Voltar

Exemplo de Plano de Carreira de uma Empresa

Publicado em | 0 comentários

Alex Po/Shutterstock Planos de Carreira são uns dos maiores atrativos das empresas na hora de contratar e reter os talentos

Por mais que muitas gerações de profissionais sejam conhecidas por sua ousadia em mudar de emprego mais do que seus pais ou avós, esse é um modelo que não serve para todos. Digo isso porque não podemos ignorar o fato de que a estabilidade na carreira também é um dos principais desejos de qualquer trabalhador.

Por isso mesmo que empresas que oferecem planos de carreira são aquelas mais desejadas entre os profissionais. Esta visão de futuro, oferecida pela organização, permite a pessoa também pensar sua profissão, em longo prazo, projetar e visualizar seu crescimento, profissional e pessoal, ao longo dos anos.

Pensando nisso, neste artigo vamos conhecer um exemplo de plano de carreira de uma empresa e perceber como isso pode se tornar algo tangível quando também é pensado levando em conta as expectativas do colaborador.

 Modelos de Planos de Carreira de Grandes Empresas

Bayer – Seu plano de carreira é baseado no Programa de Desenvolvimento de Competências da Bayer, onde os profissionais de destaque, de cada departamento, são escolhidos para participar.  Este processo tem como objetivo identificar as qualidades, potenciais, diferenciais e competências dos colaboradores, de modo a direcioná-las para funções mais compatíveis com cada perfil.

Com base neste mapeamento, os funcionários recebem feedbacks quanto ao seu desempenho, suas possibilidades de crescimento e, caso sejam verificadas aptidões para outras áreas, que não a sua de origem, aos profissionais também podem ser sugeridas uma mudança de carreira. De modo geral, o programa da Bayer também identifica os gaps e, após este mapeamento, a empresa oferece treinamentos de desenvolvimento aos seus funcionários.

Após sua formação, o colaborador volta à sua rotina normal de trabalho, onde é observado e avaliado. Neste momento é visto se os seus aprendizados estão surgindo o efeito desejado e também se os seus pontos de melhoria foram eliminados. Caso haja evolução e uma oportunidade, o funcionário é promovido.

Volkswagen – O plano de carreira da multinacional alemã é fundamentado no Processo de Desenvolvimento Integrado; onde o colaborador começa sendo avaliado pelo seu histórico profissional, desempenho, perfil, comportamentos e resultados obtidos. Neste processo, que pode ser realizado em etapas, no Brasil e fora do país, os colaboradores escolhem o rumo de sua carreira, mas precisam passar por uma entrevista com o administrador geral da empresa.

Porém não é só isso, ao todo são avaliadas 11 competências essenciais para que o candidato esteja apto a participar do processo: foco no cliente; trabalho em equipe; liderança; comunicação; empreendedorismo; visão estratégica; bom relacionamento interpessoal; negociação; disponibilidade para mudar de cidade/país e domínio do inglês/alemão. Com base no resultado desta avaliação, o profissional pode seguir uma carreira vertical (assumir cargos de gestão) ou lateral (assumindo cargos distintos em seu próprio setor).

Interessante, não é mesmo? Se você deseja crescer em sua carreira, por meio destes exemplos, você pode perceber quais são os quesitos avaliados e quais competências, de maneira geral, são exigidas pelas empresas. Fique atento e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!