Com o crescimento tão acirrado da competição no mercado, cada vez mais as organizações têm buscado diferenciais competitivos para se destacarem perante a concorrência. Essas empresas procuram, por exemplo, por profissionais bem preparados para lidar com as exigências do mercado de trabalho atual, e que sejam capazes de oferecer resultados acima da média do ambiente organizacional. Nesse contexto, ter apenas um bom currículo e uma boa formação acadêmica não é suficiente. Apesar de esses aspectos serem muito importantes, é preciso que os profissionais também desenvolvam diversas competências comportamentais fundamentais para o mercado corporativo.

Neste artigo, você vai entender o que são competências comportamentais, quais são as mais exigidas pelo mercado de trabalho na atualidade e como o coaching pode ajudá-lo no desenvolvimento dessas habilidades. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Competências comportamentais: o que são e qual é a sua importância?

Competências comportamentais, também conhecidas como habilidades socioemocionais ou soft skills, são traços de personalidade, valores, atitudes e comportamentos que afetam a forma como uma pessoa se relaciona com os outros e executa as suas tarefas no ambiente profissional e pessoal. Alguns exemplos de competências comportamentais são: liderança, comunicação, trabalho em equipe, resiliência, empatia, criatividade, adaptabilidade e proatividade.

As competências técnicas, ou hard skills, por outro lado, são habilidades específicas, relacionadas a um determinado conhecimento ou área de atuação, como habilidades em programação, técnicas em vendas, conhecimentos em finanças, entre outras.

Ambas as categorias de competências são importantes para o sucesso profissional e pessoal, porém, enquanto as competências técnicas garantem a execução eficiente das tarefas, as competências comportamentais são responsáveis por como essas tarefas são realizadas, como as relações interpessoais são estabelecidas e como a pessoa reage às situações adversas.

Hoje em dia, muitas empresas valorizam as competências comportamentais na hora de contratar ou promover os seus funcionários, e não apenas as técnicas, já que elas podem influenciar significativamente a produtividade, a satisfação e o clima organizacional. Além disso, as competências comportamentais são transferíveis para diferentes áreas de atuação e podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo.

15 principais competências comportamentais para o mercado

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Confira, na sequência, uma lista com as 15 principais competências comportamentais para o mercado. Nem de longe elas esgotam tudo aquilo que as organizações procuram, mas são um excelente ponto de partida para que você seja um profissional mais completo e bem-sucedido.

  • Liderança

habilidade de liderança é, sem dúvida, uma das competências mais valorizadas e almejadas pelas empresas. A capacidade de gerenciar, administrar e conduzir profissionais e equipes é fundamental para quem busca tornar-se bem-sucedido no trabalho. Ser líder é uma tarefa que exige disciplina, compromisso, visão estratégica, comunicação clara, convencimento, entre outras características. Um bom líder consegue inspirar e motivar a equipe a dar o seu melhor, por meio dos seus exemplos e ensinamentos.

  • Comunicação

comunicação é outra importante competência que todo profissional precisa desenvolver, independentemente de qual for a sua área de atuação ou a sua posição hierárquica na organização. Uma boa comunicação é essencial para a execução de todas as tarefas, devendo ser clara e eficiente ao lidar com colegas e superiores e, principalmente, ao lidar de maneira satisfatória com os clientes — o maior foco de toda empresa. Seja claro, objetivo e organizado na sua escolha de palavras.

  • Foco

O foco é essencial a todo profissional. Sem foco, não é possível concluir demandas dentro do prazo, pois as atividades não são feitas de forma satisfatória, e a produtividade tende a cair. Ter foco é concentrar a sua atenção sobre aquilo que estiver fazendo, ignorando tudo o que estiver ao redor. É prestar atenção à leitura deste artigo, e não às notificações que estão chegando agora no seu celular. É saber dizer “não” àquilo que não for prioridade no momento.

  • Negociação

Essa qualidade é indispensável para tornar-se bem-sucedido no mercado de trabalho. Muitas vezes, mesmo entre os membros de uma equipe, existem pontos de vista e percepções conflituosas, o que exige do profissional a capacidade de expressar as suas ideias com clareza e conduzir a discussão para que um acordo possa ser alcançado. Saber a hora de bater o pé e de fazer concessões é fundamental nesse sentido.

  • Planejamento

O sucesso de qualquer ação ou plano é, indiscutivelmente, resultado de um planejamento bem realizado, que tem a capacidade de mapear todas as etapas da realização da tarefa e pontos que podem se tornar um problema. Cabe ao profissional moderno definir quais são as prioridades e qual é a necessidade de recursos para que o objetivo proposto possa ser alcançado. Esses recursos incluem tempo, dinheiro, pessoas, tecnologias, materiais, conhecimentos, e por aí vai.

  • Organização

Diferentemente daquele profissional retratado por Charles Chaplin no filme “Tempos Modernos”, hoje é exigido que o colaborador consiga realizar diversas tarefas, que muitas vezes envolvem diferentes áreas e ações. Lidar com todas elas de maneira praticamente simultânea é uma realidade para o profissional moderno. Por isso, a capacidade de se organizar é fundamental para alcançar o sucesso, o que depende de dispor os seus pertences físicos e digitais em locais adequados, onde posam ser facilmente encontrados.

