Voltar

Fale um pouco de você: 4 dicas do que responder numa entrevista de emprego

Publicado em | 0 comentários
Fale um pouco sobre você

Tsyhun/Shutterstock Veja dicas de como responder quando for questionado – Fale um pouco sobre você!

Se você já participou de algum processo seletivo, com certeza, já ouviu do seu selecionador a frase – Fale um pouco de você. E ai, o que você disse? Esta pergunta é uma das mais frequentes no universo dos processos de contratação e, como tal, é importante que todo candidato esteja bem preparado para responder a este questionamento sobre sua vida profissional e pessoal.

O “fale um pouco de você” é um momento de apresentar quem você é, de falar resumidamente de suas experiências profissionais, formação acadêmica, técnica, conhecimentos e competências compatíveis com a vaga, em suma, de vender o seu peixe. Além disso, vale ressaltar que é também a hora de demonstrar bom senso e inteligência e não falar nem demais e nem de menos.

Para que você se saia bem em sua entrevista de emprego e possa aumentar suas chances de conquistar uma colocação ou recolocação profissional no mercado de trabalho, eu separei quatro dicas poderosas para ajudar-lhe a responder esta pergunta e obter sucesso com suas respostas. Continue lendo e confira!

4 Dicas para  ter sucesso ao ouvir  – Fale um pouco de você – entrevista de emprego

 

Seja inteligente –

Conheça bem os requisitos e competências buscadas para a vaga e ao ouvir – fale um pouco de você – procure responder esta questão encaixando informações sobre suas experiências profissionais e conhecimentos técnicos que sejam congruentes com o perfil do colaborador que a empresa deseja contratar. Ex: se a vaga é para o setor de atendimento ao cliente, fale de suas habilidades de comunicação verbal e de seu bom relacionamento interpessoal.

Mantenha a calma

Por mais que o tempo seja curto para se apresentar, procure manter a tranquilidade, pensar em coisas positivas e falar calmamente das suas competências, talentos, experiências e pretensões profissionais. Respire, seja otimista e fale de maneira clara e objetiva sobre quem é você.

Tenha um roteiro

Já que o – fale um pouco de você – é uma pergunta muito frequente, nada mais natural para quem está à procura de um emprego criar um pequeno roteiro com um resumo de sua vida profissional, competências e experiências profissionais mais significativas para, na hora que for perguntado, estar mais preparado para responder a questão com assertividade e êxito.

Seja objetivo

Nada de ficar dando voltas, ou seja, busque responder de forma clara, leve, respeitosa e direta quem você é, destacando seus pontos fortes, diferenciais, habilidades técnicas e comportamentais mais compatíveis com a vaga e valorizando suas experiências profissionais e de vida que ajudaram a ser o excelente profissional que é.

Estas são algumas dicas para sair-se bem na hora do – fale um pouco de você – em entrevistas de emprego, para saber evidenciar suas qualidades profissionais, aptidões, talentos e habilidades, de forma coesa e assertiva, e com isso aumentar suas chances de se destacar nos processos seletivos e conquistar um novo emprego. Aproveite estas dicas e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!