Voltar

Ergonomia no trabalho

Publicado em | 0 comentários

Chatchai Kritsetsakul/ Shutterstock A Ergonomia previne lesões, doenças e acidentes graves provenientes do ambiente de trabalho

Você já parou para avaliar como é sua postura física no trabalho? O modo como você se senta? E o jeito como se porta em sua mesa e na frente do computador? Pois bem, saiba que um bom desempenho profissional vai além e também depende do modo como fazemos a ergonomia na empresa.

A ergonomia, por sua vez, estuda o relacionamento do homem com seu ambiente de trabalho, no intuito de prevenir e evitar que, problemas ligados à aplicação errônea dos sistemas de proteção individual e coletiva, prejudiquem sua saúde e, consequentemente, os resultados.

A ginástica laboral é um dos exemplos de ergonomia mais adotados pelas organizações atualmente. Por meio dela, todos os dias, por alguns minutos, os colaboradores são convidados a fazer alongamentos, instruídos sobre como melhorar a postura e, podem exercer suas atividades, sem correr riscos de acidentes.

Este trabalho pode ser realizado por profissionais de Educação Física, terapeutas ocupacionais ou mesmo por técnicos em Segurança do Trabalho. O objetivo da ergonomia laboral é corrigir maus hábitos e oferecer aos funcionários orientações de segurança, de acordo com suas funções, para que assim, possam realizar suas tarefas adequadamente.

Consequências da Falta de Ergonomia no Trabalho

Problemas graves de saúde em decorrência de ruídos, luminosidade excessiva, má postura física, lesões pela repetição de movimentos e enfermidades, provenientes do uso inadequado dos equipamentos de proteção individual: são alguns dos principais problemas das organizações que não incluem a ergonomia em seu ambiente de trabalho.

Além de assumir o risco de acidentes, os prejuízos são tanto físicos (para os colaboradores), como financeiros (para a empresa e o governo), pois alguns tipos de lesões causam afastamento e, muitas vezes, a aposentadoria precoce dos profissionais.  Para evitar que isso aconteça, a ergonomia se apresenta como uma forma efetiva de orientar e cuidar dos colaboradores e, especialmente, de garantir que executem seu trabalho de maneira correta.

Dicas para Evitar Acidentes de Trabalho

  • Use sempre equipamentos de segurança individual e proteja-se;
  • Respeite as normas de segurança e espalhe estas entre os colegas;
  • Fique atento a sua postura na cadeira, mesa e frente ao computador: se sentir dores na coluna, pescoço e braços, fique atento a estes alertas e procure orientação médica;
  • Se você trabalha numa área perigosa, exposto ao fogo, peso ou objetos cortantes ou perfurantes; use os equipamentos adequados e fique ainda mais atento ao modo de realizar o trabalho;
  • Caso seu trabalho exija muito esforço físico, esteja atento ao modo de fazer suas funções, respeite seus limites. O exagero pode causar danos irreversíveis a sua coluna.

O que está esperando então? Inclua estas poderosas dicas de ergonomia em seu trabalho e tenha maior segurança e conforto na realização de suas tarefas.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!