As equipes de vendas são a linha de frente de uma empresa. Elas representam não apenas os produtos e serviços que ali são comercializados, mas principalmente as soluções que todos esses itens oferecem aos desejos e necessidades identificados na sociedade.

Pensando nisso, é importante que as empresas montem equipes de vendas levando em consideração o próprio perfil do cliente a ser impactado. É dessa conexão e dessa sinergia entre o lado de cá e o lado de lá que nascem as transações bem-sucedidas e os lucros que as empresas tanto procuram.

Neste artigo, você vai compreender melhor a importância de escolher equipes de vendas, sempre levando em consideração o perfil do consumidor-alvo. Vai conferir também algumas dicas para que isso seja possível. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o tema!

1. Conheça o perfil dos seus consumidores e dos seus vendedores

Antes de qualquer coisa, para ter uma precisão na segmentação de vendedores e clientes, é preciso traçar o perfil de ambos os grupos. Primeiramente, é necessário traçar o perfil do seu potencial consumidor, conhecer a sua fatia no mercado e entender qual é a melhor maneira de crescer.

Feito isso, você poderá recrutar vendedores com perfis de acordo com os resultados desejados. Isso inclui a abordagem tanto dos seus atuais clientes como daqueles em potencial.

2. Conheça o mercado em que a sua empresa está inserida

Outro ponto necessário é que a empresa defina quem será o seu público-alvo, quais os perfis de clientes que deseja atender, situar-se em qual tipo de mercado ela está inserida, identificar os seus concorrentes e, então, começar a buscar vendedores com o perfil adequado.

O processo deve ser feito nessa ordem, pois nem sempre o perfil de vendedores de uma organização é o mesmo dos perfis dos seus clientes, e essa discrepância, prejudica o alcance efetivo dos resultados. Por isso, com posse dessas informações pare por um minuto e faça a seguinte análise: a sua equipe de vendas é adequada a fazer atendimentos, de acordo com o perfil de seus clientes?

3. Verifique os canais de comunicação mais indicados para as vendas

Outro aspecto que a empresa precisa definir com clareza são os canais de vendas que serão utilizados. Haverá vendas porta a porta? Lojas físicas? Atendimento telefônico? Comércio por e-mails e redes sociais? Chats no website? Compreendendo bem o perfil de consumidor a ser impactado, a organização será capaz de definir os canais mais estratégicos para o seu caso.

Além disso, essa decisão também ajudará na seleção dos vendedores. É fundamental que a equipe escolhida tenha familiaridade com o canal de comunicação estabelecido. Por isso, você pode separar as equipes do departamento comercial de acordo com o seu nível de experiência nos canais de vendas que a empresa disponibiliza.

4. Planeje o crescimento futuro da sua organização

É importante também entender quem comprará de você, no futuro. Por isso, é preciso traçar o perfil do seu mercado. Isso, você consegue de duas formas: uma pelo exemplo da Apple, que traçou a persona de sua empresa (ávida por inovação) e atraiu clientes similares. A outra forma é conhecendo a personalidade do seu mercado e se adaptando a ele.

PSC

Tenha em mente que nenhuma das 2 hipóteses é simples, mas, em todo caso, será necessário ter muita atenção, pois qualquer deslize pode vir a colocar os seus planos em risco. Veja alguns itens que podem lhe ajudar a definir a personalidade do seu mercado:

  • Nível de conhecimento de clientes;
  • Informações socioeconômicas;
  • Preferências;
  • Marcas de maior afinidade;
  • Comportamento perante a comunicação da marca;
  • Interação com o produto;
  • O que o consumidor espera das empresas do seu segmento;
  • O que pensa sobre o produto/serviço;
  • O que valoriza no mercado;
  • Razões que o levam a comprar (desejos e necessidades).

Conclusão

Aqui, você viu apenas alguns fatores aos quais você precisa ficar atento no momento de conhecer o tipo de personalidade de cada cliente ou potencial cliente de sua organização.

O estudo a ser feito precisa traçar todos os tipos de informações sobre a forma com que o público é motivado, por que ele compra, o perfil das suas motivações de compra (se na hora de comprar ele é mais racional, emocional ou equilibrado), se compra para ele ou para terceiros, entre outros pontos importantes.

Com certeza, você vai precisar de ajuda para conseguir traçar o perfil exato das pessoas que farão negócios com você. Todavia, tenha a certeza de que esse é um estudo que vai ajudar você e sua empresa a encontrarem não só os melhores consumidores, mas também os vendedores mais habilitados e preparados para cada tipo de cliente.

A sua empresa estará pronta para buscar vendedores dentro desse perfil para representá-la quando tiver o panorama do perfil, estilo, tipo, motivações e comportamento de cada consumidor.

Não importa se sua organização vende diretamente para o consumidor ou se comercializa para outras empresas, é fundamental conhecer o perfil de quem estará do outro lado para a sua maior efetividade comercial. Lembre-se disso e contrate com eficácia!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!