Mulher comemorando vitória frente aos seus Problemas

Ollyy/Shutterstock Quando enfrentamos nossos problemas de frente e nos tornamos mais preparados para vencê-los

Quando estamos com problemas, quase sempre veem à nossa mente mais uma enxurrada de pensamentos negativos que nos dizem que não vamos dar conta, que está tudo difícil ou complicado demais.  Estas imagens mentais nos fazem recordar momentos ruins, quando também nos vimos perdidos e sem saber ao certo o que fazer.

Entretanto, nem tudo é tão ruim como parece ser, pois em tudo que vivemos, até mesmo nos problemas mais graves, ou melhor, especialmente neles, temos a oportunidade de crescer como ser humano, conhecer nossa força interior e o nosso potencial de transformação ainda desconhecido. Mas, na prática, o que isso quer dizer?

No trabalho, imagine que você cometeu um erro importante.  O que você faz, corrige ou sofre por aquilo? Corrige, não é mesmo? E busca solucionar isso da melhor maneira possível tendo ideias e ações que te ajudem neste sentido. Em nossa vida pessoal a lógica é a mesma, pois quando nos vemos encurralados, precisamos ter inteligência emocional para tomar as decisões certas e que realmente resolvam o nosso dilema.

Então, por que sofremos tanto? Por que nos boicotamos? Somos condicionados desde cedo por uma ideia de que errar é pecado e de que os pecadores não merecem ser perdoados. Por isso, ainda que nos digam que errar também é humano, não aceitamos isso de forma positiva, não enxergamos em primeiro plano como oportunidade, mas sim que somos fracos, despreparados e que devemos nos punir por isso.

Assim, alimentamos crenças destrutivas sobre nós, sobre nossas capacidades, conhecimentos e habilidades e nos enfraquecemos cada vez que cometemos um erro, ao invés, de levantar, sacudir a poeira e dizer a si mesmo – eu aprendi e agora estou mais forte e mais preparado.

Como Ressignificar seus Problemas

Ressignificar entra nesta história como um mecanismo importante para compreendermos nossas limitações, mas sem focar nos aspectos negativos das situações, mas sim, naquilo que de positivo cada evento ou experiência, por pior que tenham sido, nos trouxeram ao longo de nossa jornada evolutiva.

PSC

E por falar em evoluir, a ressignificação é um convite a deixar para trás uma visão deturpada de si mesmo e das pessoas que erraram com você. É compreender que até mesmo aquilo que nos trouxe dor, angústia e sofrimento, de alguma forma, há uma intenção positiva, e que deve ser levada em conta e compreendida.

No começo ou quando estamos no olho do furacão nada parece fazer sentido, mas quando nos colocamos a caminhar e seguimos em frente, podemos ver mais adiante, que para seu próprio crescimento como ser humano, passar por momentos ruins foi preciso, pois te fez alguém mais forte, mais preparado e melhor.

Eu mesmo, olhando para meu passado, recordo-me que enfrentei muitas dificuldades. Se hoje estou aqui é porque ousei enfrentá-las, uma a uma, fazer um caminho diferente em minha vida e não me render às más circunstâncias. Ser otimista e não ouvir vozes negativas foi muito importante neste processo de amadurecimento e autoconhecimento, pois assim pude conhecer minha essência, curar feridas abertas e renovar minhas energias e conquistar meus sonhos, metas e objetivos.

Hoje sei que sou um vencedor! Por isso, te convido a acreditar em si mesmo e a vencer os desafios que a vida lhe apresentar de cabeça erguida e sempre positiva. Isso fez a diferença para mim e, tenho certeza, fará para você também. Permita-se!