Voltar

Entenda o que é o efeito halo na avaliação do desempenho

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / innovatedcaptures Efeito Halo é um termo que significa o hábito de julgar e tirar conclusões a partir de uma única característica, formulando um esteriótipo global sobre as pessoas.

“Efeito Halo” é um termo criado pelo psicólogo americano chamado Edward Thorndike, que afirmava que o cérebro humano julga, analisa e tira conclusões de uma pessoa a partir de uma única característica, e formula um estereótipo global do indivíduo com este único fator — como aparência, vestimenta, postura, fala e etc.

Esta teoria foi desenvolvida durante a Primeira Guerra Mundial, quando Thorndike realizou uma série de experimentos junto ao Exército, com o objetivo de identificar qual era o critério utilizado pelos comandantes para avaliar seus liderados.

Constatou-se que havia uma forte correlação entre a avaliação das aptidões dos soldados em relação a sua aparência: aqueles considerados mais bonitos, fortes ou de melhor postura eram definidos com pessoas mais habilidosas e vice-versa.

O perigo do efeito halo na organização

O cérebro do ser humano funciona em padrões pré-existentes. Portanto, está sempre tendencioso a captar características de um indivíduo e conferir a ele uma impressão geral, afetando diretamente na avaliação da pessoa observada.

No ambiente corporativo, é preciso estar ainda mais cauteloso. Isso porque o efeito halo se trata de uma interferência que pode prejudicar ou valorizar um colaborador indevidamente.

A avaliação de desempenho é fundamental para que se possa identificar o nível de contribuição individual de cada profissional junto ao crescimento de um todo. Deve-se manter a imparcialidade, e o caminho mais assertivo é a implantação de processos e ferramentas que garantem a padronização de avaliação entre todos.

Ferramenta para avaliação de desempenho

Resultados esperados são alcançados com mais eficiência a partir de uma avaliação de desempenho pautada em dados e informações pontuais para melhor levantamento de indicadores. Nesse sentido, é preciso utilizar ferramentas de qualidade que auxiliem neste processo.

Percebendo essa necessidade, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, desenvolveu o poderoso sistema de Avaliação 360º.

Trata-se de um relatório preciso e completo, que identifica o desempenho do profissional avaliado a partir de sua auto-avaliação e da avaliação de pessoas que fazem parte do seu relacionamento na empresa, sejam seus funcionários, superiores ou seus colegas de trabalho.

A ferramenta permite esclarecer suas competências e oportunidades de desenvolvimento, propiciando ao profissional uma visão sistêmica para que ele possa contribuir efetivamente na maximização de resultados para si e para a empresa.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!