Profissional responsável pela Administração de Recursos Humanos

© Depositphotos.com / depositedhar A Administração de Recursos Humanos veio para mudar a forma como as empresas se relacionam com seus colaboradores!

Antes de entrar na seara da Administração de Recursos Humanos, quero voltar alguns anos no tempo, quando o setor responsável pelos funcionários de uma empresa era chamado de Administração de Pessoal. Os profissionais que cuidavam dessa área tinham como função atividades burocráticas, como contratações e demissões, folha de pagamento, agendamento de férias, por exemplo.

Com o passar do tempo, surgiu uma necessidade de lidar melhor com os colaboradores, oferecendo a eles oportunidades de capacitação, desenvolvimento e crescimento dentro da organização. Foi aí que surgiu o conceito de Administração de Recursos Humanos, um segmento que possui uma maior preocupação com o relacionamento da empresa com os seus funcionários.

Revolucione o RH de sua empresa agora mesmo!
Clique aqui! Preparei um conteúdo
excepcional para você!

Administração de Recursos Humanos: Qual Sua Função?

Podemos dizer que o departamento de Recursos Humanos, como o próprio nome diz, tem uma abordagem mais humana em relação ao modelo tradicional de Administração de Pessoal. Nele, os funcionários são vistos e tratados como seres humanos, como o capital humano da organização, que é composto por indivíduos com comportamentos, necessidades e opiniões diferentes.

PSC

Obviamente, as questões burocráticas não deixaram de existir, e o setor de RH precisa de alguém que cuide delas. Porém, é necessário ter funcionários especializados, que também cuidem do lado humano, a exemplo dos profissionais da área de Psicologia Organizacional, que pode ser de grande importância em processos seletivos, treinamentos, desenvolvimento e na resolução de conflitos internos e por ai vai.

Outra função importante da Administração de Recursos Humanos é oferecer suporte para os supervisores sobre como gerir estrategicamente as pessoas. Isso inclui o recrutamento e contratação de funcionários, gestão de benefícios concedidos e estratégias de treinamento e desenvolvimento dos funcionários.

Desta forma, os profissionais de RH atuam como consultores, aconselhando os gestores a lidar de uma melhor maneira com os empregados e, assim, ajudando a organização a alcançar seus objetivos.

Os Benefícios da Administração de Recursos Humanos Para a Empresa

Depois de saber mais sobre a Administração de Recursos Humanos: conceito e características e conheça os benefícios que ela pode trazer para uma organização.

Colaboração –

Em todos os níveis da organização, gestores e profissionais de RH trabalham juntos para desenvolver as competências dos trabalhadores. Por exemplo, os eles aconselham os gerentes e supervisores a atribuir diferentes papéis aos colaboradores na organização. Em uma empresa flexível, os funcionários podem ser deslocados para diferentes funções com base nas prioridades do negócio e em suas habilidades, competências e experiências individuais.

Construção de Compromisso –

Os gestores de RH também sugerem estratégias para aumentar o comprometimento, motivação e engajamento dos colaboradores com a organização. Um ambiente harmonioso e de valorização dos funcionários, faz com que eles se tornem muito mais comprometidos com a empresa.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
pessoal e profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Capacitação –

A equipe de recursos humanos ajuda a empresa a desenvolver uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, que envolve a capacitação dos funcionários para que produzam com mais qualidade e se sintam reconhecidos e recompensados. Com isso, as organizações não precisam brigar pelos melhores talentos, pois além de atrai-los, basta que valorizem e aperfeiçoem os que elas já têm em seu quadro de colaboradores para tê-los e mantê-los.

E a sua empresa, também tem uma preocupação com a Gestão de Recursos Humanos? Compartilhe sua experiência nos comentários.