Artista em estado de fluxo tocando seu violino

Sandi Gorkic’s /Shutterstock Foi observado artistas durante seu trabalho que Mihaly Csikszentmihalyi descobriu o estado de flow

Você conhece ou já ouviu falar no Estado de Fluxo? Pois bem, embora possa ainda não saber a definição exata para este termo, saiba que muitas vezes você já esteve completamente em fluxo, profundamente concentrado em suas atividades, mas de um jeito tão imerso que nem percebeu o tempo passar ou ouviu ou viu as pessoas à sua volta.

A Origem do Conceito de Flow

O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo húngaro, Mihaly Csikszentmihalyi, para definir um estado mental onde a pessoa esta completamente conectada em sua tarefa, sem se importar com mais nada. Para isso, é necessário que esta demanda seja motivadora, ou seja, que o indivíduo sinta-se realmente apto a realizá-la. Esta também é uma abordagem muito usada no universo da Psicologia Positiva.

Foi observando artistas durante seu trabalho que Mihaly construiu seu conceito e chegou à definição do que é estar em flow e, que por sua vez representa “estar completamente envolvido em uma atividade em si. O ego desaparece. O tempo voa. Toda ação, movimento e pensamento segue naturalmente. Todo o seu ser está envolvido, e você está usando o máximo de suas habilidades.”.

O pesquisador também concluiu com seus estudos que o estado de fluxo ocorria apenas durante a criação das obras e era finalizado quando os artistas finalizavam seus trabalhos. Isso quer dizer que o flow está diretamente relacionado ao seu processo de criação, o que chamou de experiência autotélica, ou seja, aquela onde o ato de fazer algo que ama já se configura como a recompensa maior que o individuo busca e também seu maior benefício.

Como Entrar em Estado de Fluxo

Mulher superconcentrada tricotando em puro estado de fluxo, estado de flow

Rawpixel.com/Shutterstock Fazer o que gosta é essencial para entrar em flow

Eu, por exemplo, me sinto totalmente em flow quando estou conduzindo meus treinamentos, minhas sessões de Coaching e desenvolvendo pessoas. Não vejo o tempo passar, pois sou tão apaixonado pelo que faço que todo o mundo para. Acredito que você também já vivenciou momentos assim, mas caso ainda não, encontre algo de que goste muito e via na prática esta experiência magnífica.

PSC

Geralmente eles acontecem quando estamos fazendo algo de que gostamos muito e que nos deixa com uma sensação total de satisfação antes, durante e depois de realizar uma ação. Pode ser vendo um filme, lendo um livro, cozinhando ou conduzindo uma sessão de Coaching, onde duas pessoas entram verdadeiramente em flow, num completo rapport e estado de alma.

Para isso é muito importante que você goste do que você faz ou pelo menos se sinta capacitado a realizar aquela tarefa. Se, por exemplo, você precisa fazer em seu trabalho uma demanda da qual não se sente preparado ou tenha afinidade; as chances de entrar em estado de fluxo são quase zero. Por outro lado, quando isso lhe dá prazer, entrar em flow é questão de tempo apenas.

Busque então encontrar atividades que te façam realmente entrar em estado de fluxo, entender do que você gosta e também encontrar formas efetivas de encontrar motivação para realizar muito bem suas demais funções, pois sempre que podemos vivenciá-las, a nossa sensação de satisfação e bem-estar é infinitamente maior. Experimente e permita-se!

Por fim, se você deseja aprofundar seus conhecimentos sobre Estado de Flow  clique no link e saiba mais sobre e Psicologia Positiva.