Pirâmide vermelha

Conheça a Hierarquia das Necessidades Humanas

Existem muitos estudos sobre a Hierarquia das Necessidades de Maslow e a Psicologia Humanística. Recentemente ela foi ampliada de cinco níveis para sete, e é deles que trataremos aqui. Basicamente, a Teoria e Maslow entende que somos todos humanos e todos temos certas necessidades que precisam ser satisfeitas. A motivação vem de corrermos atrás para satisfazê-las.

Na versão estendida da Pirâmide de Maslow identificamos os primeiros quatro níveis como “níveis de necessidades básicas”; as quatro necessidades restantes podem ser caracterizadas com “necessidades de ordem superior”, podendo ser chamadas também como “necessidades de crescimento”.

As primeiras Maslow se refere como “necessidades de ter”, pois a falta de uma delas gerará uma ação imediata para alcançá-la, como a comida, bebida e o sono. Às ultimas Maslow se refere como “necessidades de ser”, pois se trata da autorrealização.

Vamos então, conhecer a o primeiro nível das necessidades humanas e  entender melhor em que consiste as Necessidades Fisiológicas. Acompanhe meu blog e expanda seus conhecimentos!

Necessidades Fisiológicas

O 1º nível das necessidades básicas são as necessidades fisiológicas ou orgânicas, que são as necessidades para sobrevivência do nosso corpo físico, como: água, comida, sono etc. Quando nascemos nossa maior busca é por satisfazer essas necessidades. Muitos ainda continuam apenas nelas durante boa parte da vida.

Se pensarmos em um país que tem sido atingido por uma seca horrível, onde não há comida e não há água, a principal motivação dessas pessoas, a única coisa na qual elas pensaram durante todo o tempo é naquilo que o corpo precisa de mais imediato e nenhuma outra necessidade fará sentido.

PSC

Continue lendo sobre a Hierarquia das Necessidades do Ser Humano de Abraham Maslow. Acesse a categoria Self Coaching e saiba mais sobre este extraordinário tema.