O conceito de liderança autêntica tem sido estudado e desenvolvido nos últimos anos, com o objetivo de oferecer uma alternativa aos estilos clássicos de liderança, que colocam os indivíduos em segundo plano. Basicamente, o líder autêntico é aquele que foca em desenvolver as pessoas com quem trabalha, dando-lhes a possibilidade de ascensão por diferentes meios.

Nesse contexto, os resultados dos colaboradores e da equipe são bastante significativos, pois esse tipo de liderança permite que cada pessoa seja ela mesma e desperte os seus melhores potenciais de evolução. Neste artigo, você vai conhecer as características de uma liderança autêntica e os meios pelos quais ela pode ser desenvolvida nas organizações. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

O que é a liderança autêntica?

Autêntico é aquele que tem autenticidade, ou seja, que é verdadeiro, legítimo, original. Assim, um líder autêntico é aquele que se permite liderar sendo ele mesmo. É também aquele líder que permite que cada um dos seus liderados tenha a sua própria personalidade e o seu jeito particular de colocar conhecimentos e habilidades em ação.

Nessa abordagem de gestão, é preciso trabalhar na construção de relações sinceras e abertas com os colaboradores da equipe. O papel do líder é o de valorizar e encorajar o sucesso dos seus liderados, promovendo, assim, melhores resultados. Os colaboradores devem sentir que têm um ambiente e um espaço para desenvolver um trabalho mais completo e que são valorizados por isso.

Como é possível desenvolver esse tipo de liderança?

A partir da compreensão do conceito de liderança autêntica, é possível perceber que ela pode ser desenvolvida por meio da gestão da equipe com foco nas pessoas. Nesse sentido, confira as dicas que separamos para aprimorar a sua forma de liderar.

1. Humanize a sua gestão

Sabemos que o ambiente corporativo exige uma postura profissional. Contudo, não podemos nos esquecer de que a equipe é constituída de pessoas que enfrentam problemas nas suas vidas pessoais, assim como inseguranças como profissionais. Ignorar a humanidade dos funcionários não faz com que ela desapareça, e, por isso, é necessário investir algum tempo em conversar melhor com as pessoas. Demonstre aos indivíduos que há espaço para conversas e para que as pessoas se conheçam melhor.

2. Desenvolva a escuta ativa

PSC

A ferramenta de escuta ativa, do ouvir na essência, é essencial para quem deseja desenvolver a liderança autêntica. A ideia é escutar de verdade o que o outro tem a dizer, compreendendo os seus senões e propondo uma solução que realmente seja útil. Assim, tenha o hábito de escutar o que os seus liderados têm a dizer, com calma e sem interrupções. A partir do que foi comunicado, proponha uma solução, sempre deixando claro que não existe pergunta ruim. O que é simples para uma pessoa pode ser bem complicado para outra.

3. Incentive os seus colaboradores a desenvolverem as suas próprias ideias

O crescimento da empresa depende do trabalho dos colaboradores da equipe, e incentivá-los a trabalhar em ideias próprias pode ser muito positivo. Portanto, ofereça ajuda para desenvolver algum conceito ou método novo, além de demonstrar aprovação para as boas ideias e inovação. Reconheça o valor individual de cada integrante da equipe como uma forma de deixar claro que todo esforço é essencial para o resultado final. Estimule a criatividade e as ideias autênticas.

4. Seja democrático

Não existe liderança autêntica e humanizada sem democracia. Dessa forma, se você deseja ser esse tipo de líder, deve admitir que as decisões finais estão sob sua responsabilidade. No entanto, é preciso incluir os demais membros da equipe nos processos de tomada de decisão. Assim, cada colaborador deve ter voz e vez para expor as suas ideias, de modo que as melhores possam ser selecionadas. Dessa forma, todos se sentem profissionalmente valorizados e pertencentes ao grupo.

5. Invista em capacitação

Ser autêntico envolve também agir para melhorar-se continuamente, e isso vale tanto para o líder como para os liderados. Dessa forma, todos os membros da equipe devem investir na própria capacitação, por meio de leituras, cursos, treinamentos e participação em eventos da área. Isso permite que conhecimentos novos sejam adquiridos e que habilidades antigas sejam recicladas e lapidadas, de modo que resultados cada vez melhores sejam alcançados — tanto individual como coletivamente.

6. Seja cuidadoso ao conceder feedbacks

Ainda nesse processo de melhorar-se continuamente, o líder deve receber, mas também conceder feedbacks aos seus liderados. Esse processo, no entanto, deve ser conduzido com muito cuidado. É importante reconhecer cada um por seus méritos e resultados positivos, bem como pontuar os aspectos que não foram tão bons e que devem ser corrigidos ou melhorados. Faça isso sempre com empatia e respeito, de modo a motivar o colaborador a melhorar, e não a fazê-lo sentir-se ofendido ou humilhado.

Uma dica final!

Além de todas essas dicas, para desenvolver uma liderança realmente autêntica e eficiente, é importante buscar aprimorar as suas habilidades como líder. Para isso, um poderoso instrumento é o coaching para líderes. Nesse sentido, o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching oferece a formação Leader Coach Training, permitindo que você incorpore os benefícios do coaching à sua carreira e impulsione os seus resultados. Entre em contato conosco e participe!

Concluindo, a liderança autêntica é muito humana, pois permite que cada membro da equipe seja ele mesmo, considerando as suas forças individuais e os seus potenciais para melhorias. Ela depende de comunicação humanizada, escuta ativa, liberdade criativa, gestão democrática, capacitação contínua e feedbacks completos e respeitosos para ocorrer. Invista no desenvolvimento desses pilares para que você também possa exercer a liderança autêntica na sua organização!

E você, ser de luz, gostou de saber mais sobre mais um modelo de liderança dos tempos atuais? Como são as formas de liderar na sua empresa? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!