Será que nos tornamos tão dependentes da internet a ponto de sermos improdutivos sem ela. Leia o texto e tire suas conclusões. | Depositphotos pz.axe

Dias atrás tivemos seguidas quedas de internet na empresa, o que acarretou em bastante transtorno para mim e meus colaboradores. De antemão, deixo claro, que não estou aqui para analisar a banda larga brasileira, embora, sinceramente, ache que ela ainda está devendo, e muito, em termos de qualidade e eficiência na entrega, mas sim para fazer uma reflexão sobre o quanto estamos dependentes desta tecnologia.

A maioria dos colaboradores, em especial os da geração Y, já nasceu na era da conectividade e, por isso mesmo não consegue nem imaginar suas vidas sem seus computadores e smartphones com acesso à rede. O Google se tornou o novo dicionário, ou melhor, o novo oráculo mundial, onde a um clique, “todas as respostas” nos são dadas. Já as redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram, se tornaram canais ativos de relacionamento interpessoal.

Isso explica o reboliço causado por uma tarde sem acesso à internet. Os profissionais que trabalham todos os dias com ela, que recebem suas demandas e as respondem por email, que guardam suas planilhas, relatórios, agendas e contatos, em Drives de suas contas de email, se sentem perdidos quando estão desconectados. Isso provoca o que chamei de “Ócio da Internet”, ou seja, com ela o trabalho é produzido, sem ela não sabem como proceder.

Mas como lidar com dias como estes? O que fazer quando a internet cai? É possível ter produtividade mesmo sem acesso a ela? Ficam as perguntas.

O que percebi, na prática, é que mesmo colhendo todos os benefícios desta fantástica tecnologia, também estamos nos tornando totalmente dependentes e de certa forma, sendo escravizados por ela. Hoje, com raras exceções, tudo está informatizado e interconectado. Sejam em bancos, lojas, companhias aéreas, serviços do governo e empresas, em sua grande maioria, para tudo é necessário, o tal do “acesso ao sistema”.

E como conectá-lo? Por meio da internet, é claro. Mas será mesmo que, a cada vez que a internet cair, perderemos um dia de trabalho? E o que, podemos fazer, na prática, para continuarmos a ser produtivos nestes momentos?

Faça da Adversidade uma Oportunidade Para Ir Além

PSC

Nestas horas de instabilidade na internet, minha dica é: Reinvente-se! Se você é um gestor, o seu papel é o de não deixar que a sua equipe se disperse e perca totalmente o foco no trabalho. Convide o grupo para uma reunião, ainda que informal, e aproveite o intervalo para ouvir, fazer alguma dinâmica de relaxamento, trocar experiências e conectar-se com aquilo que está sendo dito e conhecer um pouco melhor as pessoas.

Isso colabora para minimizar todo e qualquer tipo de aborrecimento causado pela falta de internet. Aproveite ainda para ser claro com os colaboradores, peça compreensão e informe sempre sobre o andamento das resoluções do problema. Enquanto a queda está sendo resolvida, você pode ainda instruir, pessoalmente, os liderados sobre como proceder e realizar as demandas solicitadas.

Já se você é colaborador, busque ficar tranquilo e evite incitar as reclamações coletivas, pois isso não ajuda a resolver o problema e só aumenta a tensão no ambiente. Aproveite para estar com seus colegas e gestores, para compartilhar experiências, sugerir soluções. São nestes momentos de pequenas adversidades que também temos a oportunidade de mostrar nossa criatividade e capacidade de inovação. Conecte-se também a essa ideia!