  • Visão sistêmica

Como foi explicado no último tópico, o profissional moderno não pode se fechar na sua baia e realizar apenas o que lhe for solicitado de forma automática e sem um tratamento intelectual ao que chega a sua mesa. Isso faz com que seja indispensável que o colaborador desenvolva uma visão sistêmica de todo o negócio, entendendo como as suas atividades e ações influenciam e são influenciadas pelas outras partes da empresa. Não podemos enxergar apenas a nossa “bolha”.

  • Proatividade

Os últimos pontos deixaram claro que não há espaço no mercado de trabalho atual para o profissional reativo, ou seja, que só responde e faz aquilo que lhe é mandado. Por isso, a proatividade é essencial. É preciso que o colaborador tenha capacidade de tomar decisões por conta própria, desenvolver as suas ideias e criar soluções para problemas que ainda não estouraram. Ele deve propor soluções e trazer ideias criativas para beneficiar o crescimento da organização.

  • Bom relacionamento interpessoal

Lidamos com pessoas o tempo todo — no trabalho, em casa ou no ambiente social. Por isso, saber se relacionar com o próximo é extremamente importante. O relacionamento interpessoal é imprescindível dentro do ambiente de trabalho, já que o sucesso de uma empresa é feito pela junção de todos os profissionais, cada um com seu talento específico. Portanto, para se destacar no mercado, aprenda a trabalhar em equipe.

  • Criatividade

criatividade é um diferencial vantajoso para muitos trabalhadores. Isso se deve ao fato de que as empresas procuram profissionais que “pensam fora da caixa”, que fazem mais e melhor do que estão habituados. A criatividade é importante para entregar novas soluções, executar as suas tarefas de forma diferente e sempre renovar as suas atividades diárias, sendo uma aliada importante da proatividade.

  • Flexibilidade

Essa é uma importante característica, que destaca muitos profissionais do restante da equipe. A flexibilidade deve ser desenvolvida diariamente, uma vez que existem muitas situações de desafio, pressão e conflitos em que ser flexível pode fazer toda a diferença. Além disso, ser flexível ajuda as pessoas e empresas a adaptarem-se às mudanças, que têm se tornado cada vez mais intensas e recorrentes nos últimos tempos.

  • Integridade

Integridade é a capacidade do indivíduo de ser ético, justo, imparcial e possuir boa conduta. As pessoas íntegras sabem se relacionar bem com os outros, pois reconhecem que cada um tem a sua personalidade e respeitam a todos, em meio às diferenças. Além disso, essas pessoas são confiáveis e responsáveis, pois dão provas frequentes da sua honestidade.

  • Coerência

Essa competência consiste no alinhamento entre o que o indivíduo pensa, fala e faz. É ser autêntico e sincero consigo mesmo e com os outros. Pessoas coerentes não têm opiniões fracas e nem demonstram falsidade, pois fazem exatamente aquilo que falam e acreditam, transmitindo credibilidade àqueles com quem convivem. Além disso, por mais que mudem de opinião em alguns momentos, deixam claros os motivos pelos quais isso ocorreu, sem mudanças bruscas na sua linha de pensamento.

  • Autoconfiança

Autoconfiança é a forma como o indivíduo percebe a si mesmo, reconhecendo o seu próprio valor. Agir com autoconfiança significa acreditar no próprio potencial e na sua capacidade de realizar coisas, de alcançar metas e objetivos, de mudar e de transformar a sua realidade, enfim, de se tornar quem deseja ser. Ser autoconfiante significa ter segurança nas próprias crenças, palavras e atitudes, mas sendo também humilde quando for necessário rever os seus conceitos.

  • Capacidade analítica e estratégica

Por fim, para tomar decisões eficazes, desenvolver planos de ações efetivos e edificar estratégias de resultados, é indispensável que o profissional tenha capacidade analítica bastante desenvolvida. Assim, ele deve observar e enxergar as situações sob diferentes pontos de vista, sobretudo selecionando as forças e fraquezas de cada circunstância. É com esse olhar mais profundo e estratégico que identificamos as raízes dos problemas e os solucionamos com precisão.

Como o Professional & Self Coaching pode auxiliá-lo no desenvolvimento de competências comportamentais?

A partir da compreensão de que os nossos atributos influem diretamente nos nossos resultados, seja na vida pessoal, seja na profissional, o coaching, a mais efetiva metodologia de desenvolvimento humano para o desenvolvimento de competências comportamentais, pode ser de grande auxílio.

Nesse sentido, o Professional & Self Coaching foi desenvolvido por José Roberto Marques justamente para atender a essa necessidade. O programa oferece poderosas ferramentas que oportunizam a identificação e a expansão do potencial pleno do indivíduo, inclusive no desenvolvimento de muitas das competências comportamentais citadas acima. Por isso, conte com o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, a maior e melhor escola de coaching do Brasil e conquiste mais!

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E você, ser de luz, já desenvolveu ou tem desenvolvido quais dessas competências comportamentais? Em quais ainda precisa trabalhar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!