Empresas necessitam de estruturas organizadas para agrupar funcionários que têm função e/ou objetivos em comum. Há diversas formas de fazer a divisão de departamentos dentro de uma companhia e, em alguns casos, o uso de mais de uma forma paralelamente se mostra interessante para o bom andamento da companhia, o que se conhece como departamentalização mista. Continue lendo para entender esse conceito e como aplica-lo em seu empreendimento.

O que é Departamentalização Mista?

A departamentalização mista se dá quando uma empresa utiliza mais de um modelo de divisão de setores. Trata-se de uma forma de tornar o trabalho de cada setor mais eficiente, utilizando, para isso, o modelo mais adequado. Para que seja mais fácil compreender esse conceito, é importante conhecer os diferentes modelos de departamentalização.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Tipos de departamentalização

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de departamentalização que podem ser aplicados às empresas de diferentes setores.

Departamentalização por função

Nesse sistema, os funcionários são agrupados de acordo com suas funções, alguns exemplos são: departamento financeiro, de vendas, recursos humanos, marketing, entre outros. A ideia é que a equipe trabalhe em conjunto, de forma que um colaborador ajude o outro.

Departamentalização por clientes

A divisão é feita de acordo com os diferentes tipos de clientes da empresa. Em uma loja em que são vendidos produtos para casa, por exemplo, é possível dividir os vendedores em grupos dedicados a artigos de cama, mesa e banho; a utensílios de cozinha; a eletrodomésticos, entre outros.

Departamentalização por processos

PSC

Sistema muito utilizado em indústrias como montadoras de carros. São criados setores para cada etapa de fabrico, assim, os colaboradores de cada uma se tornam experts nela, passando o trabalho para o próximo setor.

Departamentalização por produtos ou serviços

Modelo semelhante ao de departamentalização por clientes, com a diferença que, nesse caso, o foco está nos produtos ou serviços. Um excelente exemplo de local em que esse tipo de divisão acontece é o supermercado. Os setores podem ser divididos em bebidas, alimentos, higiene e limpeza, açougue, frios, entre outros.

Departamentalização matricial

Trata-se de um sistema em que são utilizadas duas formas de departamentalização em conjunto. Há um modelo fixo empregado na estrutura interna da companhia e outro modelo para a organização de produção, distribuição ou venda dos produtos ou realização de projetos.

Departamentalização geográfica

Sistema em que a divisão é feita conforme as regiões em que a companhia está presente. Pode ser dividida em região sul, norte, leste e oeste ou ainda por cidades ou estados.

Departamentalização por projetos

Modelo em que cada colaborador recebe atribuições temporárias para realizar projetos específicos. Sistema bastante usado em agências de publicidade e estúdios de arquitetura.

Departamentalização mista

A departamentalização mista acontece quando a companhia utiliza mais de um dos modelos citados. Como ficou claro nas explicações acima, cada modelo se mostra eficiente em um contexto corporativo específico. Dependendo do setor de atuação da sua empresa e da forma como o trabalho precisa ser realizado, é interessante trabalhar com mais de um dos sistemas de departamentalização.

Como aplicar a Departamentalização Mista na empresa?

A partir da definição dos diferentes tipos de departamentalização, é interessante refletir a respeito de quais deles se encaixam melhor as necessidades e a realidade do seu empreendimento. É essencial que, antes de partir para uma mudança estrutural no negócio, o gestor analise o funcionamento do mesmo para entender o quanto essas alterações podem impactar positiva e negativamente.

Um bom exercício é pensar em como cada um dos modelos de departamentalização apresentados acima se encaixariam na sua empresa. Será que funcionaria? Traria mais benefícios em comparação com o sistema adotado atualmente? Faça uma lista de prós e contras para saber exatamente quais são os desafios e as dificuldades que o aguardam.

Pontos importantes a considerar

No processo de transformação da sua companhia em um sistema de departamentalização mista é importante considerar alguns pontos, veja quais são eles.

1 – Controle

O controle de uma atividade deve ficar a cargo do setor que tem maior necessidade da realização da mesma.

2 – Separação de funções de controle e processos

Alguns processos demandam a existência de funções de controle, nesse caso, é recomendado que ambas estejam separadas. Afinal, não é indicado que uma pessoa que realiza a atividade em questão seja o seu próprio fiscal, é preciso ter alguém com uma visão externa.

3 – Agrupe atividades semelhantes

Uma forma prática de tornar o dia a dia de trabalho mais produtivo e criativo, é agrupar funcionários que realizam atividades semelhantes em um mesmo departamento. Isso permite que haja mais troca entre os colaboradores, enriquecendo a execução das suas atividades.

4 – Processo organizado

A departamentalização mista pode ser uma excelente alternativa para melhorar o andamento do ritmo de trabalho dentro das empresas, porém, para que seja verdadeiramente efetivo, deve ser feito com organização. Alterar o sistema de condução de um ou mais departamentos demanda confiança e uma forma de estruturada de realização.

5 – Ouça seus colaboradores

Para ter certeza de que a departamentalização mista é a resposta para engajar os colaboradores, é crucial que haja um trabalho de ouvidoria antes, durante e depois da aplicação. Quem realiza as atividades na prática precisa ter voz ativa para opinar a respeito das mudanças realizadas.

6 – Mensuração dos resultados

Acompanhe de perto as evoluções e os eventuais problemas que venham a ser criados em decorrência da departamentalização mista. A partir desses dados de acompanhamento será mais fácil fazer uma mensuração dos resultados, compreendendo se houve mais ganhos ou perdas. Quando há uma etapa de estudo bem fundamentada antes de tomar a decisão de apostar na departamentalização mista é bem mais fácil alcançar o sucesso.

7 – Esteja aberto para mudar de caminho

O processo de avaliação constante da aplicação da departamentalização mista em uma companhia permite que os gestores identifiquem situações em que pode ser mais interessante mudar de caminho.

Se um cenário assim se apresentar diante de você, faça uma análise detalhada para chegar a um diagnóstico completo e não tenha medo de mudar de caminho para ter mais chances de ser bem-sucedido. O sucesso na gestão depende de saber alterar a direção de vez em quando.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Como podemos perceber, se bem organizada, planejada, conduzida e gerenciada, a departamentalização mista pode ajudar a trazer grandes resultados à sua empresa. Avalie se este é o melhor caminho para você e o seu negócio e considere sua implementação.

Aproveite para compartilhar sua opinião abaixo e compartilhar este conteúdo com seus amigos que também são empreendedores e estão em busca de soluções para tornar seu negócio mais eficiente!