Voltar

Exemplos de Comunicação Verbal e Não Verbal

Publicado em | 0 comentários

Rawpixel.com/Shutterstock É preciso estar atento para compreender bem o poder da comunicação verbal e, especialmente, da não verbal e o ouvir além das palavras

Quando falamos em exemplos; estamos abordando a forma de expressão oral e física, ou seja, o que falamos verbalmente e também aquilo que mostramos por meio de nossos gestos, expressões faciais e corporais.

Neste sentido, trago como exemplo uma frase do guru da Administração Moderna, o austríaco Peter Drucker.  Para ele – “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”.  No meu dia a dia e, em meu trabalho como coach, chamo esta habilidade de “ouvir na essência”, ou seja, além das palavras.

E para que você leitor entenda melhor o que estou dizendo, vou apresentar neste texto, alguns exemplos de comunicação verbal e não verbal para que você possa expandir sua forma de se comunicar, como também aprender a ler, assertivamente, os sinais das pessoas à sua volta. Continue lendo e confira!

Exemplos de Comunicação Verbal e Não Verbal

No Trabalho – Quando, por exemplo, aquele seu colega superexpansivo, que todos os dias lhe deseja um belo bom dia, chega ao trabalho calado, cabisbaixo e fica recluso, sem que diga nada, você já consegue perceber que há algo de errado com ele, certo? Este é um exemplo de comunicação não verbal, feita apenas por meio de gestos e atitudes.

Noutra situação na empresa, quando seu chefe, por meio da fala, delega claramente as demandas diretamente a você, num processo de interação olho no olho e de escuta ativa; podemos dizer que, neste momento, a linguagem é plenamente verbal.

Nos Relacionamentos Familiares –  com nossos pais, irmãos, parceiros e filhos: também não é diferente. Tanto nós, como eles temos momentos mais introspectivos como extrovertidos, ou seja, mais ou menos calados que exigem de ambos uma habilidade a mais de compreensão do outro.

Quando, por exemplo, nossos filhos estão com problemas ou fazem algo errado, geralmente eles também ficam mais isolados ou aparentemente mais preocupados com a nossa reação. Ai, automaticamente, pela carinha de nossas crianças, entendemos que elas temem ter feito algo negativo e que vá nos aborrecer e, possivelmente, também gerar algum castigo. Um pai entende isso sem nenhuma palavra.

Do mesmo jeito, quando nossos amigos querem nos alertar sobre nossas ações e nos dão seus feedbacks sobre nossos comportamentos; eles também estão diretamente se comunicando conosco, expressando suas ideias, opiniões e tentando, ao seu jeito, no ajudar.  Este é o poder das palavras!

Por isso, para ampliar sua forma de comunicação e compreensão de si mesmo e do outro, é muito importante saber decifrar a linguagem verbal e não verbal e tudo que ela representa. Assim, tanto em seu ambiente de trabalho, em suas relações familiares, afetivas como interpessoais esteja atento ao que você e as outras pessoas estão expressando.

De um jeito ou de outro, por meio da voz ou das expressões corporais, o nosso corpo fala e tudo isso pode trazer informações importantes que ajudem a aumentar seu autoconhecimento profissional e pessoal e trazer poderosos resultados para você.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!