estabilidade-emprego

Estabilidade no Emprego – É Bom ou Ruim?

Por: José Roberto Marques | Blog | 09 de janeiro de 2018

Ter estabilidade no emprego é o desejo da grande maioria dos profissionais. Quando há segurança, uma pessoa pode permanecer anos trabalhando em uma mesma empresa, podendo, caso queira, até mesmo, chegar a se aposentar sendo funcionário dela. Contudo, o que costuma ser visto de forma positiva por muitos, tem, também, o lado que pode não ser tão bom assim. Neste artigo mostrarei as perspectivas positivas e negativas em relação à estabilidade no emprego.

Pontos Positivos da Estabilidade no Emprego

Ter a oportunidade de trabalhar na mesma empresa durante vários anos, acompanhando todas as suas fases de desenvolvimento, pode ser bastante positivo e enriquecedor. Conheça as principais vantagens de viver essa experiência.

Segurança Para Se Desenvolver

Um profissional que se sente inseguro e com um medo constante de ser demitido dificilmente conseguirá se desenvolver de forma satisfatória. O medo é capaz de minar a criatividade dos profissionais, levando-os a fazer sempre as mesmas coisas e dos mesmos jeitos, impossibilitando o desenvolvimento de ideias inovadoras e que possam trazer benefícios para a organização e, também, para sua carreira.

Com isso, pode-se considerar que a primeira vantagem de ter estabilidade é se sentir seguro para crescer e se aperfeiçoar cada vez mais. Um ambiente estável é aquele em que os erros são vistos como oportunidades de desenvolvimento. Então, não há aquela ideia de punição, mas sim de aprendizado e crescimento.

Oportunidade de Se Tornar um Especialista

Quanto mais tempo se dedicar a um tipo de atividade, mais especialista poderá se tornar em relação a ela. Contudo, é fundamental que se empenhe para realmente ampliar e intensificar os seus conhecimentos e, também, que seja uma área pela qual tenha interesse em se especializar.

Se houver a possibilidade, ter a experiência de conhecer diferentes setores da organização irá te dar uma visão ainda mais ampla sobre o negócio. Assim, poderá se tornar não apenas um especialista em uma única função, mas sim em todo o segmento do qual a companhia em que trabalha faz parte.

Crescimento Profissional

Quando a empresa em questão oferece a possibilidade de ascensão na carreira, a estabilidade se torna uma ótima oportunidade de crescimento. Se for um bom profissional, são grandes as chances de a organização se esforçar para mantê-lo em seu quadro de funcionários e, com isso, poderá conquistar cargos cada vez mais elevados.

A possibilidade de assumir posições maiores, com mais responsabilidades e salários mais altos, além de ser bom para a carreira, é excelente no que se refere à motivação. Ter um motivo para se tornar um profissional cada vez melhor e mais preparado, irá se tornar um dos propósitos de sua vida, dando a ela um novo e empolgante sentido no que tange sua carreira e satisfação pessoal em exercer a sua profissão e fazer o que faz.

Pontos Negativos da Estabilidade no Emprego

Dependendo da postura adotada pelo profissional, a estabilidade pode não ser tão positiva assim. Veja quais são os pontos considerados ruins de trabalhar durante muitos anos em uma mesma empresa e evite-os.

Acostumar-se Com a Zona de Conforto

A estabilidade no trabalho é capaz de levar muitos profissionais a se acomodarem e deixarem de buscar oportunidades de crescimento. Permanecer muitos anos no mesmo cargo, com o mesmo salário e realizando as mesmas atividades, faz com que o indivíduo perca a vontade de se aperfeiçoar e encarar novos desafios.

Caso tenha se identificado com isso, verifique se a empresa realmente não oferece opções de crescimento ou se foi você que se acomodou. Então, repense a sua carreira, talvez seja importante buscar opções de desenvolver suas habilidades, como novos cursos e especializações, ou mesmo buscar outras oportunidades em outras companhias.

Ficar Para Trás

O mercado está em constante evolução e os profissionais que não buscam o aperfeiçoamento correm sérios riscos de ficarem para trás. Nesse sentido, caso se acomode, poderá perder espaço para alguém que tenha mais conhecimento e experiência do que você. Afinal, é importante considerar as transformações que são promovidas pela tecnologia a cada dia e acompanhá-las para não se tornar obsoleto.

Evite que a estabilidade te acomode e adote o mindset do aprimoramento constante. Além de essa atitude te ajudar a buscar ser um profissional cada vez melhor e mais preparado para a organização em que trabalha, estará pronto para encarar novos desafios caso algo inesperado aconteça ou sinta vontade de procurar novas oportunidades e desafios.

Dificuldades de Adaptação em Outras Empresas

Se, por um lado, trabalhar durante anos em uma mesma empresa oferece a oportunidade para que se torne um especialista em sua área, por outro pode te transformá-lo no chamado profissional de um emprego só. Ter apenas uma experiência no currículo pode levá-lo a ter grandes dificuldades de se adaptar à cultura de outras organizações.

A flexibilidade é uma característica bastante requisitada no mercado de uma forma geral. Então, ter tido a oportunidade de trabalhar em mais de uma empresa irá te ajudar a ser um profissional mais flexível, que consegue se adaptar a diferentes tipos de ambientes sem grandes problemas.

Falta de Ânimo

Ninguém é obrigado a ter o sonho de se tornar CEO da empresa em que trabalha. Contudo, é muito importante ter metas pessoais a serem cumpridas, pois são elas que irão te estimular a se aperfeiçoar e dar motivação para que levante da cama todos os dias para trabalhar e mesmo com o passar dos anos ainda sinta-se animado com sua profissão. Um profissional que não possui objetivos claros tem grandes chances de se frustrar e perder aquele brilho nos olhos que é tão importante para viver de forma plena e feliz uma carreira.

Defina metas para a sua profissão e verifique se a empresa em que trabalha tem condições de lhe oferecer oportunidades para alcançá-las. Se a resposta for negativa, pense na possibilidade de buscar novas oportunidades. Entretanto, é muito importante ter cautela para realizar a transição de emprego de forma segura e sem comprometer as suas finanças. Para isso, fazer um bom planejamento e ter uma reserva financeira é fundamental.

Como você pode ver, ter um emprego estável pode ser positivo ou negativo, e isso irá depender, principalmente, da postura que adotar em relação à sua carreira. Se tiver metas bem traçadas e utilizá-las como guia para tomar boas decisões, poderá aproveitar a oportunidade de trabalhar anos em uma mesma empresa para se tornar um profissional cada vez mais preparado e pronto para se superar sempre.

Avalie como gostaria que fosse sua vida profissional: se gosta de seu emprego atual, da estabilidade que ele oferece ou deseja viver experiências novas numa outra empresa e desafiar-se. Ter estas respostas de ajudará a trilhar seu caminho e a buscar a autorrealização que deseja por meio do seu trabalho seja ele num emprego estável ou por meio de um ciclo positivo de mudanças. Boa sorte!

Copyright: 582569920 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes