Empreendedor fazendo contas e entendendo a diferença entre gasto e custo

Cat Scape/Shutterstock Dominar as diferenças entre gasto e custo é importante para gerenciar bem seu negócio!

Você sabe qual é a diferença entre gasto e custo? Seja como empresário, empreendedor ou mesmo colaborador de uma empresa, saiba que é muito importante entender o que são estes dois conceitos, pois eles se relacionam diretamente com a gestão de todo o negócio. De forma geral, isso impacta em todos os seus componentes, ou seja, tanto nos líderes como liderados.

É comum que gasto e custo sejam tratados como a mesma coisa, mas na realidade eles são bem diferentes. Por isso, embora envolvam aspectos financeiros, eles dizem respeitos a ações diferentes, portanto, é importante ter clareza sobre eles para entendê-los melhor e saber gerenciá-los do jeito certo.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia, acesse
“Tudo Sobre Coaching”!

Diferença entre Gasto e Custo

Para que possa entender com mais clareza entre as diferenças de gasto e custo, vou trazer agora seus conceitos e dar exemplos de onde eles podem aparecer no dia a dia de uma empresa. Continue lendo e saiba mais:

Gasto

É aquilo que a empresa precisa investir, a mais, para manter a produção de seus produtos ou serviços, em dia. Geralmente não pode ser calculado com antecedência, o que gera um ônus para o empresário, que precisa dispor de mais recursos para manter suas operações.

Exemplos de gastos: troca de um computador com defeito, manutenção de emergência dos servidores ou sistema de refrigeração.

Custo

PSC

Os custos compreendem todos os recursos que a empresa precisa investir para garantir que seus produtos e serviços possam ser produzidos. Este aporte é essencial a todo negócio, pois é o que vai subsidiar sua produção. Para isso, a empresa deve contar com um capital que lhe permita arcar com tudo isso e, ao fazer a venda final, consiga obter o lucro que precisa para se manter produtiva, competitiva e, claro, mais e mais lucrativa.

Exemplo de custo – dinheiro investido para comprar insumos para produção.

Além disso, no universo de uma organização ainda existe outro ponto importante a ser considerado, que são as despesas. Estas, por sua vez, compreendem tudo com que a empresa precisa arcar para manter sua estrutura, e podem ser – fixas ou variáveis.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestao empresarial !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Quando fixas, elas não variam, pois independem da quantidade de artigos produzidos pela organização. Exemplo – despesa com serviço de limpeza. Por outro lado, quando são variáveis, as despesas aumentam conforme a produção e venda dos produtos ou serviços aumentam também. Exemplos – compra de insumos para a produção, contratação de novos profissionais para atender uma demanda maior em determinada época do ano.

Agora que você entende quais são as diferenças entre gasto e custo e também o que é uma despesa, tenho certeza que consegue visualizar melhor como isso afeta à gestão de uma empresa e impacta em seus rendimentos. Logo, ao pensar em abrir um negócio, quanto mais cedo entender com o que estará arcando, melhor será para evitar surpresas desagradáveis e não ser pego desprevenido. Fique atento e boa sorte!