Coaching em Grupo sendo realizado  com profissionais sentados em círculo e fazendo um dos jogos em grupo

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Confira exemplos práticos de jogos em grupo que podem ser aplicados em processos de Coaching em Grupo!

Sabemos que há diversos tipos e formas de desenvolver jogos em grupo. Antes de escolher aquele que será utilizado é necessário que se tenha muito claramente os propósitos para os quais essa dinâmica seja desenvolvida, e quais objetivos se deseja alcançar. A seguir apresento-lhes alguns tipos de atividades para Coaching Group.

Exemplos de Jogos em Grupo e Dinâmicas

Vamos conhecer na prática alguns jogos em grupo e dinâmicas poderosas que podem ser usadas durante o processo de Coaching com equipe.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Para introdução e momentos iniciais (identidade: a história que conto de mim mesmo)

A intenção é apresentar os participantes do grupo uns aos outros. Seu nome já diz tudo e ela não tem um propósito diferente do de representar uma espécie de abertura para algum evento principal. É uma ótima maneira não só de se quebrar o gelo, mas de compreender como essas pessoas se veem e saber o que contam de si mesmas, como olham para si e para suas próprias histórias.

Dois círculos

O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes se conheçam, suavizando as resistências e quebrando o gelo inicial existente. Com o auxílio de uma música alegre o condutor deve pedir para que as pessoas se dividam e façam dois círculos, sendo um dentro do outro, ambos com a mesma quantidade de pessoas. Quando a música começar a tocar, cada círculo deve girar para um lado.

PSC

Quando a música parar, cada pessoa deve se apresentar a quem que ficou à sua frente. A dinâmica finda assim que todas as pessoas se apresentarem umas as outas. De uma maneira simples, sem a necessidade de utilização de grandes recursos, alcança-se o objetivo primordial de fazer com que pessoas antes estranhas já tenham ao menos referências mínimas umas em relação às outras.

Qualquer que seja a natureza do evento a seguir (um treinamento, premiação etc.) ele já se inicia com a ideia de imersão, permitindo a todos os participantes a impressão de que fazem parte daquele todo. A interação e uma certa abertura para absorver o conteúdo seguinte já estão dados após essa dinâmica. Uma poderosa ferramenta de Coaching que podemos utilizar nesse processo de conhecimento e interação é o Shazan. Essa ferramenta ela é um presente, pois possibilita as pessoas se conhecerem e se interagirem profundamente a partir de algumas poderosas perguntas. São elas:

Perguntas Poderosas para o Shazan

1 – Quais foram os três fatos/dias/momentos MARAVILHOSOS/BONS da sua vida?

2 – Quais foram os três fatos/dias/momentos HORRÍVEIS/RUINS da sua vida? 3 – Se você pudesse voltar ao tempo e escolher um desses seis fatos/dias/momentos, para qual você voltaria?

4 – Há mais alguma coisa que você acredita ser muito importante compartilhar comigo agora?

5 – O que te move? O que te motiva? O que faz você acordar todos os dias?

Para integração (aceitação, pertencimento – eu como parte do grupo e do processo)

As dinâmicas de integração têm o propósito de estabelecer e fortalecer os laços entre os participantes do grupo. É de fundamental importância para o bom desenvolvimento do grupo que a confiança seja instaurada e estabelecida, de modo que todos se sintam confortáveis para dividir experiências, anseios e objetivos. Vamos conhecer mais uma:

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Bandeira Pessoal

O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes conheçam suas habilidades e pontos que podem ser melhorados. O material necessário será folhas em branco e lápis de cor. A dinâmica se desenvolverá com a distribuição das folhas e dos lápis, o condutor deve explicar que, assim como cada país possui a sua bandeira, cada um deve fazer sua própria bandeira pessoal a partir de seis perguntas:

  • Qual é o seu maior sucesso individual?
  • O que gostaria de mudar em si mesmo?
  • Quem é a pessoa que você tem mais admiração
  • Qual o seu maior talento?
  • O que você mais aprecia na vida?
  • Quais as maiores facilidades e dificuldades de trabalhar em equipe?

Cada pergunta deverá ser respondida com um pequeno desenho, símbolo, palavra ou frases curtas. Depois de finalizadas as bandeiras, o condutor deve pedir para que cada um apresente e compartilhe o resultado com os demais, ressaltando o que achou mais interessante na bandeira de cada um e o que descobriu sobre si e o grupo.