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Ferramentas da Qualidade – Você conhece?

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Nowarit/ Shutterstock Ferramentas de Qualidade são utilizadas para analisar, organizar e balizar as ações de uma empresa

As ferramentas de qualidade são instrumentos utilizados para analisar, organizar, ilustrar, mensurar e balizar as ações de uma empresa. São baseadas em vários modelos distintos e cada uma tem função e finalidade específicas.

Neste sentido, hoje vou apresentar as sete principais ferramentas de qualidade, e mostrar como cada uma delas pode ser utilizada na prática. Confira e aprenda a aplicar estas metodologias para alavancar seus resultados e melhorar suas estratégias na empresa e na vida.

As 7 Ferramentas de Qualidade

  1. Fluxograma - Esta ferramenta serve para fazer uma representação, por meio de gráficos, das informações contidas no ambiente organizacional. Muito utilizado para ilustrar os fluxos de trabalho (hierarquias), e apresentar as divisões de departamentos de uma empresa, por exemplo.
  1. Cartas de controle – Modelo de gráfico utilizado para fazer o acompanhamento do andamento e progresso de determinada demanda em execução. O gráfico possui três linhas distintas, que avaliam pontos como: hora, dia, média, amplitude. É dividido em: Limite Superior, Limite Central e Limite Inferior e, de acordo com estes, é possível saber, se a meta está sendo executada acima, abaixo ou dentro do esperado.
  1. Diagrama de Causa-efeito – Também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, tem como objetivo analisar as causas de determinado problema/situação e também seus efeitos na empresa. É aplicado para avaliar elementos como gestão de pessoas, ambiente organizacional, qualificação da mão-de-obra, metodologia de trabalho entre outros.
  1. Folhas de verificação – São modelos de planilhas e tabelas, prontas, que facilitam a coleta de dados, a verificação de números e indicadores. Esta ferramenta elimina a perda de tempo, como também a necessidade de criar novas folhas, a cada vez que estas verificações são necessárias.
  1. Histogramas – Representados por meio de gráficos e colunas retangulares, os Histogramas têm por finalidade distribuir e analisar a frequência dos dados coletados, como por exemplo, a evolução dos níveis de glicose de um paciente, tendo como fontes coletas de sangue, realizadas mensalmente, durante o período de seis meses. Este mapeamento periódico serve para acompanhar a evolução do processo e traçar estratégias especificas para que o objetivo esperado seja alcançado.
  1. Gráfico de dispersão – Utilizado para representar duas variáveis distintas de uma mesma análise, o Gráfico de Dispersão é ilustrado pelas letras X e Y, e sua finalidade é avaliar dois pontos de uma mesma questão. Com isso, o objetivo é fazer uma relação/associação entre elas, de modo que seja possível comparar os diferentes efeitos de uma ação, sobre dois grupos de colaboradores, por exemplo, e comparar os resultados, antes e depois, de tal processo, ter sido aplicado.
  1. Diagrama de Pareto – Segundo Pareto, autor da Teoria 80/20, 80% é consequência e 20%, apenas, a causa de tudo o que ocorre. Ou seja, para ele, existem muitos problemas menores concorrendo com problemas importantes, nos quais deveríamos realmente nos concentrar. Por isso, o objetivo desta teoria é identificar mais facilmente estes problemas, suas causas e consequências, e focar as energias para resolvê-los plenamente. O diagrama permite esta visualização e, por meio dos dados, nele apresentados, tomar decisões mais assertivas sobre como atender cada questão.

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