Maksim Shmeljov/Shutterstock Fidelizar é trabalhar para que seus atuais clientes continuem a ser seus clientes no futuro

O que é melhor para as empresas: tentar atrair novos clientes ou focar nos consumidores já existentes? Esta é uma discussão de longa data, que divide opiniões e que nunca chega a um denominador comum.

Como empresário, acredito que o melhor é criar estratégias efetivas, tanto para conquistar novos compradores quanto para mantê-los, pois ambos são fundamentais para a viabilidade de um negócio. Hoje, entretanto, vou abordar o tema fidelização de clientes e apontar os benefícios de investir neste método.

O processo de vendas exige muito no que tange saber ouvir o cliente e atender plenamente as suas necessidades. Porém, muitas empresas focam apenas no vender e não no fidelizar. Grande erro porque ao fechar uma compra não necessariamente aquele consumidor voltará a comprar de você.

Às vezes ele pode ter encontrado o que queria, mas não foi atendido do modo como desejava, logo, este cliente não será fiel àquela marca ou organização. Outros fatores como preço, promoção e o ponto de vendas também influenciam nesta decisão.

No dia a dia, quantas vezes temos experiências de compras ruins, não é mesmo? Quantas vezes vamos à busca de um produto ou serviço e somos mal atendidos pelos vendedores? Muitas! Nestes locais, com certeza, o foco é apenas bater metas e não conquistar clientes satisfeitos, que se afeiçoem a empresa e que queiram voltar a fazer negócios com ela.

Fidelizar é Oferecer o Melhor ao Seu Cliente!

PSC

A fidelização está diretamente relacionada à experiência de compras do cliente ao que ele vê, vive e sente em contato com aquela empresa.  Assim, quando ele experiencia uma venda feita com respeito, atenção e que atenda todos os quesitos que considera como essenciais como: preço, preparação do vendedor e prazo, por exemplo, há mais chances de fidelizar este comprador.

Isso acontece porque, com certeza, ao vivenciar tudo isso, a pessoa passa a confiar mais naquele fornecedor e, logicamente, a querer voltar a comprar dele. Neste sentido, separei três dicas poderosas para ajudar você a atingir a satisfação do cliente. Confira!

Ofereça o Produto Certo: Nada mais desgastante do que comprar e receber algo que você não pediu, ou então, falar para o vendedor que você deseja X e receber dele Y. Para aumentar as chances de fidelização, é fundamental oferecer o que o cliente deseja e entender que ao escolher determinado item, ele tem expectativas sobre aquilo e, por isso, deseja atendê-las plenamente.

Invista em seu Mix: Quanto maior e melhor for seu catálogo de produtos e serviços, mais opções você oferecerá e mais chances também terá do cliente escolher você e não os seus concorrentes. Por isso, invista em bons fornecedores, fique atento à qualidade dos itens e ofereça garantia contra defeitos. Ter compromisso e respeito ao cliente é fundamental!

Tenha Bons Vendedores: Maus vendedores são os principais responsáveis por afugentar os clientes. Por isso, invista na contratação de bons profissionais, crie padrões de atendimento, tenha líderes comerciais atentos às suas equipes e ofereça aos seus colaboradores bons treinamentos como o Coaching de Vendas, por exemplo.

Podemos concluir que fidelizar o cliente é tão importante quanto atrair novos. O ponto em comum, nestes dois casos, é que um bom atendimento, em ambas as situações, faz total diferença no fechamento das vendas e na continuidade da relação empresa/cliente.

Assim, é altamente positivo ter compradores fieis, pois além de sempre escolherem sua empresa para fazer suas compras, eles também fazem muitas indicações e trazem novos clientes para você. Invista na fidelização de seus clientes e boas vendas!

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