ra2studio/Shutterstock Para construir uma rede de contatos eficiente é preciso causar uma boa impressão nas pessoas com quem você quer se relacionar e ter resultados consistentes

Neste artigo irei direto ao ponto e mostrarei várias dicas para desenvolver da melhor forma possível o nosso networking. Para isso, alguns passos são de extrema importância, como, por exemplo, perceber que para que possamos ser indivíduos completos e realizados precisamos ter interações diárias com outras pessoas.

O início do processo de desenvolvimento de um networking eficiente se dá a partir do momento que nos permitimos conhecer outras pessoas e nos deixamos conhecer. Quando digo conhecer, estou me referindo ao fato de que devemos verdadeiramente nos interessar pelo universo e pela história que permeia aquele que desejamos incluir na nossa lista de contatos.

Essa habilidade é importante ser desenvolvida tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Concordo que para alguns não é fácil fazer networking, principalmente aqueles que são muito tímidos, pois para estes não se trata de uma situação muito confortável.

A Importância do Networking

No entanto, hoje, é imprescindível compreendermos que são as nossas relações interpessoais que nos auxiliam em nosso crescimento profissional, que fazem com que nos movamos, com que cheguemos de um ponto a outro, de nosso estado atual ao nosso estado desejado. Levando isso em consideração, vemos que se trata de uma habilidade que deve ser desenvolvida por nós e mais ninguém.

Como eu disse antes, o desenvolvimento de nossas redes de contatos, tem a ver com a satisfação de nossos interesses e, em contrapartida, ajudarmos os outros a satisfazerem seus próprios interesses. Dois elementos que são essenciais para isso e, para possamos estabelecer relações sólidas e, em qualquer ambiente, principalmente aqueles mais formais, demonstrar a confiança que transmitimos em nossas atitudes.

Como Construir sua Rede de Contatos

Saber como causar uma ótima impressão, ao conhecer outras pessoas é fundamental, pois isto faz com que elas comecem a formar um conceito positivo sobre nós. Consequentemente, isso também permite que elas queiram nos conhecer melhor e se interessem pelo que fazemos, temos a dizer.

PSC

Por isso, quando você estiver em alguma reunião, almoço e qualquer tipo de evento profissional, onde haja a mínima possibilidade de aumentar a sua rede de contatos, seja prestativo e, principalmente interessado. Cuide de sua aparência e fique atento ao seu comportamento, para que este transmita segurança, confiança e seja coerente com os valores que você passa como sendo importantes para você.

A construção de uma boa imagem coloca você no caminho para o sucesso profissional. É assim que você vai conseguir juntar ao seu redor as pessoas mais certas, criar um ciclo de amigos e contatos, que o levarão ao alcance de seus objetivos e vice-versa.

Aqui, eu enfatizo que o mais importante não é a quantidade de pessoas que você vai conseguir colocar na sua lista de contatos.  Por isso, foque na qualidade das relações que você vai estabelecer, bem como nas pessoas com as quais você vai se relacionar e se aproximar. Para isso é preciso que você saiba claramente o que deseja para seu futuro e quem pode ajudá-lo a chegar lá.

Curta, comente e compartilhe este insight em suas redes sociais!