É importante ressaltar que o que você vai atrair para a sua vida não é o que você pensa conscientemente, mas as crenças ou pensamentos que estão no seu inconsciente. Você pode não saber quais crenças limitadoras ou pensamentos o bloqueiam especificamente, e, por isso, é sempre bom e saudável fazer uma limpeza de crenças de forma consciente, eliminando pensamentos inúteis ou que não deseja mais.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que a habilidade de sentir cognitivamente a sua mais profunda expressão e até mesmo a sua repetição lhe trará automaticidade deste pensamento, ou seja, ele se tornará parte de você, arraigado em uma estrutura subjetiva profunda, ou seja, automática e inconsciente.

Que tipo de crença você tem agora para poder parar o fluxo de crenças negativas e limitadoras e ainda limpar o caminho para o que você quer na sua vida?

O conceito de crenças limitantes

Crenças limitantes são ideias que nos são ensinadas, ou que nós mesmos desenvolvemos ao longo da vida, e que limitam os nossos potenciais de conquistas. As origens dessas crenças nem sempre são claras e, frequentemente, fazem parte dos nossos pensamentos desde a infância. Elas podem ser ensinadas pelos pais, pelos irmãos, pelos professores, pelos amigos, pela televisão, pela internet e pela sociedade de maneira geral.

“Eu não nasci para isso”, “eu sou feio”, “eu não sou inteligente”, “eu não tenho maturidade para isso”, “as pessoas nunca mudam”, “eu nasci pobre e vou morrer pobre”, “ninguém gosta de mim”, “pessoas ricas sempre são ruins” etc. são alguns exemplos de crenças limitantes.

Quanto mais alimentamos esses pensamentos e falas, mais essas mensagens ganham força no nosso cérebro, o que contribui para que sejamos cada vez mais limitados nas nossas atitudes. Por exemplo: quanto mais uma pessoa pensa que “não nasceu para investir”, mais ela terá medo de investir o seu dinheiro e, consequentemente, deixará de usufruir dos benefícios dessa ação.

Perguntas para ajudar a vencer crenças limitantes

PSC

As questões abaixo o ajudarão a descobrir as resistências que estão prontas para serem descartadas e transcendidas. Respire fundo e responda agora a primeira coisa que vier à sua mente e, em seguida, analise as suas respostas. É um “bate pronto” de respostas, sentindo e respondendo cognitiva e emocionalmente.

  • Algo que aprendi com nossa família sobre a abundância é:
  • A mensagem que recebi quando criança sobre relacionamentos foi:
  • Uma decisão que tomei, em relação ao dinheiro, foi:
  • Uma mensagem que eu recebi de meus pais sobre o dinheiro é:
  • Um pensamento que eu tinha no passado sobre merecer e ser feliz era:

E uma última dica: quando as declarações não estão trabalhando porque ainda há resistência para ser acreditado, então utilize a seguinte frase: “Eu estou disposto a…” É muito poderosa! Ela libera muita pressão. Por exemplo: “Agora eu tenho um relacionamento amoroso e sou amado!”.

Esta declaração pode limitar a saída de crenças mais profundas de alguém prestes a se sentir amado e possui lembranças de relacionamentos íntimos (“nunca funcionam”, “mas isso me machuca”, “mas minha mãe deixou”, “todos os meus amigos sofrem com o seu casamento” etc.) do passado que foram, por vezes, traumáticos.

Contudo, se dissermos: “Eu estou disposto a ter um relacionamento…”, sentiremos a resistência diminuir apenas dizendo. A forma como pensamos e como fazemos afirmações pode modificar e transformar positivamente a nossa mentalidade.

Sendo assim, reflita:

  • Eu estou disposto a me liberar desse medo do passado.
  • Eu estou disposto a alterar essa maneira de ver as coisas.
  • Eu estou disposto a libertar as resistências causando isso…!

É estar disposto a ser aberto! Devemos estar dispostos a receber. Assim, cognitiva e não cognitivamente, consciente e inconscientemente, vamos superar e transcender as nossas crenças limitantes. Permita-se!

4 passos para superar as crenças limitantes

Podemos simplificar o processo de superação das crenças limitantes por meio de 4 etapas, conforme você verá a seguir.

1. Identifique as crenças que bloqueiam o seu potencial

Em primeiro lugar, faça a si mesmo a seguinte pergunta: será que tudo aquilo que você pensa sobre si mesmo e sobre a vida faz bem a você? Há crenças que só servem para nos colocar “para baixo”, sem ânimo e sem motivação. Se você acredita que “nasceu pobre e vai morrer pobre”, isso só vai confirmar na sua mente a ideia de que você se considera incapaz de mudar a sua realidade, o que não é bem assim. Faça esse exame de consciência e avalie a qualidade dos seus pensamentos.

2. Apure as origens dessas crenças

Ao identificar esses pensamentos limitadores, faça a si mesmo mais uma pergunta: “de onde isso veio?”. Pode ser que a origem dessa crença tenha sido um ensinamento dos seus pais que, sem má intenção, acreditavam que era importante que você pensasse dessa maneira. No entanto, você não é mais criança e não deve viver a vida dos seus pais. Mesmo bem intencionadas, as crenças que nos são ensinadas podem ter efeitos negativos, e é importante compreender isso para ressignificá-las.

3. Passe essas crenças pelo crivo da razão

Comece a questionar se essas crenças de fato são reais e fazem sentido. Por exemplo: quem disse que você não pode enriquecer ao longo da vida? Não há exemplos de pessoas que nasceram pobres, mas que conseguiram prosperar? Por que você não pode ser uma dessas pessoas? Não há atitudes; como o trabalho, o estudo e o investimento; que possam levá-lo a uma condição de vida melhor? Por que você acredita que isso é impossível? Questione e traga mais racionalidade às crenças.

4. Substitua-as por pensamentos mais construtivos

Por fim, após reconhecer as crenças limitantes, apurar as suas causas e verificar que elas de fato não fazem sentido, substitua-as por pensamentos mais construtivos. Por exemplo: substitua a ideia “eu nasci pobre e vou morrer pobre” pela ideia “eu nasci em condições limitadas, mas posso estudar e trabalhar no sentido de melhorar a minha qualidade de vida”. Isso não significa perder a noção da realidade, mas sim compreender que as dificuldades da vida não são eternas e podem ser resolvidas.

E você, ser de luz, o que tem feito para superar as suas crenças limitantes? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!