Voltar

Entenda o que é Core Competence e seus Objetivos na Gestão da Empresa  

Publicado em | 0 comentários
Core Competence

Fabryczka Fotografii/Shutterstock Entenda o que Core Competence e como este conceito pode ajudar sua empresa a se tornar diferenciada e forte no mercado

O termo Core Competente foi apresentado pela primeira fez na década de 1990, num artigo publicado na revista Harvard Business Review, pelos autores C.K Phahalad e Gary Hamel. Segundo eles, o conceito define quais são as principais competências estratégicas que diferem uma empresa da outra, seus pontos fortes e principais, aquilo que lhe torna única e competitiva frente aos seus concorrentes.

Podemos dizer, com isso, que estas competências nucleares da empresa em se tratando de sua relação com a gestão de pessoas, servem para apontar aos colaboradores quais são as diretrizes e a cultura organizacional que deve ser seguida. Neste sentido, destacamos quais são os três importantes preceitos que dão base ao conceito de Core Competence:

  • Garantir a máxima qualidade do produto final;
  • Possibilitar a chance de a empresa conquistar vários mercados;
  • Ter uma proposta única de valor que seja difícil de ser copiada pelos concorrentes.

Qual o Core Competence da sua Empresa?

Sabendo de tudo isso, você que é dono de uma empresa, empreendedor já parou para analisar quais são os pontos fortes do seu negócio?  O que sua empresa faz de melhor? O que a diferencia das demais? O que você faz de especial que os outros não fazem? Pense e avalie bem, pois estas perguntas podem trazer as respostas que você precisa para transformar e acelerar os resultados do seu empreendimento de forma significativa.

Toda empresa deve ter sua própria marca, aquele fator principal que é a sua referência frente aos seus colaboradores, parceiros e clientes. A Zappos, por exemplo, tem como grande diferencial a sua forma de atender seus clientes, e que pode ser considerada sua principal Core Competence. Não por acaso, hoje, é uma das marcas mais amadas e admiradas do mundo.

Se você deseja também ter uma organização forte, que se destaca em seu mercado de atuação tem que estar sempre um, dois, três passo à frente da sua concorrência. Para isso, é importante desenvolver competências únicas que realmente agreguem valor, chamem atenção, lhe diferenciem e levem ao topo. Esta core competence pode estar vinculada à qualidade dos seus produtos, na forma como faz seu atendimento ao consumidor, a gestão do capital humano ou mesmo suas ações de marketing e vendas, por exemplo.

Por fim, se o objetivo é tornar suas core competences mais uma vantagem competitiva em seu negócio, é importante que você defina quais são elas e trabalhe com efetividade e inteligência para potencializar estes recursos e, o quanto antes, definir em quais aspectos sua empresa realmente se diferencia das demais, ou seja, do que as outras fazem. Para ajudar você neste caminho, conte com o Business Executive Coaching – BEC, o treinamento de Coaching que leva líderes e empresas além.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!