Voltar

Entenda o Que é Estresse Emocional

Publicado em | 0 comentários

Antonio Guillem/Shutterstock O estresse emocional causa tristeza, uma sensação de vazio e leva a pessoa ao isolamento

Você já ouviu falar em estresse emocional? Este tipo de transtorno, diferente do estresse comum, que geralmente é proveniente de fatores externos como aquelas situações de filas no trânsito, discussões ou problemas no trabalho, vêm de dentro da pessoa, ou seja, de uma insatisfação interna com sua vida que acaba se espelhando em seu estado físico, emocional e mental.

Ansiedade, grande irritação, frustração, tristeza constante, descrença, insegurança, pesar, mágoa: são alguns dos sentimentos e sensações constantes no cotidiano dos indivíduos estressados emocionalmente.  Assim, tanto no trabalho com em sua vida pessoal, o profissional não consegue estar bem e atender suas demandas e responsabilidades de forma produtiva e positiva.

Pelo contrário, tudo parece ser um grande fardo, com um peso totalmente desproporcional às energias que a pessoa tem para realizar suas tarefas, o que só aumenta sua insatisfação. Por isso, é importante estar atento não apenas ao estresse como já conhecemos, mas também ao estresse emocional, que causa inúmeros malefícios e pode levar a uma grave depressão.

Principais Sintomas do Estresse Emocional

  • Insônia e irritação frequente;
  • Queda de cabelos, perda ou aumento de peso;
  • Sensação de fraqueza, vazio e desânimo constante;
  • Afastamento social e isolamento;
  • Foco no negativo e falta de entusiasmo com tudo;
  • Insatisfação, raiva e queda na produtividade no trabalho;
  • Dificuldades de concentração e lapsos de memória;
  • Dores de cabeça e no corpo, frequentes, e sem foco físico.

Esteja Alerta e Cuide do Estresse Emocional

Além disso, existem também os sintomas físicos, debelados pelo nosso corpo e, que muitas vezes, fazem com que a pessoa sinta-se doente, mas internamente não haja realmente nenhum problema desta origem. Estou falando de diarreias, gastrites, prisões de ventre, pressão alta e dores musculares e de cabeça provenientes do desequilíbrio emocional.

Sim, quando nossa mente está adoecida nosso corpo padece. Esta é uma forma de nosso sistema chamar a atenção e dizer que algo vai mal. Por isso mesmo, não é raro ao fazer exames para descobrir as causas chegar ao diagnóstico de estresse emocional, pois externamente a pessoa não tem absolutamente nada.

Por isso, é essencial que estes sintomas sejam identificados e tratados de modo correto para que não se transforme em depressão e acaba incapacitando a pessoa em diversos sentidos. Ter um acompanhamento especializado vai ajudar muito entender as origens e tratar, da forma certa, o problema.

Quero ressaltar ainda que o estresse emocional não é frescura, preguiça ou moleza como muitas pessoas erroneamente podem crer. Não, é um sinal de que o indivíduo está sofrendo muito e precisa de ajuda para conseguir vencer e superar suas dificuldades emocionais.

Muitos de nós sofremos muitos traumas, perdas e problemas sérios ao longo da vida e que nos causam grandes estragos emocionais e psicológicos. Ás vezes, nós não lidamos com as situações do modo certo e, isso, vai virando uma bola de neve em nossa mente e coração; adoecendo nossos sentimentos, nos enfraquecendo, deixando tristes, estressando e nossa vida sem sentido.

Se você sente-se assim ou conhece alguém com estes sintomas, esteja alerta e busque auxilio especializado. Existem diversos profissionais que podem ajudar a tratar os sintomas e o problema e ajudar o indivíduo a libertar-se das dores e dilemas que trazem este estresse emocional. Fique atento, cuide-se e tenha uma vida melhor em todos os sentidos. Faça isso, você merece!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!