O Coaching é um processo de desenvolvimento humano, que contribui para que indivíduos e empresas saiam de seus estados atuais e se direcionem a seus estados desejados. Falando dessa forma, parece que tudo acontece de maneira simples. No entanto, por mais que ocorra em um curto espaço de tempo, é preciso que pessoas e organizações passem por algumas etapas, que serão capazes de transformá-los e ajudá-los a alcançarem o que almejam, efetivamente e na prática. 

Neste sentido, para que isso aconteça, é de fundamental importância contar com conhecimentos, técnicas e ferramentas, pois será com a ajuda delas que todo este processo se tornará realmente possível. 

Sabendo disso, no artigo de hoje vou compartilhar com você informações valiosas sobre uma das ferramentas que eu mais gosto de usar e que acredito ser uma das mais importantes dentro de um processo de Coaching, que é o Shazam. Continue comigo nesta leitura e confira!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

O que é o Shazam?

É uma técnica básica do Coaching. Trata-se de um conjunto de perguntas que se retroalimentam em direção a um senso de significado de vida do coachee, gerando uma compreensão maior, em um tempo menor. Eu costumo dizer que o Shazam é uma forma rápida de obter informações poderosas sobre o indivíduo ou a empresa que passam pelo processo de Coaching, em um curto espaço de tempo.

É uma ferramenta, utilizada dentro das sessões de Coaching, que tem como foco principal o indivíduo e suas maiores dificuldades. Através do Shazam, a pessoa encontra clareza sobre si mesma, bem como uma forma de transcender, sendo convidada a refletir sobre sua essência. Um convite para a mente maior buscar as respostas escondidas dentro de cada um.

Como o Shazam Funciona 

PSC

Considero o Shazam como um presente, uma ferramenta voltada para fazer perguntas à mente inconsciente do coachee, levando-o a compreender com uma profundidade maior suas prioridades, pontos de melhoria, de ressignificação, o que lhe traz alegria no dia a dia, o que traz dor, seus traumas, e, finalmente, sua luz e sua sombra. É a possibilidade de expressão da mente inconsciente.

Nós, enquanto coaches, ao falarmos de forma indireta e profunda com nossos coachees, os convidamos a trazer lá de dentro conteúdos de extrema importância para ele mesmo.

A seguir, confira algumas das principais perguntas que são feitas na aplicação do Shazam:

Perguntas Poderosas do Shazam

  1. Quais foram os três fatos/dias/momentos maravilhosos/bons da sua vida?
  2. Quais foram os três fatos/dias/momentos ruins/tristes da sua vida?
  3. Se você pudesse voltar no tempo e escolher um desses seis fatos/ dias/momentos, para qual você voltaria?
  4. Tem mais alguma coisa que você acredita ser muito importante compartilhar comigo agora?
  5. O que te move? O que te motiva? O que faz você acordar todos os dias e levantar da cama?

Shazam – Simplificar Para Descomplicar 

A simplicidade dos questionamentos proporcionados pelo Shazam é o que faz com que os resultados, ou seja, as respostas sejam tão poderosas. Acessar estes momentos positivos e aqueles que carecem de ressignificação proporciona ao coachee um reencontro com situações importantes de sua vida.

Por que isso é relevante? Porque somos o resultado de nossas escolhas passadas e de tudo que nos aconteceu até então. Neste sentido, por mais que não possamos mudar o que passou, podemos aprender a valorizar ainda mais as pessoas nas quais nos transformamos e quem somos, valorizando também todas as fases, acontecimentos e eventos, bons ou ruins, de nossa jornada.

Daquilo de bom, devemos buscar trazer aprendizados e crescimentos. De todo o mal que possa ter nos acontecido, adivinha?! Devemos buscar o mesmo progresso. Por piores que tenham sido os fatos, tudo tem um propósito maior e pode sim, nos proporcionar amadurecimento e as respostas que buscamos.

Da felicidade devemos buscar a motivação, sentimentos positivos, amor, gratidão, reconhecimento e tudo de bom que a nossa vida e as pessoas que fazem parte dela podem nos trazer. O Shazam é um convite ao autodescobrimento, ao autoconhecimento e, por isso, é uma das mais fantásticas ferramentas da metodologia de Coaching, desenvolvido por mim, o Self Coaching.

Outras ferramentas de Coaching

Como eu disse no início do texto, existem diversas outras ferramentas que também podem e devem ser aplicadas dentro do processo de Coaching. Continue a leitura, para conferir!

Tríade do tempo

Uma das grandes dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia atualmente é a administração eficaz de nosso tempo. Por esta razão é que Christian Barbosa criou a Tríade do Tempo, que leva o coachee a ter uma visão mais ampla das suas atividades diárias, classificando-as como “Circunstanciais”, “Urgentes” e “Importantes”. 

Esta classificação é verdadeiramente eficiente, pois contribui para que o indivíduo entenda quais demandas de sua rotina precisam mais de sua atenção e quais podem esperar, ajudando-o, assim, a fazer uma gestão de tempo ainda mais assertiva.

Perfil Comportamental

Esta ferramenta é também bastante utilizada em processos de Coaching, tanto individuais, quanto em grupo, e ajuda coach e coachee a entenderem quais são as principais características do coachee, ou seja, de que forma ele se comporta e reage ao mundo ao seu redor. 

Entre as ferramentas que mais utilizamos está o Teste dos Bichos e o Coaching Assessment, que, através de um questionário, fornece um mapeamento sobre o indivíduo, permitindo-o entender quais são seus pontos fortes e de melhoria, para que assim possa trabalhar para desenvolver cada um. 

Linguagens do Amor

Este é um conceito elaborado pelo Dr. Gary Chapman, que nos explica que existem cinco formas básicas das quais o ser humano se utiliza para demonstrar e receber amor, que são: o toque físico, as palavras de afirmação, o tempo de qualidade, os presentes e os atos de serviços. 

Através da compreensão de cada uma das linguagens, conseguimos adaptá-las à nossa realidade e, com isso, melhorar ainda mais as nossas relações, sejam elas amorosas, familiares e ou de amizade.

Conhecer um pouco as ferramentas utilizadas no Coaching nos permite entender como funciona e quais é o principal objetivo deste processo: que é contribuir cada vez mais para que pessoas e empresas alcancem resultados extraordinários em suas trajetorias. 

Invista no Coaching e veja a felicidade acontecer em sua vida!

Experimente, faça estas perguntas do Shazam a si mesmo e embarque num poderoso processo de autoconhecimento. Permita-se!