entrevista por competência

Production Perig/Shutterstock O Coaching ajuda os profissionais a desenvolver suas competências e a sair-se bem nas entrevistas de emprego

A entrevista por competência é um método de avaliação dos candidatos que vem sendo cada vez mais adotado pelas organizações em seus processos seletivos. Embora não seja uma prática nova, este modelo possuiu alguns diferenciais que ajudam a identificar de forma mais assertiva, se o entrevistado realmente possuiu as habilidades e experiências que a empresa busca.

É importante salientar que a entrevista por competência é um dos momentos mais decisivos do processo de contratação de novos funcionários e vai além da avaliação do currículo. Ela geralmente é feita pelo gestor direto, ou seja, pelo futuro líder da pessoa. Por isso, o candidato deve estar muito bem preparado para responder a todos os seus questionamentos e sair-se bem.

Benefícios do Coaching na Entrevista por Competência

Preparação é tudo, pois nunca sabemos quando as oportunidades vão surgir. Neste sentido, já imaginou ser convidado para uma entrevista de emprego, na empresa dos seus sonhos, e não estar preparado? O Coaching de Carreira atua exatamente no sentido de apoiar o profissional no desenvolvimento de habilidades e competências que impulsionem suas chances de ser bem-sucedido.

Para isso, o processo trabalha os aspectos técnicos, comportamentais e emocionais que podem tanto potencializar como também limitar os resultados do coachee (cliente). O método dispõe de ferramentas e técnicas que ajudam a desenvolver as habilidades do profissional, maximizar suas ações, seu desempenho e também que ajudam a eliminar crenças e comportamentos negativos que podem boicotar o seu sucesso.

Na entrevista por competência, este aprimoramento trazido pelo Coaching se demonstra num profissional com uma postura mais assertiva, objetiva e autoconfiante. Isso se reflete numa pessoa que reconhece suas qualidades, diferenciais, sabe o que quer para sua vida profissional, quais foram os principais desafios na carreira e, especialmente, como expor claramente suas vitórias aos seus entrevistados.

Este preparo é determinante em sua contratação, pois o contratante espera que estes conhecimentos e experiências dos candidatos estejam alinhados aos seus objetivos, e precisa perceber por meio da fala do candidato, o seu potencial. Assim, podemos dizer que o Coaching é tão diferenciado porque trabalha objetivamente, focando exatamente nas metas, alvos e sonhos que o profissional deseja conquistar.

PSC

Por isso mesmo, numa entrevista por competência, candidato preparado com este método tem ainda mais chances de ser bem-sucedido. Digo isso porque a metodologia trabalha focando nos pontos onde o coachee precisa melhorar e em cima daqueles que pode potencializar. Ou seja, fortalecendo o que é bom e eliminado o que é ruim.

Se, por exemplo, a pessoa é muito capacitada e experiente, mas tem bastante dificuldade de expressar suas qualidades e falar de si mesma em entrevistas, o processo de Coaching vai trabalhar no desenvolvimento de sua comunicação, autoestima, autoconfiança, para que assim, possa eliminar os focos desta limitação, desenvolver sua expressividade e sair-se bem em seu processo de seleção.

Então, se você também busca desenvolver-se profissionalmente, conquistar mais em sua carreira e aumentar suas chances de ter o emprego dos seus sonhos, invista em sua preparação. Para isso, conheça o Coaching de Carreira, a metodologia ideal para impulsionar os seus resultados profissionais.

E se além de impulsionar o seu sucesso, você também deseja ajudar outros profissionais a maximizar suas chances de crescimento e seu desempenho em entrevistas por competência, invista na carreira de coach. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenta todos os recursos para ser o melhor profissional que você pode ser.