Se você está à procura de um novo emprego, prepare-se também para a entrevista comportamental. Este é um método de avaliação que vem ganhando cada vez mais espaço e que consiste na avaliação dos comportamentos dos candidatos em situações especificas e cotidianas de uma empresa. A ideia é avaliar se atitudes tidas no passado correm o risco de serem repetidas no novo trabalho e identificar se aquele profissional está apto a atender os desafios atuais da organização.

De modo geral, muitos entrevistados podem dizer que esta avaliação dos seus comportamentos não seja bem uma novidade no universo do recrutamento, entretanto, e realmente não é, já que este modelo não se resume a conhecer o perfil comportamental do candidato apenas. O objetivo é também observar e avaliar como é sua forma de se relacionar com seu ambiente de trabalho, qual a visão de si mesmo e jeito de lidar com os desafios que surgem todos os dias.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Dicas de Como se Preparar para Entrevista Comportamental

A entrevista comportamental não vem de hoje. Estima-se que exista desde a década de 70, quando os psicólogos da indústria introduziram o método em seus processos de seleção para tornar as contratações melhores e mais assertivas. Entre os pontos avaliados estão – qualidade do relacionamento e comunicação interpessoal; capacidade de trabalhar em equipe; adaptabilidade às mudanças, habilidade de liderança e resiliência em relação aos desafios.

Entretanto, isso é apenas parte do processo. O que os selecionadores também sempre perguntam durantes estas entrevistas de emprego segue um alinha que busca entender também qual o nível de autoconhecimento de cada pessoa. Por isso mesmo é comum que os profissionais sejam indagados com perguntas como – Cite três qualidades e três defeitos seus? Fale um pouco sobre você; Por que a empresa deve te contratar? De quais formas você pretende agregar à organização?… É importantes estar preparado para responder estes questionamentos.

Vamos ver então dicas de como sair-se bem na entrevista comportamental e de como você pode entregar aos recrutadores o que eles buscam:

Prepare-se!

PSC

Saber responder as indagações que citei acima é muito importante, pois atualmente eles são de praxe em qualquer entrevista de trabalho, pois além dos componentes técnicos, os selecionadores querem conhecer as características comportamentais que se destacam mais ou menos em cada candidato a colaborador. Por isso, reflita sobre quais são suas maiores qualidades e maiores pontos de melhoria; busque ter argumentos sólidos para justificar o seu desejo de estar naquela empresa e mostre a sua verdade.

Para muitos pode ser desafiador falar dos próprios “defeitos” para um estranho que pode lhe dar um emprego, entretanto, basta pensar naqueles pontos que precisa melhorar e, ao apresentá-los, sempre reforçar que você está fazendo na prática para reduzir ou eliminar este ponto. Exemplo: eu sou um pouco ansioso, mas já estou investindo em meditação matinal para controlar isso e tem dado certo. É sempre importante falar das providências que está tomando para evoluir, pois isso mostra autocrítica e vontade de crescer acima de tudo.

Invista em seu Autodesenvolvimento

Com certeza você, de forma direta ou indireta, já recebeu feedbacks de melhoria dos seus ex-chefes ou colegas de trabalho em relação a determinados comportamentos que precisava melhorar. Pois bem, busque relembrar quais são eles e comece hoje mesmo a rever sua forma de pensar e agir, uma vez que um dos pontos da entrevista de emprego comportamental é checar a possibilidade de o candidato voltar a repetir erros passados.

Se você trabalha para evitar cometê-los novamente, consegue fazer disso um fato superado e estar mais preparado para os novos desafios. Para isso, deve buscar corrigir estes pontos apontados nos feedbacks e desenvolver novas atitudes e uma mentalidade mais positiva em relação ao seu trabalho. Quando você amadurece, isso se torna evidente em sua postura profissional.

Quer se desenvolver verdadeiramente? Conheça o PSC – Professional & Self Coaching!

Tenha uma Postura Sempre Positiva

Por mais que esteja buscando trabalho há tempos, jamais chegue à sua entrevista comportamental com o ar desmotivado ou um discurso derrotista. Como sabemos dentro da empresa também podemos ter momentos desafiantes e dificuldades, que vão exigir do colaborador ainda mais resiliência e força mental para desenvolver estratégias para ajudar a reverter à situação.  Apesar dos pesares, mostre-se otimista e foque nos seus aspectos positivos, pois é isso que fará a diferença para você e para a organização.

E ai, gostou das dicas? São medidas simples e poderosas que você pode tomar a partir de agora para aumentar suas chances de sucesso em suas entrevistas comportamentais. Prepare-se bem, esteja atento ao que é perguntando e às suas respostas e valorize suas qualidades e diferenciais. Boa sorte!