Pare para pensar: quais são as suas expectativas com relação à sua vida pessoal e profissional? O que você tem feito para realizar cada uma delas? O quanto você tem deixado que elas interfiram e afetem a sua vida? Em uma escala de 0 a 10, quanto as suas expectativas têm impactado positiva ou negativamente a sua forma de pensar, agir e se comportar?

Ter expectativas faz parte da experiência humana, afinal de contas, somos seres que pensam no futuro. No entanto, a forma como fazemos isso pode ser positiva ou negativa. Neste artigo, vamos conferir meios benéficos para lidar com as expectativas, de modo que elas sejam fonte de motivação, e não de frustração. Boa leitura!

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

O que são expectativas e qual é a sua relação com as frustrações?

De acordo com o dicionário, a palavra “expectativa” significa: “situação de quem espera pela realização de alguma coisa em tempo anunciado ou conhecido; esperança baseada em supostos direitos; estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável; ação ou atitude de esperar por algo ou por alguém”.

As expectativas são sentimentos desenvolvidos por todas as pessoas, diariamente. Elas podem causar efeitos negativos e limitantes na sua vida, principalmente se você ficar preso a elas e não souber lidar com as frustrações. Por outro lado, se houver uma expectativa realista, ela pode ser fonte de motivação.

Quando as expectativas fracassam, e a pessoa não sabe como lidar com elas, a tendência é de desenvolver sentimentos limitantes, como desânimo, angústia, insegurança e medo — de falhar novamente, de ser rejeitado, de não ser reconhecido ou de não ser capaz.

PSC

Se a sua expectativa de passar em um concurso público foi frustrada, por exemplo, você tem duas opções: compreender as suas falhas que causaram a desaprovação e apoiar-se nos aprendizados obtidos para tentar novamente, ou deixar que essa frustração o desanime a ponto de desistir deste sonho.

Ter expectativas é algo completamente comum e natural. Contudo, vivenciar frustrações também é algo comum e natural. Aliás, as duas caminham próximas uma da outra. O que não pode acontecer é você se cobrar excessivamente, a ponto de as expectativas se tornarem prejudiciais, pois isso tornará as suas frustrações muito mais frequentes.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Como lidar adequadamente com as expectativas?

Criar expectativas é inevitável em diversas situações na vida. Contudo, o que podemos administrar é a maneira como as criamos, além do tamanho que elas podem tomar. Por isso, fique atento às 5 dicas na sequência.

1. Tenha paciência

Ter paciência é fundamental para quem está em busca da conquista de desejos e objetivos específicos. Isso é necessário porque tudo tem o seu tempo certo, e nem sempre as coisas ocorrem na hora em que gostaríamos. Sendo assim, compreenda que a vida se divide entre as coisas que estão sob o seu controle e as que não estão. Para amenizar as frustrações e manter a saúde mental, é melhor que você gerencie as suas expectativas e as suas atitudes apenas nesse primeiro grupo.

2. Aceite o inesperado

Aceite que as coisas nem sempre sairão conforme o planejado e esteja aberto e receptivo às surpresas que a vida pode reservar. Por mais que o planejamento seja necessário em todas as áreas da vida, precisamos ter um mínimo de flexibilidade e de abertura àquilo que não depende de nós. O que você pode e deve fazer é adaptar-se às novas circunstâncias, ou seja, criar um plano B, C, D, e por aí vai. Se estiver chovendo, assista a um filme, em vez de ir à praia, por exemplo.

3. Aprenda a dizer “não”

Haverá momentos em que será necessário dizer “não” às suas próprias expectativas, principalmente àquelas que você sabe, lá no fundo, que não serão satisfeitas. Diga “não” a elas, antes mesmo que a frustração atinja você. Se você vai prestar um concurso público, por exemplo, mas não estudou para a prova, é fato muito provável que você não será aprovado. Portanto, diga “não” a essa expectativa. Se você passar, será uma surpresa agradável, mas não conte com o destino nesse tipo de situação.

4. Crie expectativas realistas

As suas expectativas são coerentes com a realidade? Você possui condições de concretizá-las? É fundamental que você faça um bom planejamento dos seus sonhos e objetivos e estabeleça os recursos para satisfazer cada um deles, de modo que você possa realizá-los sem sofrer frustrações ou decepções. Não queira ir de estagiário a presidente da empresa em 2 anos. Aprenda a progredir aos poucos, a subir um degrau de cada vez e a administrar a sua ansiedade. Planeje-se, mas não queime etapas.

5. Entenda que você também frustra outras pessoas

Quando as nossas expectativas não se concretizam, sentimo-nos frustrados. Nesse momento, culpamos a vida, o universo e as outras pessoas por aquilo que deu errado. Contudo, entenda que faz parte da vida lidar com a frustração. Entenda também que você pode ser motivo de frustração para as expectativas que os outros criaram a seu respeito. Por fim, nunca se esqueça de que as frustrações ocorrem com toda e qualquer pessoa, sem exceção. Você não está sozinho nessa!

Para concluir, o nosso conselho é o de que você seja sempre resiliente. Fazer planos e sonhar passa obrigatoriamente por criar expectativas. No entanto, projete o seu futuro de uma maneira que esses sonhos sejam realistas, pois isso ameniza as frustrações. No mais, quando elas surgirem, desenvolva a resiliência. Aprenda com os erros cometidos, reúna as suas forças físicas e mentais e tente outra vez. É administrando as expectativas e agindo que criamos um futuro feliz e bem-sucedido!

E você, querida pessoa, como lida com as expectativas e frustrações da vida? De que maneira a sua conduta poderia ser melhor nesse aspecto? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, de modo que mais pessoas lidem melhor com as próprias expectativas!