Em um mundo cada vez mais individualista, combater a falta de companheirismo no trabalho é também um dos grandes desafios das organizações. Claro, em toda empresa, o trabalho em equipe é um componente fundamental na construção dos resultados, portanto, unir os colaboradores e fazê-los trabalhar juntos é muito importante.

Neste artigo, você vai compreender melhor a importância do companheirismo dentro das organizações, bem como vai conferir algumas dicas para promover essa união dentro das equipes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

A importância do companheirismo dentro de uma organização

Ter companheirismo no ambiente empresarial significa caminhar junto, ou seja, agir no sentido de que os profissionais tenham os mesmos objetivos e se ajudem mutuamente para conquistar as metas. Essa sinergia é essencial para que os funcionários possam unir as suas forças, experiências e conhecimentos para agregar valor ao trabalho.

Dessa forma, em uma empresa em que todos os departamentos e pessoas precisam trabalhar de forma interligada e coesa, não faz nenhum sentido que alguém aja com falta de companheirismo. Como tal, todo comportamento individualista deve ser refutado, uma vez que ninguém consegue nada sozinho, e é a união do grupo que leva a resultados extraordinários. Em uma empresa, os objetivos coletivos devem sempre falar mais alto do que os individuais.

Dicas de coaching para vencer a falta de companheirismo no trabalho

Para que a falta de camaradagem entre colegas não acabe afetando o seu trabalho em conjunto e também prejudicando os resultados da empresa, o líder deve estar atento aos comportamentos que apontam nessa direção.

PSC

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de coaching que o gestor pode aplicar no seu dia a dia para vencer a falta de companheirismo da equipe no seu ambiente de trabalho. Assim, será possível verdadeiramente transformá-lo em um lugar melhor. Conheça-as, inspire-se e coloque essas recomendações em prática.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

1. Selecione criteriosamente quem vai compor a sua equipe de trabalho

Profissionais que não gostam de trabalhar em equipe, que são egoístas e que têm grande resistência em ser solidários com os seus colegas devem estar na sua mira e ser constantemente corrigidos e orientados a mudar de postura. Além disso, avalie desde cedo esses critérios, já nos próprios processos de recrutamento e seleção. Entenda que o trabalho em equipe é uma competência comportamental que pode fazer parte dos requisitos de uma vaga de emprego. Fique atento a esse aspecto!

2. Defina a coletividade como regra interna

A ideia de que os interesses coletivos devem se sobrepor aos individuais pode ser tomada como uma regra do código interno de conduta. Sendo assim, faça desse princípio um elemento-chave na sua identidade institucional, ou seja, na missão, na visão, nos valores e nas regras da empresa. Além disso, procure sempre reforçar esses elementos a todos os colaboradores de tempos em tempos. É fundamental fortalecer os valores institucionais junto aos membros da empresa.

3. Dê bons exemplos

Os seus exemplos sempre são mais poderosos do que as suas palavras. Portanto, como líder e referência para os seus liderados, busque sempre trabalhar em conjunto com os demais gestores em um verdadeiro ambiente de companheirismo e intercolaboração, ou seja, onde todos se respeitam, se ajudam mutuamente e ninguém quer “derrubar” ninguém. Reforce a importância da ética, do respeito, da pontualidade, da assiduidade, da disciplina e da empatia em relação ao próximo.

4. Construa o senso de grupo

Valorizar o “Juntos somos mais fortes” é importante para que o seu grupo de profissionais entenda o papel de cada um na construção do todo, ou seja, que cada colaborador tem as suas habilidades, conhecimentos e competências — mas que, sozinho, o seu trabalho não surte os mesmos efeitos. Há dinâmicas de grupo que evidenciam justamente essa percepção.

Portanto, mostre como isso é importante, demonstre os impactos das ações coletivas no alcance dos objetivos e explique que somente quando todos estão unidos é que os resultados podem ser alcançados de forma mais rápida e infinitamente melhor.

5. Valorize a sinergia

Criar sinergia entre as pessoas é uma tarefa diária, pois parte da colaboração de todos os membros da equipe para a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis, harmoniosos e produtivos. Isso é fruto de uma abertura e da permissão real de cada um dos profissionais e de um sentimento de companheirismo e empatia pelas pessoas que compõem a sua empresa.

Para desenvolver essa motivação sinérgica, o gestor deve incentivar os seus colaboradores a seguirem nesse caminho e a darem o seu melhor para que tanto o ambiente de trabalho seja cooperativo, como para que todos entendam como podem ganhar com a realização conjunta dos projetos e demandas diárias.

6. Reconheça e comemore as conquistas do grupo

Por fim, lembre-se de construir um clima organizacional positivo, com harmonia, democracia e leveza. Reunir a sua equipe para comemorar os resultados construídos em grupo é uma excelente forma de evidenciar como o companheirismo no trabalho é essencial para esse tipo de conquista coletiva e de mostrar a todos como a união do grupo faz a diferença. Nas reuniões, não basta apontar o que deve ser melhorado. Os feedbacks também devem incluir o reconhecimento dos bons resultados!

Aproveite estas dicas de coaching e impulsione os resultados da sua gestão a partir do desenvolvimento do tão essencial companheirismo entre os seus profissionais. Além disso, se você perceber que essa característica tem sido particularmente desafiadora dentro da sua equipe, não hesite em entrar em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching. Contamos com consultores especialistas para construir equipes integradas e motivadas para o alcance de resultados extraordinários!

E você, ser de luz, como avalia o grau de companheirismo da equipe de trabalho da qual você faz parte? Em quais aspectos vocês têm progredido? Em quais ainda precisam melhorar na integração e na colaboração? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!