Se você já participou de algum processo seletivo, com certeza já ouviu do seu selecionador a frase “Fale um pouco de você”. E aí, o que você disse? Essa pergunta é uma das mais frequentes no universo dos processos de contratação, e, como tal, é importante que todo candidato esteja bem preparado para responder a esse questionamento sobre a sua vida profissional e pessoal.

A essência da resposta está justamente no autoconhecimento. Por isso, neste artigo, você vai entender a importância dessa pergunta e algumas dicas de como respondê-la adequadamente em uma entrevista de emprego. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o assunto!

Por que os recrutadores fazem essa pergunta?

O “fale um pouco de você” é um momento de apresentar quem você é, de falar resumidamente das suas experiências profissionais, formação acadêmica e técnica, conhecimentos e competências compatíveis com a vaga. Em suma, é a hora de vender o seu peixe. Além disso, é também uma chance de dizer o que não está no currículo e de falar um pouco sobre a sua vida pessoal.

Vale ressaltar que é também a hora de demonstrar bom senso e inteligência e não falar nem demais e nem de menos.

Para que você se saia bem na sua entrevista de emprego e possa aumentar as suas chances de conquistar uma colocação ou recolocação profissional no mercado de trabalho, separamos 5 dicas poderosas para ajudar-lhe a responder a essa pergunta e obter sucesso com as suas respostas. Continue lendo e confira!

5 dicas para ter sucesso ao ouvir “fale um pouco de você” na entrevista de emprego

1. Seja inteligente

Em primeiro lugar, conheça bem os requisitos e competências buscadas para a vaga. Ao ouvir “fale um pouco de você”, procure responder a essa questão encaixando informações sobre as suas experiências profissionais e conhecimentos técnicos que sejam congruentes com o perfil do colaborador que a empresa deseja contratar.

PSC

Por exemplo: se a vaga é para o setor de atendimento ao cliente, fale das suas habilidades de comunicação verbal e do seu bom relacionamento interpessoal. Você pode dar exemplos dessas competências tanto em situações de trabalho quanto em outras áreas da vida, como no seu dia a dia em família.

2. Mantenha a calma

Por mais que o tempo seja curto para se apresentar, procure manter a tranquilidade, pensar em coisas positivas e falar calmamente das suas competências, talentos, experiências e pretensões profissionais. Respire, seja otimista e fale de maneira clara e objetiva sobre quem você é.

Lembre-se de que não existem respostas certas e erradas. O recrutador apenas quer saber um pouco mais sobre você. Portanto, apenas liste as suas competências e os seus hobbies, mas não queira mostrar alguém que você não é. Seja você mesmo, pois qualquer resposta “forçada” ou inverídica fatalmente será descoberta no dia a dia de trabalho, OK?

3. Tenha um roteiro

Já que o “fale um pouco de você” é uma pergunta muito frequente, nada mais natural para quem está à procura de um emprego criar um pequeno roteiro com um resumo da sua vida profissional, competências e experiências profissionais mais significativas.

Assim, na hora em que for perguntado, o candidato estará mais preparado para responder a essa questão com precisão e êxito. Procure treinar em casa, citando as informações mais relevantes da sua vida. Assim, você consegue definir quais informações citar, administrar bem o tempo de resposta e até mesmo controlar o nervosismo.

4. Fale um pouco da sua vida pessoal também

Quando o recrutador pede para você falar um pouco mais sobre si, ele quer saber também do seu estilo de vida fora do trabalho, indo além do que está no currículo. Por isso, aproveite esse momento para falar de outras questões: a sua família os seus amigos, os seus valores, os seus projetos futuros, a sua personalidade, as suas crenças, os seus trabalhos voluntários, os seus hobbies, os seus interesses gerais, e por aí vai.

Muitas vezes, essa pergunta surge nas entrevistas para que o entrevistador teste o quanto o candidato conhece a si mesmo. Além disso, ela também evidencia o poder de síntese do participante, bem como as suas habilidades de comunicar-se com clareza e de organizar o seu raciocínio diante de uma pergunta bem aberta.

5. Seja objetivo

Nada de ficar dando voltas, ou seja, busque responder de forma clara, leve, respeitosa e direta quem você é, destacando os seus pontos fortes, diferenciais, habilidades técnicas e comportamentais mais compatíveis com a vaga. Responda à pergunta valorizando as suas experiências profissionais e de vida que o ajudaram a ser o excelente profissional que é e que pode vir a ser, especialmente naquela vaga específica.

Utilize esse espaço mais “livre” para mostrar quem você é. Saiba que, muitas vezes, é diante dessa pergunta que os recrutadores descobrem as informações mais importantes e mais convincentes na hora de contratar alguém. Por isso, treine em casa, sozinho ou com um amigo. Se desejar, grave a sua resposta e ouça-a para verificar o que pode ser corrigido ou melhorar. Capriche!

Essas são algumas dicas para sair-se bem na hora do “fale um pouco de você” em entrevistas de emprego, de modo que você saiba evidenciar as suas qualidades profissionais, aptidões, talentos e habilidades, de forma coesa e precisa. Com isso, você conseguirá aumentar as suas chances de se destacar nos processos seletivos e conquistar um novo emprego. Aproveite essas dicas e tenha imenso sucesso!

E você, querida pessoa, já teve que responder a essa pergunta durante algum processo seletivo? Como foi/é a sua resposta? Há mais alguma dica que você gostaria de acrescentar à nossa lista na hora de dar uma resposta extraordinária nessa situação? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!