Voltar

Entenda Porque a Postura Profissional é Importante para sua Carreira

Publicado em | 0 comentários
Postura Profissional

Opolja/Shutterstock Ter uma postura profissional positiva, ética e assertiva ajuda a pessoa a crescer na carreira

Postura profissional é o modo como nos comportamentos e nos relacionamentos em nosso ambiente de trabalho. Por isso, já quero iniciar trazendo algumas importantes reflexões – Como é a sua postura profissional em seu trabalho? Você é do tipo mais sério, reservado ou mais comunicativo e relacional? Qual é a imagem que você construiu ao longo de sua carreira?

Reflita e perceba como este posicionamento impacta a visão que o outro tem de nós, como também dize muito sobre os resultados que tivemos até então. Ter uma postura profissional é muito importante para construirmos uma imagem positiva frente aos nossos colegas, líderes e clientes. Pessoas assim constroem uma reputação duradoura, o que faz com que sejam sempre lembradas com carinho, admiração e respeito.

E quem não tem um colega cuja postura chama atenção? Um líder que inspira por seus exemplos? Aquele que trata a todos com deferência, equidade, que se comunica com clareza; é focado, comprometido; tem conduta ética e que sempre age com muita compostura. Estas são qualidades essenciais e também as bases de uma carreira construída com pilares sólidos e positivos.

Como Construir uma Postura Profissional

Não é porque alguém é mais sério e reservado que sua postura profissional não seja positiva, entretanto, muitas vezes encontramos colegas e chefes com uma postura realmente arrogante, agressiva e centralizadora. Ser extrovertido, por exemplo, é apenas um espectro do perfil comportamental do indivíduo. O que deve ser levado em conta são sempre os comportamentos, as atitudes, a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais, sua forma de comunicação e os valores e crenças que guiam suas ações e resultados.

Assim, independente de ser, mais ou menos expansiva, é a forma como a pessoa se comporta no trabalho que realmente dirá a verdade sobre sua postura profissional. O ideal é que independente do estilo, o colaborador seja uma pessoa correta, respeitosa, ética, comprometida, produtiva, que tenha bom senso, congruência e saiba se posicionar efetivamente em cada situação.

Esteja Atento aos seus Comportamentos Profissionais

Para isso, esteja sempre atento às suas atitudes dentro e fora da empresa; aos seus comportamentos com seus colegas, gestores, fornecedores, parceiros, sócios e também clientes. Pergunte-se a si mesmo se a sua postura profissional é mesmo a melhor ou a mais correta. Questione-se onde você pode melhorar. Pergunte a um colega ou amigo de confiança, o que ele acha de suas atitudes profissionais. Receba feedbacks e use-os ao seu favor.

Em seu ambiente de trabalho procure, portanto, respeitar o espaço do outro, focar em suas demandas e tarefas, em participar dos resultados, desenvolver suas habilidades e competências, agregar e compartilhar experiências e em construir uma autoridade e credibilidade verdadeira em sua carreira.

Reflita sobre qual postura profissional você quer ter e por quais comportamentos você deseja ser lembrado em sua empresa e no mercado também. A forma como nos posicionamos no trabalho também é uma marca que deixamos não apenas na organização, mas no mundo e na vida das pessoas. Pense nisso, ouse fortalecer ou mesmo mudar, pois sempre há espaço para evoluir e ser o melhor profissional que você pode ser.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!