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Estratégia de Marketing de Massa – O que é e como funciona?

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Marketing de Massa

ProStockStudio/Shutterstock O Marketing de Massa quer atingir todos os tipos de público de uma vez só!

Num momento em que se fala cada vez mais na importância da segmentação de mercado, o Marketing de Massa vai totalmente a contramão, pois consiste na distribuição de produtos de forma ostensiva e sem nenhum direcionamento específico de público. Aqui, ao invés de tenta atingir um nicho apenas, a intenção é abranger o maior número possível de consumidores e atrair todos os tipos de clientes.

No Marketing de Massa o objetivo é incluir todo mundo e estar ao mesmo tempo em todos os lugares. Para isso, a estratégia é vender mais produtos de menor valor e, com isso, ter lucro com o volume de vendas. Na prática, isso quer dizer que quanto mais você vender, mais você vai ganhar também. Esta é uma abordagem usada por muitas empresas para ter retorno rápido, mas sem ter que fazer investimentos altos em divulgação para determinado público apenas.

O Marketing de Massa da Coca – Cola

Marketing de Massa

Fotoatelie/Shutterstock A Coca-Cola é um exemplo de marketing de massa que deu certo!

Neste sentido, se podemos imaginar um produto que representa bem este modelo de vendas é a Coca-cola, o refrigerante mais popular do mundo. Por muitos anos a empresa vendeu sua bebida apenas num tamanho só. Hoje, já vemos desde produtos de menos de 300 ml a garrafas de quase quatro litros. Como sabemos bem, esta estratégia deu muito certo e, hoje, a marca é uma das mais conhecidas e consumidas do planeta.

Desvantagens do Marketing de Massa

Cada dia que passa os consumidores estão ficando mais exigentes, querem ser ouvidos, encantados e ter suas necessidades específicas e individuais plenamente atendidas. Isso quer dizer que nem sempre o produto que oferece a todos, serve para todos eles. Aliás, na maioria dos casos não atende mesmo, afinal, tanto eu como você, por exemplo, temos gostos diferentes, portanto, como clientes, nossos objetos e desejos de compra são diferentes também.

Este é um dos pontos que torna o Marketing de Massa uma estratégia arriscada, difícil de aplicar e que progressivamente está perdendo espaço nas empresas. Hoje a ideia é estudar, fazer pesquisa de mercado, conhecer muito bem o consumidor, saber onde ele está; entender o que ele quer e não quer; e desenvolver uma comunicação/divulgação assertiva que possa realmente atingi-lo em cheio.

É para você?

Se você tem um negócio ou pensa em abrir uma empresa, antes de lançar seu produto pense muito bem na estratégia de distribuição e divulgação dos seus artigos. Além de uma boa gestão e planejamento, o sucesso de um empreendimento está diretamente ligado à receptividade do público ao que você vende.

Pense, então, se vale a pena investir no Marketing de Massa, tentar vender para todo mundo ou se o melhor caminho é mesmo definir nichos e mercados específicos e trabalhar focado apenas neles. Reflita e boas vendas!

 

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