Símbolo do eneagrama ilustrado como uma estrela de nove pontas

Peter Hermes Furian’s/Shutterstock O eneagrama é mais um método que ajuda no desenvolvimento dos líderes

Segundo estudos o Eneagrama teve suas origens no início do século XX com os povos sumérios. Mas foi só na década de 70 que os conhecimentos deste modelo de desenvolvimento humano passaram a ser difundidos no mundo através de um famoso psiquiatra, chamado Claudio Naranjo, que não só conheceu o método como vinculou este estudo à Psicologia tal como a conhecemos hoje.

Apesar de pouco conhecido, o eneagrama tem sido uma ferramenta de desenvolvimento e capacitação cada vez mais aplicada dentro de consultórios, instituições, empresas e organizações por todo o mundo.

O Que é o Eneagrama?

Derivada do grego ennea que significa nove e gramma que significa escrito ou desenhado, o eneagrama é um modelo de desenvolvimento representado por uma figura geométrica, composta por nove pontas que representam nove perfis de personalidade.

Também chamado de teste eneagrama, trata-se de um instrumento que possibilita conhecer variados tipos e níveis de personalidade, características, perfis comportamentais, bem como pontos fortes e fracos fundamentais para o desenvolvimento pessoal, emocional, profissional, de liderança, de equipes e muitos outros. Trata-se de um sistema de desenvolvimento que avalia diferentes tipos de personalidades para determinados fins como recrutamento e seleção de profissionais, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento espiritual e autoconhecimento pessoal, por exemplo.

O Método Aplicado no Desenvolvimento das Lideranças

Em se tratando de desenvolvimento profissional, uma metodologia que tem ganhado cada vez mais espaço no universo corporativo, principalmente no que tange o desenvolvimento de novos líderes, é o chamado eneagrama para líderes. Isso porque reconhecendo a própria personalidade é possível aos gestores identificar as principais características e habilidades e usar isso para ser mais assertivos  em momentos de conflito, tomada de decisões, desafio.

PSC

Além disso, é possível desencobrir suas motivações, ambições entre outras situações vivenciadas no ambiente corporativo diariamente. Também é uma forma de o líder conhecer melhor tanto a si mesmo, como o perfil dos colaboradores de sua equipe, sua forma de pensar e agir, e deste modo, encontrar estratégias efetivas para lidar com as vantagens e desvantagens de cada perfil conforme o eneagrama.

As 9 Personalidades Destacadas no Eneagrama

Vamos conhecer agora os nove tipos de personalidades avaliadas e definidas de acordo com o modelo do eneagrama. Ao final, deixe o comentário sobre qual delas acredita ser mais parecida com a sua.

1.    Perfeccionista

Trata-se de um tipo de personalidade focada na perfeição. Esses indivíduos são determinados e responsáveis e, por isso, estão sempre focados em seus próprios erros, pois acreditam que nada está bom. Estão sempre procurando uma maneira de corrigir, de fazer melhor.

2.    Prestativo

O indivíduo prestativo é sempre querido, admirado e está sempre pronto a ajudar a todos. São pessoas extremamente carismáticas e conseguem o que querem com muita facilidade por seu jeito espontâneo e agradável.

3.    Bem – sucedido

O foco central deste tipo de personalidade é o sucesso. São pessoas que a todo custo querem ser bem-sucedidas e realizadas e, por isso, são extremamente competitivas em todas as áreas da vida: profissional, pessoal, social, amorosa ou familiar.

4.    Individualista

São pessoas independentes, introspectivas e introvertidas. Estão sempre em busca do autoconhecimento crescimento e individual e que tem a características de pensar demasiadamente em si mesmas.

5.    Observador

São pessoas que analisam e observam tudo e todos a todo o momento. Estão sempre pensando antes de agir e estudando as pessoas a seu redor, suas atitudes e comportamentos.

6.    Questionador

Este tipo de personalidade é dito como cético, são pessoas incrédulas que desconfiam de tudo e todos e que precisam de provas para comprovar as ideias apresentadas.

7.    Sonhador

Trata-se de um modelo de personalidade que está sempre em busca da felicidade. São indivíduos extremamente otimistas e sonhadores e, por isso, podem ser também muito impulsivos.

8.    Confrontador

Trata-se de uma pessoa com instinto e pulso de liderança, pois está sempre confrontando tudo e todos, buscando evoluir por meio dos questionamentos.

9.    Pacificador

Trata-se dos indivíduos que buscam a paz e resolver as diferenças de forma amistosa. Está sempre buscando a união de todos.

E você já conhecia o Eneagrama? O que achou dos nove perfis? Deixe o seu comentário e compartilhe sua opinião.