Não existe um feedback negativo do tipo “bronca”, pois isso é uma conduta bastante inadequada, mas sim o feedback corretivo. Todo retorno depende da forma como ele vai ser encarado, da forma como as pessoas envolvidas vão conduzir e perceber a conversa.

Se o objetivo feedback não é simplesmente tecer elogios ao interlocutor, a mesma lógica deve ser invocada quando se trata de um caso de feedback para a correção de algum fato que não está acontecendo conforme o esperado. Ele é importante e necessário, mas deve sempre ser conduzido com ética e respeito. Neste artigo, vamos compreender a importância desse processo. Continue a leitura e saiba mais!

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O que é um feedback corretivo?

O feedback é um processo por meio do qual um líder avalia o desempenho do seu liderado nas atividades executadas, comunicando a ele os resultados desse processo avaliativo. Um feedback completo informa o indivíduo sobre as atividades avaliadas, os critérios avaliativos utilizados, os pontos positivos a serem reconhecidos e os pontos que precisam de melhorias. O processo é concluído com recomendações práticas para que a pessoa corrija as falhas detectadas e continue progredindo.

Quando o feedback é executado especificamente para identificar a apontar correções a serem executadas, ele é considerado um feedback corretivo. Não se trata de desfiar um rosário de críticas ou o apontamento de falhas do participante porque, além de desgastar relações, os especialistas são unânimes em apontar que isso é também pouco produtivo. Por isso, preferimos chamá-lo de um feedback corretivo, em que as orientações são concedidas com empatia e respeito.

Sempre há novos caminhos a serem trilhados, maneiras melhores e mais eficientes de desempenhar uma tarefa e, inclusive, de marchar nesse caminho. Mais do que uma necessidade de aprimoramento, é quase uma imposição do mundo e do mercado nos dias atuais. Quem decide ficar estanque corre sérios riscos de ser atropelado pela concorrência, e isso vale tanto para pessoas como para empresas. Tudo isso, por si só, já mostra a necessidade constante do feedback.

Qual a importância desse tipo de feedback?

Mesmo quando tudo parece correr bem no processo produtivo no trabalho, pode-se ao menos buscar novas formas de aumento da satisfação, a fim de que os profissionais se sintam ainda melhores no desempenho das suas funções. Identificar a zona a ser melhorada é algo que pode ser feito por meio dessa forma de feedback.

PSC

Todavia, para além dessas utilidades, digamos, menos notórias para o feedback que se considera corretivo, há também uma gama de razões quando se trata de provocar uma mudança de hábito ou de comportamento por parte do colaborador. E se, como foi enfatizado acima, o feedback é o mecanismo por excelência por meio do qual se deve dirigir reconhecimentos ou elogios a alguém, podemos também dizer que o equivalente se dá para o feedback de correção.

De maneira geral o feedback sempre é bastante positivo, inclusive o corretivo! E nem é preciso reler a frase para ver se você entendeu corretamente, afinal, é isso mesmo. Apesar de o nome sugerir algo ruim, com uma carga emocional negativa, ele se torna positivo na medida em que desencoraja uma atitude inadequada, sinalizando a quem o recebe que há pontos a serem consertados ou alterados.

O negativo do nome está na resposta que se dá sobre os acertos do seu interlocutor, e não no efeito dessa forma específica de feedback, que na prática possibilita uma alteração de estado pela qual todos tendem a sair ganhando.

Pedir para que alguém entre na linha, mude uma forma de atuação ou entre em sintonia com o ritmo de uma equipe é sempre algo muito delicado. Isso abre porta para melindres e faz brotar inconformismos, principalmente de quem tem a sua atenção chamada. Por isso, o feedback corretivo deve ser também procurado como uma solução para advertir ou simplesmente demonstrar algum nível de discordância com alguém.

Dificuldades de entendimento e tentativas de ajustar uma conduta que não se enquadra perfeitamente dentro do que é desejável são desafios do cotidiano de qualquer ambiente profissional. É dessas dificuldades que vem a importância de se poder contar com um foro que sirva justamente para dirimir as dificuldades nesse momento.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como conduzir um feedback adequadamente?

Quando for o caso de fazer críticas ao colaborador, é sempre importante ter certo zelo com as palavras e um tato com o discurso em geral. Dizer o que precisa ser dito, mas da maneira errada, com a entonação imprópria e as palavras mal escolhidas, contribui mais para que o problema se agrave do que para que se chegue a uma solução.

Ao fornecer o feedback, é importante ressaltar as circunstâncias dos projetos e evidenciar aquilo que deu certo e aquilo que poderia ter sido melhor. Não é um simplório apontar de erros, mas uma reflexão construtiva, em que são propostas novas ideias para alcançar melhores resultados futuramente.

Lembre-se de que o feedback — seja ele mais objetivo, seja mais detalhado — deve sempre ser uma ferramenta de avaliação e motivação, nunca de repressão. Cada indivíduo tem as suas características próprias, e é preciso respeitá-las com sensibilidade, ajustando o tom na hora de analisar seu desempenho.

Organizações, de todos os portes e segmentos de atuação, precisam oferecer um feedback adequado. Elas são feitas de pessoas em toda a sua complexidade de sentimentos, forças, pontos de melhoria, competências, medos, potenciais e dificuldades.

Portanto, se for a sua vez de fazer críticas, pense em como você gostaria de recebê-las. Seja sutil, faça-o individualmente, utilize argumentos com fundamentos (e não apenas aquele “achismo” vazio) e demonstre que você de fato quer ajudar a pessoa. A crítica pela crítica não faz muito sentido, mas pode fazer a diferença quando vier acompanhada de sugestões e possíveis soluções.

O feedback, quando construtivo e bem fundamentado, estimula as pessoas a desenvolverem os seus potenciais. Ao dar ou receber, utilize-o com sabedoria!

E você, ser de luz, sabe dar e receber um feedback corretivo? Tem dicas para passar por esse momento delicado? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!