Voltar

Endomarketing como Estratégia de Gestão

Publicado em | 0 comentários

Profissionais Costumo dizer que Empresas são resultados de pessoas e, ao abordar este tema podemos perceber ainda mais a relevância do endomarketing como estratégia de gestão. A palavra “endo” deriva do grego e significa “dentro”, portanto, endomarketing pode ser definido como o conjunto de ações internas voltadas para a qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa.

Os profissionais que compõem uma organização também são representantes da marca, por isso, quanto mais interados com suas políticas internas de trabalho, missão, visão, valores e estratégias, melhor poderão executar seu trabalho e atender os clientes.

Conheça os Três Pontos Centrais do Endomarketing

1-    Estratégico – embasado no cumprimento das metas e objetivos definidos a partir das estratégias e planos de ações da empresa.

2-    Motivacional – focado na qualidade de vida no trabalho – QVT, na satisfação, produtividade, interação e motivação do trabalhador.

3-    Gestão – compreende o conhecimento dos processos internos de trabalho, normas da organização e o modo de realizar as tarefas.

Marketing e RH – A Dupla de Peso do Endomarketing

Para que a relação da empresa com seus clientes internos possa alcançar um grau de maturidade maior e fomentar bons resultados, o departamento de Recursos Humanos deve ter bem definidos quais serão os eixos trabalhados no endomarketing.

Com base nessas referências e definições, em conjunto com o departamento de Marketing, o RH poderá desenvolver e implantar planos de ações e comunicação que permitam alcançar os resultados pretendidos como: maior motivação, alinhamento à cultura organizacional e aumento da produtividade e engajamento, por exemplo.

Tendo em vista que as empresas são organismos vivos e, em constante mudança, o endomarketing potencializa a que os colaboradores se adaptem melhor a esta dinâmica do mercado, como também faz com que os profissionais estejam mais conscientes de sua importância dentro da organização e, de seu papel como um agente provedor de resultados, tanto nela como também em sociedade.

Créditos das imagens
Destaque
Foto: © Depositphotos.com

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!