Esse filme narra uma bela história entre um professor de música e os seus alunos, residentes de um orfanato. Os meninos, até então desacreditados por todos, ganham uma nova chance com a chegada do mestre, que, por meio da música, forma um coro, descobre talentos, ensina como desenvolver as suas habilidades e devolve a esperança à vida dos garotos.

Rebeldes, incompreendidos e aparentemente sem rumo, os jovens, aos poucos, permitem que sejam transformados em seus sentimentos, pensamentos e atitudes. A mudança é gradual e com obstáculos, até porque a educação no orfanato era extremamente rígida. Aos poucos, é revelado que o ensino baseado no amor e na sensibilidade pode gerar resultados melhores.

3. A História de Gabby Douglas

O filme retrata a história real da determinada atleta estadunidense Gabby Douglas e de sua família, que enfrenta desafios para que a menina conseguisse alcançar o seu sonho de ser uma campeã olímpica na ginástica artística, esporte com muita competitividade entre os atletas no país.

O que muda de vez a história da ginasta é a chegada de um coach diferenciado em sua vida, que, diferentemente dos seus técnicos anteriores, acredita no potencial da jovem, inspira, motiva e treina Douglas para ser a melhor atleta que poderia ser. Com isso, ela se torna a primeira ginasta negra da história a conquistar não uma, mas duas medalhas de ouro em uma olimpíada.

4. Invictus

Invictus é um famoso filme sobre o poder das palavras e dos valores. É um clássico que não poderia ficar de fora da nossa lista. O relato se inicia logo após a eleição de Nelson Mandela para presidente da África do Sul. Ainda vivendo os resquícios do regime Apartheid (sistema de segregação racial), o líder busca unir o país, sobretudo por meio do esporte que é paixão nacional: o rúgbi.

Com o apoio do capitão da seleção, Mandela motiva os atletas a unirem-se também em prol da melhoria das relações entre brancos e negros, consegue sensibilizar toda a África do Sul e dá início a um novo momento na história do país. É um ótimo filme para abordar a liderança, a comunicação e a importância do espírito de equipe.

5. Coach Carter

Como o próprio nome sugere, esse filme mostra a história real de um professor de basquete, Ken Carter, que não desiste dos seus alunos problemáticos, vítimas de uma realidade social que tenta destruir os seus sonhos e esperanças de vida. Ao mostrar os melhores caminhos e valorizar as suas habilidades e competências, esse coach especial mostra que tudo é possível para quem acredita.

O grande desafio é que a escola onde os jovens estudam demanda bom comportamento e boas notas para que eles possam participar dos jogos de basquete. Com isso, há uma grande resistência inicial dos atletas, mas os métodos surpreendentes de Carter os conduzem a uma virada impressionante e a resultados extraordinários.

6. A vida é bela

Ambientando durante a Segunda Guerra Mundial, “A vida é bela” é um premiado e comovente filme italiano. Ele conta a história de Guido, um judeu dono de uma livraria que é preso na Itália fascista e enviado a um campo de concentração em Berlim, ao lado do filho pequeno, Giosué.

Com inteligência, bom humor e sensibilidade, o pai faz de tudo para convencer o filho de que, na verdade, eles estão em um jogo concorrendo a um prêmio, protegendo-o dos perigos da guerra e dos horrores vivenciados no local onde realmente estavam. Inteligência emocional, resiliência, criatividade e superação são os pilares dessa que é uma das mais emocionantes histórias já contadas na história do cinema.

Os filmes acima fogem do cenário tradicional do coaching enquanto profissão, mas abordam a importância de contar com mentores nos diferentes momentos e setores da vida: na vida pessoal, na profissão, nos esportes, nas artes e até mesmo na política de um país. Por isso, o compartilhamento dos saberes e o desenvolvimento de relações enriquecidas com o conhecimento são a base do processo de coaching e também o que torna os filmes acima tão interessantes e inspiradores para a vida real.

E você, ser de luz, conhece algum filme que aborde ou exemplifique, de alguma maneira, o universo do coaching? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!