O Padrão Swish PNL é uma técnica da Programação Neurolinguística (PNL) criada com o intuito de ajudar as pessoas a se libertarem de comportamentos compulsivos e negativos. Basicamente, consiste em substituir hábitos indesejados por aqueles que são positivos, bons e construtivos — e que o indivíduo deseja e precisa ter para viver com mais qualidade de vida em todos os sentidos.

Nesse sentido, você já parou para pensar em quais mudanças comportamentais você também precisa fazer para melhorar o seu dia a dia? Em quais aspectos precisa evoluir e quais atitudes você precisa deixar para trás? Reflita neste momento, continue a ler este artigo e veja como colocar a técnica Swish em prática pode contribuir com a sua evolução!

PNL — Programação Neurolinguística e o Padrão Swish

Antes de explicar o padrão Swish propriamente dito, vamos contextualizar o amigo leitor, explicando o significado de PNL. A Programação Neurolinguística, conhecida pela sigla PNL, é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia, criada pelos pesquisadores, Richard Bandler e John Grinder, na década de 1970.

Considerados os pais da PNL, eles afirmam que há uma conexão entre os processos neurológicos, a linguística e os padrões de comportamento que são aprendidos por meio da experiência. Assim como são aprendidos, esses padrões podem ser alterados e desaprendidos, a fim de atingir objetivos específicos.

O Padrão Swish, por sua vez, é uma técnica que faz parte dessa abordagem e pode ser usado para eliminar diversos tipos de comportamentos negativos, substituindo-os por atitudes positivas. Esses comportamentos podem tanto ser relacionados com o lado profissional quanto pessoal, o que torna a técnica muito interessante.

O passo a passo do padrão Swish PNL

Confira, na sequência, os 5 passos que compõem o padrão Swish.

1. Identifique o Problema

PSC

O primeiro passo é identificar o problema que você deseja eliminar da sua vida, o que pode ser um vício, uma compulsão ou o que você desejar. Em geral, são comportamentos negativos e compulsivos, como roer as unhas, comer demais, fumar, consumir bebidas alcoólicas, e por aí vai. Escolha algo que realmente o está prejudicando e impedindo de viver a vida de forma plena.

2 .Visualize a Imagem-pista

Pense no momento em que você pratica esse hábito negativo e qual é a imagem que vem à sua cabeça. No caso de quem tem o vício de roer unhas, por exemplo, a imagem-pista pode ser a visão da mão indo até a boca. Procure fazer com que essa imagem seja realmente negativa, simbolizando todas as crenças, sentimentos e consequências negativas que você sabe que esse hábito causa.

3. Crie a Imagem do Resultado Desejado

Agora, é a hora de criar a imagem do resultado desejado que, no caso do exemplo citado, seria ter as unhas bonitas, sem partes roídas e sem a vontade de roer. É muito importante que essa imagem seja bastante motivadora. Uma dica bacana para despertar a sua motivação seria imaginar sempre as imagens negativas com um fundo vermelho, contrapondo-as com as imagens positivas, que devem ser imaginadas com um fundo verde por trás.

4. Execute o Swish

Volte a visualizar a imagem-pista (efeito negativo) bem grande na sua frente. Visualize também a imagem do resultado desejado em um tamanho pequeno ao fundo. Então, imagine que a figura pequena se torna cada vez maior, eliminando a imagem-pista. Esse processo é o Swish, em que você visualiza mentalmente os hábitos negativos diminuindo e sendo gradativamente substituídos pelos resultados desejados. Concentre-se e passe pelo Swish quantas vezes forem necessárias.

5. Teste os resultados

Para testar se o procedimento funcionou, tente lembrar-se da imagem pista. Se você sentir dificuldade de visualizá-la, é sinal de que deu certo e que você conseguiu eliminar a imagem do hábito negativo da sua memória. Repita os passos quantas vezes forem necessárias, até que a imagem-pista desapareça da sua mente. É o exercício da mudança que leva à mudança. Por isso, persista nas visualizações, pois as grandes mudanças de hábito e comportamento sempre têm início na mente.

Conclusão

Aplicar o padrão Swish pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida e também para a sua empresa. O método pode ser aplicado com os funcionários, por exemplo, a fim de que cada um escolha um hábito ruim que deseja abandonar. Nesse caso, é necessário ter alguém para conduzir a técnica e é importante deixar claro que ninguém precisa revelar o hábito escolhido, pois só é necessário imaginá-lo.

Como a técnica é bem simples, ela pode ser realizada por qualquer pessoa, sem necessariamente estar em um contexto de PNL, coaching ou psicoterapia. O importante é ser persistente e confiar que mudanças inconscientes ocorrerão, em benefício da qualidade de vida!

E você, ser de luz, já conhecia essa técnica da PNL? Quais benefícios você acredita que ela pode trazer para a sua vida pessoal ou para a sua carreira? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!