Voltar

Fatores que Podem Levar a Desmotivação da Equipe

Publicado em | 0 comentários
desmotivação

Andrey Popov/Shutterstock Falta de reconhecimento e problemas com o líder: são dois fatores que levam à desmotivação da equipe!

De modo geral, todos nós temos dias em que estamos mais ou menos animados, porém, em se tratando do trabalho, existem alguns fatores que realmente podem levam à desmotivação da equipe e a uma queda expressiva no engajamento, motivação e produtividade dos funcionários.

Uma empresa é composta por profissionais com diferentes origens, formações, conhecimentos, experiências e crenças. Quando suas energias e expertises são somadas, os resultados tendem a ser positivos para todos, entretanto, quando ocorrem determinados tipos de problemas, o grupo pode perder seu foco no trabalho, o seu entusiasmo pelas tarefas e até mesmo pelo emprego.

Exemplos de Fatores de Desmotivação da Equipe

  • Conflitos com líderes ou colegas de trabalho;
  • Falta de processos claros e bem definidos;
  • Excesso de tarefas e prazos sempre apertados;
  • Comunicação ineficiente e constantes retrabalhos;
  • Favorecimento de colegas em detrimento de outros;
  • Falta de investimentos no desenvolvimento dos colaboradores;
  • Baixa renumeração e ou atrasos constantes nos pagamentos;
  • Falta de infraestrutura e de condições adequadas para o trabalho;
  • Metas inalcançáveis e excesso de cobranças;
  • Tratamento agressivo por parte de líderes e colegas;
  • Falta de reconhecimento e de oportunidades de crescimento na carreira.

Como Evitar a Desmotivação No Trabalho

Quando falamos em desmotivação no trabalho, compreendemos que os profissionais que antes estavam motivados, por alguma razão, agora não estão mais, correto? Por isso mesmo, é fundamental compreender e identificar quais foram os motivos que levaram a equipe a perder sua energia e ficar apática e buscar formas efetivas para eliminá-los o quanto antes.

Neste sentido, podemos dizer que a queda na motivação acontece, em grande parte, por conta da falta de reconhecimento da empresa em relação à sua equipe.  Todos gostam de ser reconhecidos por seus: talentos, habilidades e competências, pois esta é uma das Necessidades Básicas do ser humano. Portanto, quando a empresa não demonstra essa valorização, a equipe sente que, embora dê o seu melhor e tenha um alto desempenho, seus resultados não são relevantes a ponto da organização reconhecê-los.

Problemas com o chefe também é um dos motivos que levam a equipe ao desânimo.  Isso ocorre especialmente, quando o gestor é autoritário, grosseiro, tem uma postura centralizadora e egocentrada. Neste contexto, por melhor que seja o grupo de profissionais, eles não terão a mínima chance de receber qualquer mérito por seu trabalho, uma vez que este perfil de líder só considera a si mesmo como merecedor de reconhecimento.

Por fim, para evitar estes tipos de estimulantes negativos em sua organização, minha dica é – esteja sempre atento à motivação dos seus colaboradores, busque traçar estratégias para mantê-la sempre em alta e valorize sempre o seu capital humano. Seus profissionais merecem e seus resultados agradecem!

Mais: Quer aumentar a motivação em sua empresa? Desenvolva seus líderes. Para isso, conheça a formação Leader Coach Training- LCT

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!