Vários quadros mostrando a diferença entre empreendedor e empresário

Stockertop/Shutterstock Conheça as diferenças entre empreendedor e empresário e também as semelhanças destes dois perfis.

Você sabe qual é a diferença entre empreendedor e empresário? Já parou alguma vez para pensar nisso? Pois bem, atualmente vemos muito se falar em empreendedorismo e há certa confusão na definição destes papéis mesmo. Entretanto, saiba que estes dois perfis têm muito mais em comum do que a maioria imagina, pois podem mutuamente no crescimento um do outro.

Com empresário e empreendedor que também sou, posso dizer que no início, quando começamos nosso próprio negócio, por vezes, não entendemos ao certo em qual fase nós estamos e quantos por cento temos de cada um. Muitos, no início logo se veem como empresários natos, porém, outros refutam veementemente este título, pois ainda se veem apenas como simples empreendedores em início de carreira.

 Diferença entre Empreendedor e Empresário

Esta confusão acontece porque de forma geral, a imagem do empresário está associada à daquele profissional que construiu uma carreira à frente da sua empresa. Neste sentido, personalidades como Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Jorge Paulo Lemann (Ambev), Antônio Ermírio de Moraes (Grupo Votorantim) e Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) são exemplos de líderes que sempre foram vistos e reconhecidos como empresários e não empreendedores, embora todos tenham em seu DNA também esta característica.

Por outro lado, a imagem do empreendedor sempre esteve mais associada à de jovens com uma visão de mundo diferenciada, postura transformadora, ousadia, ideias inovadoras e que se mostram na forma como constroem seus produtos e serviços e os testam em seus novos negócios e startups.

Neste sentido, podemos dizer que – Mark Zuckerberg (Facebook), Flávio Augusto (Geração de Valor) e Alexandre Costa (Cacau Show) são exemplos de empreendedores consagrados, que tiveram ideias “fora da caixa” em seu mercado de atuação e se tornaram referências reais em empreendedorismo. Sendo assim, quando falamos no empresário, logo pressupomos que ele tem amplos conhecimentos sobre marketing, vendas, planejamento estratégico, controle financeiro, administração empresarial e também sobre liderança e gestão de processos e pessoas.

Já o empreendedor, vemos ainda como inexperiente nestes assuntos, pois não conhece tão a fundo o universo corporativo. Entretanto, sabemos que ele tem uma vontade enorme de chegar lá, de aprender, faz acontecer, que deseja profundamente tornar suas ideias realidade e sua empresa uma marca forte e consolidada no mercado.

Unir para Potencializar

PSC

Portanto, podemos dizer que o empresário e o empreendedor são faces complementares de um mesmo objetivo – criar, desenvolver e fazer uma empresa de sucesso. Independente do tipo de negócio é a sua determinação, visão, coragem, criatividade, inteligência e foco em fazer dar certo que fazem toda diferença para que conquistem o êxito que sonham e desejam.

Por isso mesmo o ideal é que o empresário sempre mantenha seu lado empreendedor para manter-se ousado e fazer diferente e que o empreendedor sempre caminhe na direção de tornar-se também um grande empresário mantendo sempre seu espírito inovador, criativo e sua vontade de mudar o mundo.