Escala

Egudinka/Shutterstock A Escala ajuda a dar um valor ao grau de satisfação da pessoa em sua vida pessoal e profissional e a direcionar suas ações

A Escala é uma das diversas ferramentas disponíveis no processo de Coaching, e que pode facilitar a realização de um feedback construtivo. Além de levar o profissional à reflexão, ela também gera ação.

O método de escala pode ser utilizado de diversas maneiras, especialmente em forma de perguntas como: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você acredita que deu o seu melhor para a realização desta tarefa?”. Ou então: “De 0 a 10, quanto você crê que é possível melhorar sua performance profis­sional?”; “Como podemos fazer isso?”.

Em resumo, as escalas são uma tentativa de mensu­rar o imensurável. Isto é, fazer com que o participante do feedback tente atribuir uma escala de valores às questões que estão sendo discutidas. Tal exercício nos ajuda a dar a devida importância para determinados aspectos em detrimento de outros, e permite também que um roteiro de prioridades seja esboçado, mesmo que mentalmente, criando condições para que sejam estabelecidas as metas e as prioridades individuais e coletivas.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

O Poder da Ferramenta de Coaching Escala

No fim das contas o feedback tem mesmo uma função de recolocar os pingos nos is. Ou seja, redimen­sionar o tamanho e a importância das coisas em um ambiente partilhado por diferentes pessoas. Ao estimu­larmos o uso das escalas, expediente típico do Coaching, estamos proporcionando maneiras de dosar os possíveis erros e de calibrar nossos passos para que os acertos sejam ainda mais apurados.

Exemplos de Perguntas Poderosas de Escala

  1. De 0 a 10, o quanto você está empenhado(a) a vi­venciar o processo de Coaching?
  2. De 0 a 10, que nota você atribui à sua capacidade de foco e atenção?
  3. De 0 a 10, o quanto você está feliz com a vida que você tem hoje? Por quê?
  4. De 0 a 10, o quanto seu propósito de vida está alinhado com suas ações atuais?
  5. De 0 a 10, o quanto você acredita em suas capacidades e habilidades pessoais e profissionais?
  6. De 0 a 10, como você avalia o seu desempenho profissional e liderança?
  7. De 0 a 10, o quanto verdadeiramente você está comprometido com seu processo de Coaching?
  8. De 0 a 10, qual o seu grau de satisfação com sua vida familiar?
  9. De 0 a 10, qual é a sua escala de satisfação com seu relacionamento afetivo/amoroso?
  10. De 0 a 10, o quanto você tem priorizado a sua felicidade?
  11. De 0 a 10, o quanto você tem dado atenção à sua saúde física, mental e espiritual?
  12. De 0 a 10, o quanto verdadeiramente você reconhece seus pontos de melhoria e pontos fortes?

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

PSC

Estes são alguns exemplos de perguntas de Escala e como elas podem ser aplicadas tanto para levar o coachee à reflexão dentro de seu processo de Coaching formal, como também no Coaching informal para você vivenciar um processo de autoconhecimento pessoal e profissional em todos os sentidos.

Experimente então se fazer estas perguntas simples, porém, extremamente poderosas. Você vai obter muitas respostas que até então estavam à sua disposição, mas não haviam sido acessadas. Permita-se!

E se você quer conhecer estas e outras ferramentas de Coaching e tornar-se um coach profissional também, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e aprenda tudo sobre a mais completa metodologia de desenvolvimento humano do mundo.