Voltar

Expectativa – Como lidar com ela

Publicado em | 0 comentários
jovem cruzando os dedos em expectativa

g-stockstudio / Shutterstock As expectativas podem causar efeitos negativos e limitantes em sua vida, principalmente se você ficar preso a elas e não souber lidar com frustrações.

Pare para pensar: quais são as suas expectativas com relação a sua vida pessoal e profissional? O que você tem feito para realizar cada uma delas? O quanto você tem deixado que elas interfiram e afetem a sua vida? Em uma escala de 0 a 10, quanto suas expectativas têm impactado positiva ou negativamente sua forma de pensar, agir e se comportar?

De acordo com o dicionário, a palavra expectativa significa “situação de quem espera pela realização de alguma coisa em tempo anunciado ou conhecido; esperança baseada em supostos direitos; estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável; ação ou atitude de esperar por algo ou por alguém”.

As expectativas são sentimentos que desenvolvidos por todas as pessoas, diariamente. Elas podem causar efeitos negativos e limitantes em sua vida, principalmente se você ficar preso a elas e não souber lidar com frustrações.

Quando as expectativas fracassam e a pessoa não sabe como lidar com elas, a tendência é que desenvolver sentimentos limitantes, como desânimo, angústia, insegurança e medo — de falhar novamente, de ser rejeitado, de não ser reconhecido ou de não ser capaz.

Se sua expectativa de passar em um concurso público foi frustrada, por exemplo, você tem duas opções: compreender suas falhas que causaram a desaprovação e se apoiar nelas para tentar novamente, ou deixar que esta frustração te desanime a ponto de desistir deste sonho.

Ter expectativas é algo completamente comum e natural. O que não pode acontecer é se cobrar excessivamente, a ponto das expectativas se tornarem prejudiciais.

Dicas para lidar com as expectativas

Tenha paciência

Ter paciência é fundamental para quem está em busca de desejos e objetivos específicos. Isso porque tudo tem seu tempo certo, e nada acontece na hora que gostaríamos.

Aceite o inesperado

Aceite que as coisas nem sempre sairão conforme o planejado, e esteja aberto e propício às surpresas que a vida pode reservar.

Aprenda a dizer não

Haverá momentos em que será necessário dizer não às suas próprias expectativas, principalmente àquelas que você sabe, lá no fundo, que não serão satisfeitas. Diga não a elas antes mesmo que a frustração atinja você.

Tenha expectativas reais

Suas expectativas são coerentes com a realidade? Você possui condições de concretizá-las? É fundamental que você faça um bom planejamento dos seus sonhos e objetivos, e estabeleça os recursos para satisfazer cada um deles para que você possa realiza-los sem sofrer frustrações ou decepções.

Se este artigo foi interessante e útil para você, lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!