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Estratégias de RH em momentos de crise

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Pressmaster/Shutterstock As estratégias de RH são essenciais para que as empresas superem seus momentos de crise

De fato, nosso país atualmente passa por mais uma enorme crise econômica. Com isso, todos os setores empresariais também são afetados e passam a enfrentar dificuldades quanto à manutenção de seu capital humano.

Isso se justifica pela queda no consumo e o aumento dos tributos e do custo Brasil. Com isso, as empresas estão tendo que repensar seus modelos de gestão e passam por uma reestruturação que atinge diretamente o trabalhador.

Como consequência deste momento, o número de demissões aumentou consideravelmente, em 2015, o que inflacionou também a quantidade de desempregados em nosso país. Neste sentido, as estratégias de RH se tornam ainda mais importantes, uma vez que são elas que ajudarão as empresas a não perderem seus melhores profissionais e seu espaço no mercado de atuação.

O Papel do RH em Tempos de Crise

Com as constantes notícias de que muitas empresas estão fechando suas portas ou demitindo seus funcionários, é normal que os colaboradores fiquem apreensivos quanto ao seu futuro profissional. Para evitar desmotivação e perda de produtividade, o departamento de Recursos Humanos deve traçar estratégias efetivas para evitar problemas desta natureza.

Para evitar isso, é seu papel entender a real situação da empresa e buscar as melhores formas de adequá-la a este momento. Outro fator importante é buscar compreender as dúvidas e medos dos colaboradores, e explicar de forma clara e aberta, qual contexto e os reais objetivos da organização.

Isso permite um melhor alinhamento de ambos e que trabalhem juntos pela manutenção do negócio. Essa atitude também demonstra respeito pelos profissionais e o compromisso da empresa com eles, o que é essencial.

Coaching como aliado das Estratégias de RH

Para lidar com a crise, o RH pode dispor de várias estratégias. Investir em programas de capacitação, a exemplo daqueles que utilizam o Coaching, como metodologia é uma excelente alternativa, pois este processo pode desenvolver colaboradores e líderes, de forma rápida, efetiva e sistêmica.

Além disso, todas as pessoas próximas ao profissional, que fez um treinamento de Coaching, são beneficiadas por esta cultura inovadora de aceleração de resultados. Neste sentido, benefícios como: aumento da automotivação, engajamento e produtividade, melhoria na comunicação e nos relacionamentos interpessoais são alcançados.

E mais: o desenvolvimento de habilidades técnicas, emocionais e comportamentais também é um dos resultados percebidos, durante e após a realização de cursos de Coaching. O que está esperando, então? Invista em Coaching a ajude sua empresa a sair da crise!

E sua empresa, o que ela está fazendo para contornar a crise? Comente abaixo!

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