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Fatores que Impulsionam a Motivação dos Vendedores

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MichaelJung/Shutterstock Investir na motivação dos vendedores ajuda a garantir resultados extraordinários em vendas

Você sabe qual o principal combustível para um vendedor chegar ao sucesso? Motivação! É movido por esse impulso positivo que um profissional de vendas se sente empoderado para conquistar seus objetivos e superar suas metas.

Mas afinal, como se motivar? Como evitar a desmotivação de sua equipe de vendas? Para o sucesso de uma organização é muito importante, que os profissionais de vendas estejam motivados.

Neste sentido, fica claro que a principal atribuição de um gestor é motivar os seus liderados. É seu papel mantê-los engajados e motivados e estimular um impulso positivo capaz de levar os vendedores a trabalharem com entusiasmo, força de vontade, foco e garra.

A Importância da Atuação do Gestor de Vendas

Com este apoio, os profissionais sentem-se mais confiantes e empoderados para realizar novas ações, superar suas metas, empreender novas ideias e maximizar seus resultados. E, apesar da motivação ser algo interno e pessoal, com os métodos e ferramentas corretas, é certo que todo bom gestor é capaz de criar condições para que isso aconteça.

Um bom líder de vendas é capaz de formar equipes de alto desempenho, pois tem a capacidade de tornar o trabalho mais interessante e os reconhecimentos mais atrativos. Sabe também dar feedbacks de melhoria, delegar as responsabilidades, o que proporciona aos vendedores grandes chances de progresso e crescimento.

Como Motivar uma Equipe Comercial

O que proporciona a motivação numa equipe comercial? Todo vendedor anseia trabalhar numa organização que lhe ofereça benefícios diretos e indiretos, como: plano de saúde, previdência privada, cobertura de despesas com transportes, alimentação, viagens, entre outras.

Desta forma, a remuneração e os benefícios acabam se tornando um dos principais atrativos e um fator a mais de motivação.  E além de um salário pleno, é fundamental que o vendedor receba uma boa comissão, uma vez que isso demonstra reconhecimento pelo esforço despendido para alcançar bons resultados.

Outro elemento importante para motivar é ter tarefas e demandas claras. Isso é importante porque, em geral, os colaboradores desejam saber o realmente se espera do profissional em termos de resultados.

Por isso, se uma empresa encontra-se desorganizada, esta tem grandes chances de acabar tendo em seu quadro de profissionais, muitos vendedores desmotivados.

Cabe ao gestor junto à organização definir as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazo, apresentá-los aos seus profissionais e desenvolver planos de gestão de pessoas capazes de motivar os seus liderados e guiá-los para isso.

Outro fator que proporciona a motivação e, que ajuda o profissional a vender melhor, é dispor dos melhores recursos e de ferramentas modernas que o auxiliem em suas vendas. Por isso, fica claro que ter uma boa infraestrutura de trabalho proporciona condições mais favoráveis ao alcance dos resultados extraordinários que todos almejam.

Por fim, os feedbacks também são importantes auxílios para manter a motivação dos profissionais de vendas, pois têm como objetivo ajudar na evolução do vendedor. Para fazê-los com efetividade, o gestor deve sempre ser assertivo, ou seja, buscar sempre enaltecer os pontos positivos e corrigir os aspectos negativos.

Em hipótese alguma, o líder deve rebaixar ou ridicularizar seus profissionais. Por isso, minha dica final é: busque sempre manter o respeito, um canal de comunicação aberto, oferecer bons benefícios e ser assertivo em suas abordagens.

Lembre-se ainda de proporcionar aos seus vendedores reconhecimento financeiro e profissional e um ambiente de trabalho realmente favorável. Motive-os!

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