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Veja se o seu Estilo de Vida não Prejudica a sua Saúde

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Estilo de Vida

Brickrena/Shuttersytock Cultivar hábitos saudáveis, fazer exercícios ao ar livre ajuda a relaxar e a cuidar do corpo e da mente

Fumar, beber além da conta, não praticar exercícios físicos e alimentar-se mal: estes são comportamentos que denotam um estilo de vida prejudicial à saúde de qualquer pessoa. Para evitar maiores danos neste sentido é essencial reavaliar estas atitudes e passar a cuidar melhor de seu bem-estar físico e emocional também.

Cada pessoa tem sua própria forma de viver. Algumas são mais comprometidas com sua qualidade de vida e para isso investem seu tempo e dinheiro na manutenção de sua saúde. Para isso praticam esportes, são ativas, cuidam do corpo e da mente, fazem checapes médicos de rotina, investem numa alimentação saudável e também em hábitos mais positivos.

Na contramão há outro grupo formado por pessoas que não se exercitam; que fumam ou bebem demais; não cuidam da sua alimentação e muito menos da saúde. Esta negligência com seu bem-estar é um dos fatores que levam ao sedentarismo, problemas como obesidade, enfermidades cardíacas entre outras doenças que acometem cada vez mais adultos e crianças, em decorrência da falta de atenção a seu estilo de vida.

Veja como Ter um Estilo de Vida Mais Saudável e Positivo

Estilo de vida

Pathdoc/Shutterstock Praticar exercícios faz bem e aumenta nossa autoestima e satisfação com a vida

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que atualmente é de 75 anos, em média, vive mais e melhor quem cuida de sua saúde e tem um estilo de vida que favoreça sua vitalidade. Por isso é importante que, desde já, você esteja atento aos seus comportamentos e procure mudar as atitudes nocivas que podem limitar sua qualidade de vida em longo prazo.

Para isso, o primeiro passo é fazer um check-up completo e verificar junto ao seu médico como está sua saúde. Ainda que esteja tudo bem, aproveite esta motivação para mudança e comece a fazer exercícios físicos. Escolha uma atividade que você goste: natação, ciclismo, artes marciais, esportes coletivos ou caminhada, por exemplo. O importante é “tirar a bunda da cadeira” e se mover.

Outro ponto – chave para aumentar sua satisfação pessoal e fazer a manutenção de sua saúde é cuidar bem da alimentação. Inclua mais legumes, frutas e verduras em seus cardápios diários e, diminua a ingestão de açúcar e sal, tente excluir, ainda que aos poucos, alimentos fritos, enlatados, embutidos, cheios de conservantes e com altas taxas de gorduras ruins. Seu coração e as suas medidas agradecem.

Além disso, é importante também ter equilíbrio pessoal e profissional e reservar seu tempo para cuidar melhor de si mesmo, relaxar, descansar a mente, estar com as pessoas que você ama ou simplesmente não fazer nada. Um pouco de ócio, nestes tempos tão corridos, também faz bem para a saúde mental, física e espiritual.

Cuidar de suas relações interpessoais, afetivas e familiares também fortalece seu bem-estar e ajuda a manter um estilo de vida positivo. Quando estamos bem, saudáveis, felizes e centrados, isso se reflete em nossas ações e melhora a qualidade do nosso relacionamento com o mundo, com as pessoas à nossa volta.

Isso também inclui cultivar a paz de espírito e praticar a sua espiritualidade também. Portanto, cuide-se bem, preserve a saúde do seu corpo e da sua mente, pratique exercícios com regularidade, alimente-se de forma saudável e procure cultivar relações, emoções e pensamentos sempre positivos.

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