Ferramentas de Coaching

Mohd KhairilX/Shutterstock As técnicas Reset e Talvez são poderosas. Leia o artigo e entende porquê!

Em se tratando do uso de ferramentas de Coaching, é importante saber que existem momentos durante a sessão de Coaching, especialmente naquelas realizadas com pessoas muito comunicativas, que o coachee, ao ser questionado sobre como foi sua última semana, por exemplo, entra verdadeiramente em Flow.

Assim, ele começa contar o que aconteceu e a falar sem parar, pois entra num estado de atenção focada tão profundo, que nem percebe o quanto está falando ou que perdeu o objetivo central da sessão.

É neste momento que a Técnica Reset é aplicada para Reconectar a pessoa e trazê-la de volta ao momento atual. Para isso, o coach deve usar do toque de energia, ou seja, tocar o braço do coachee (sem fazer muita força, apenas como se apertasse um botão), para que assim a pessoa possa sentir fisicamente o contato, quebrar o estado de flow e restabelecer sua conexão.

Mas não é só. Após fazer o toque de energia e “resetar” o cliente, o coach deve logo emendar um pergunta chave, ou seja, um questionamento que conecte o coachee a um novo assunto. Esta interrupção se faz necessária para que possam retomar a interação entre eles e dar prosseguimento à sessão de Coaching normalmente.

Portanto, sempre que você perceber que o seu coachee perdeu o foco, a técnica Reset pode ser aplicada para reconectá-lo e para que o processo seja continuado sem interrupções que o tiram do objetivo original.

Ferramentas de Coaching – Técnica Talvez…

Numa sessão de Coaching, a técnica Talvez se apresenta como uma nova possibilidade, uma alternativa ao posicionamento atual do coachee, oferecendo a ele uma expansão de sua perspectiva sobre o assunto tratado e fazendo com que reflita sobre as demais dimensões desta mesma situação.

PSC

Trabalhar a técnica Talvez é importante porque nossas crenças fazem com que acreditemos em determinadas ideias e façamos delas nossas verdades absolutas. Isso bloqueia a nossa mente e faz com que direcionemos nosso mindset apenas numa direção e nos fechemos a tantas outras oportunidades de aprendizado, reflexão e crescimento.

O Talvez é um convite a aprender coisas novas e a experimentar uma mentalidade diferente da sua, de forma empática, abrindo-se as sugestões dadas pelo Coach e experimentando novas sensações.  Veja exemplos:

  • Talvez, talvez se ouvisse o seu amigo, você entenderia melhor o que ele tem a dizer.
  • Talvez, talvez, para se sentir melhor, você possa fechar seus olhos e relaxar seu corpo e se conectar com ideias e sentimentos positivos.
  • Talvez, talvez, o desejo de mudança de carreira, seja um desejo de mudança ainda maior. Faz sentido para você?
  • Talvez, talvez você possa pensar em sua vida como um filme e lembrar cada etapa de sua história, por meio das cenas que marcaram sua história. O que você vê agora?

Portanto, sempre que você quiser trazer uma sugestão ao seu coachee e fazê-lo sair de sua zona de conforto, experimente aplicar a técnica do Talvez para convidá-lo a quebrar um padrão preestabelecido. Isso é importante para que ele possa explorar e viver novas experiências e possibilidades e, em alguns aspectos, adotar novas posturas.

Para conhecer mais profundamente esta e outras ferramentas poderosas de Coaching, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC, o melhor e mais completo curso de Coaching do Brasil.