Voltar

Entenda como Funciona o Processo Empreendedor

Publicado em | 0 comentários

Pressmaster/Shutterstock O processo empreendedor possui 4 etapas importantes e essenciais ao planejamento do negócio

O processo empreendedor consiste em organizar todas as etapas da criação e desenvolvimento de um negócio antes de colocá-lo efetivamente em prática.  Pensando nisso, o futuro empresário deve ter em mente tudo que precisa saber para abrir uma empresa, compreender quais são os seus trâmites burocráticos e também como administrar seu empreendimento de forma assertiva.

Ter estar consciência é muito importante, pois muitos erros podem se evitados quando o futuro empresário consegue ajustar os pontos e definir qual é o seu modelo de negócio e de qual modo irá fazer a gestão do seu empreendimento. Do contrário, quando as coisas ficam soltas demais, as dificuldades também aumentam, pois tanto os detalhes como os aspectos mais importantes de sua empresa na foram previamente organizados.

Etapas do Processo Empreendedor

Com o objetivo de evitar que a falta de organização prejudique a implantação e o crescimento da empresa, o processo empreendedor apresenta quatro etapas importantes, segundo Dornelas (2005). Continue lendo e conheça cada uma delas:

Identificar e Avaliar a Oportunidade – Antes de dar o pontapé inicial, o empreendedor deve buscar conhecer bem o mercado onde deseja atuar, identificar quais são as suas oportunidades de negócio, nichos tão atendidos e avaliar como ele pode se encaixar em tudo isso e oferecer o que os seus futuros clientes querem.

Desenvolver o Plano de Negócios – Fazer este planejamento geral da empresa é essencial, pois isso é o que traz ao empreendedor um mapeamento completo de todas suas ações, possibilidades e que, ajuda muito, a expandir sua visão e gerenciar seu negócio com mais efetividade. Tendo como base um estudo específico e um direcionamento mais elaborado, maiores são suas chances de sucesso.

Definir e Captar os Recursos Necessários – Quanto você precisará investir em seu negócio? De onde você vai tirar estes recursos? Qual o capital de giro necessário? Quanto tempo até dar lucro? Estas são perguntas que devem ser respondidas pelo empreendedor, pois sem dinheiro, o negócio não nasce. Esta, sem dúvida, é uma das etapas mais importantes do processo empreendedor.

Administrar a Empresa – Eis que chega a hora de colocar todo o planejamento em prática e a empresa para verdadeiramente funcionar. Para isso, o empreendedor além de seu plano e modelo de negócio em mãos, precisa dominar conhecimentos no que tange gerenciar processos e pessoas para com isso garantir a efetividade de suas ações e que seu empreendimento tenha mais chances de ser bem-sucedido.

Agora que você já conhece todas as etapas do processo empreendedor, busque seguir esta forma de organização e desenvolver planos de ação congruentes e que realmente transformem suas ideias de negócio em empresas de sucesso. Fique atento e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!