Em minhas formações e em meus artigos sobre gestão costumo dizer que empresas são resultados de pessoas. São as pessoas que fazem a organização empresarial ter razão de existir. Em todas as etapas da cadeia de produção, as pessoas são fundamentais para garantir o funcionamento de uma empresa. Além disso, são elas que consomem o produto final (ou o serviço) oferecido pela empresa.

Mas, muito mais que criar estratégias para conquistar e encantar clientes, é fundamental que as empresas pensem em estratégias voltadas para um outro cliente: o interno. E é nesse contexto que é importante conversar sobre endomarketing. Se você deseja saber mais sobre esta poderosa estratégia de gestão, confira!

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O que é Endomarketing?

Para entender o conceito de Endomarketing é importante conhecer suas origens etimológicas. Enquanto o prefixo “endo” deriva da língua grega e significa “dentro”, a palavra marketing vem de origem inglesa e significa “mercado”. Partindo do princípio etimológico, Endomarketing pode ser compreendido como um conjunto de ações internas voltadas tanto para a qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa quanto para fomentar o consumo e o engajamento dos mesmos dentro da organização.

Um dos principais objetivos do endomarketing é garantir a motivação dos colaboradores e assim, contribuir com a redução do turnover. Vale destacar que o endomarketing é uma poderosa estratégia de marketing institucional que promove a melhoria da imagem da empresa junto aos colaboradores – também chamado de público interno. Mas porque é importante investir em estratégias de endomarketing?

Assim como o público externo, os colaboradores também são representantes da marca em potencial. Por conhecer o produto e toda a cadeia de produção, os colaboradores podem se tornar poderosos advogados da marca – dentro e fora da empresa. As estratégias de endomarketing visam tornar os colaboradores em representantes e defensores não só dos produtos, mas da organização empresarial. Mas, para isso é importante que os colaboradores estejam cientes e envolvidos e com as políticas internas de trabalho, missão, visão, valores e estratégias da empresa.

RH ou Marketing: quem é o responsável pelo endomarketing?

PSC

Essa é uma dúvida frequente, querida pessoa! Afinal, no ambiente corporativo muitas vezes as demandas internas são de responsabilidade do departamento de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas. Mas em muitas corporações, o endomarketing está sob a gestão do departamento de marketing. Fica a pergunta: quem deve assumir o endomarketing de uma empresa?

A resposta para esta pergunta é: todos são responsáveis. Trabalhar com endomarketing requer o envolvimento destes departamentos já que cada um possui contribuições importantes para o sucesso das estratégias de endomarketing. Enquanto o departamento de Recursos Humanos busca atender as necessidades dos colaboradores, o departamento de marketing possui as habilidades e competências necessárias para elaborar ações que atendam estas demandas. É um trabalho que deve ser feito à muitas mãos.

O ideal é que estes departamentos – Recursos Humanos e Marketing – trabalhem juntos. Assim, as estratégias de endomarketing serão mais eficazes e alcançarão seus principais objetivos.

Conheça os Três Pontos Centrais do Endomarketing

Para entender melhor toda a estrutura do endomarketing, listei aqui os pontos centrais para que você veja como esta estratégia pode ser aplicada em sua empresa de maneira eficiente e segura. Confira!

1-    Estratégico

Este ponto tão importante do endomarketing tem como base o cumprimento das metas e objetivos definidos a partir das estratégias e planos de ações da empresa. Por isso que é fundamental que Recursos Humanos e Marketing trabalhem juntos. Isso garante a coerência das ações que serão executadas dentro da empresa.

2-    Motivacional

Este ponto está voltado para a qualidade de vida no trabalho (QVT) na satisfação profissional, produtividade – tanto individual quanto coletiva -, relações interpessoais e a própria motivação de cada colaborador. Se for preciso, reúna com a equipe responsável pelo endomarketing e elabore pesquisas para identificar o que motiva e o que precisa ser melhorado para que a motivação e a satisfação dos colaboradores cresça gradativamente.

3-    Gestão

Muito se engana quem pensa que os trabalhos de endomarketing não envolvem a gestão das empresas. Rever os processos de gestão e demais processos internos de trabalho fazem parte dos pilares do endomarketing. Várias organizações empresariais elaboram novos processos internos, suas respectivas normas e até mesmo  modo e ferramentas utilizadas para realizar tarefas através das ações de endomarketing. Por isso, é fundamental que a gestão esteja envolvida e seja encarada como um ponto de extrema importância para o endomarketing.

Conheça algumas ações de endomarketing

Para te inspirar neste processo, separei aqui algumas ações de endomarketing que podem ser implementadas em sua organização empresarial. E que ações são estas, querida pessoa? Confira a seguir e inspire-se!

1 – Pesquisa de satisfação

Esta pode ser considerada o primeiro passo para a elaboração de futuras ações de endomarketing. Além disso, tal iniciativa mostra aos colaboradores que a opinião de cada um é importante para a organização. Existem ferramentas gratuitas disponíveis na internet para pesquisas e mensuração dos resultados. A partir das informações obtidas com a pesquisa, será possível pensar e traçar estratégias de endomarketing que atendam os anseios tanto da organização quanto dos colaboradores.

2 – Ofereça benefícios para os colaboradores

Existem uma vasta gama de benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores. Planos de saúde, descontos em estabelecimentos – academias, farmácias, faculdades e universidades, por exemplo – são alguns dos muitos benefícios que podem ser ofertados para os colaboradores. Programas de benefícios são importantes para que o colaborador entenda que seu trabalho tem valor e é reconhecido pela empresa. Além disso, demonstra que a empresa tem cuidado não só com o colaborador como também com as pessoas importantes para ele – como os familiares.

3 – Planos de carreira

A criação e implementação de um plano de carreira dentro da organização é uma eficiente maneira de motivar os colaboradores. Afinal, o plano de carreira é uma valorosa oportunidade de reconhecer talentos e promover o crescimento profissional dos colaboradores. Empresas com planos de carreira mostram aos colaboradores e ao mercado de trabalho que os talentos profissionais são valorizados e devidamente reconhecidos.

4 – Invista na capacitação dos colaboradores

Com base nas pesquisas e feedbacks, será possível identificar quais habilidades precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores. É importante investir na capacitação dos colaboradores pois o conhecimento é fundamental para o êxito dos processos internos. Além disso, oferecer oportunidades de capacitação é uma forma de reconhecer o potencial dos colaboradores e também demonstrar gratidão pela dedicação do mesmo.

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5 – Integração é importante

Tão importante quanto promover oportunidades de crescimento é também promover momentos de descontração. Afinal, as relações interpessoais também são necessárias no cotidiano dos colaboradores. Momentos para um happy hour, comemoração de aniversariantes do mês ou de datas importantes para a organização – como o aniversário da empresa, por exemplo – contribuem de maneira positiva para estreitar laços entre os colaboradores e gestores, além de permitir novas experiências dentro e fora do ambiente de trabalho. Aproveite também as datas comemorativas para promover a integração entre as pessoas que fazem parte da empresa.

Espero que este conteúdo contribua de maneira positiva com o sucesso da sua empresa, querida pessoa. Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência com o endomarketing. Se quiser, conte os resultados obtidos com esta poderosa estratégia. Se você acredita que este conteúdo pode ajudar outras pessoas e organizações, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

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