O otimismo consiste em ter uma disposição mental positiva, orientada a esperar desfechos felizes, mesmo nas situações mais difíceis. Ter uma postura otimista na vida nos proporciona melhorias pessoais e benefícios diversos, como no trato com outras pessoas no cotidiano, frente a conflitos, e na tomada de decisões e atitudes que demandam coragem.

Neste artigo, você vai entender melhor os benefícios de ser otimista e as maneiras de desenvolver essa característica no dia a dia. Para saber mais sobre como enxergar a vida com um olhar mais positivo e prosperar em todas as áreas, é só dar continuidade à leitura a seguir!

Quais são os benefícios de ser otimista? 

Diante das adversidades e decepções que ocasionalmente nos afligem, é comum sentir-se desanimado, desacreditar no êxito que buscamos atingir nas nossas atividades, triste e inacessível às possibilidades que nos passam a frente. Porém, saber lidar com os problemas que venham a nos atingir é essencial para que sigamos em frente, crescendo e prosperando nos diversos âmbitos da nossa vida.

Ao enxergar a vida com uma postura descrente, perdemos o propósito que nos movia, que nos estimulava a persistir na tentativa de sucesso. Se não acreditarmos na vitória, não nos empenharemos em alcançá-la e, assim, de fato não a alcançaremos. Manter a crença de sucesso, de que é possível superar os nossos problemas e empreender esforços para nos realizarmos pessoalmente e profissionalmente, é o combustível que temos para nos movermos, agindo em prol dos nossos sonhos.

A partir da incorporação desse sentimento diante dos fatos da vida, o indivíduo estará mais seguro e confiante para tomar decisões, por mais arriscadas que sejam, guiado pela vontade de prosperar.

Como desenvolver o otimismo?

Ser otimista e pensar positivo não são processos que “aparecem” da noite para o dia. É por isso que conselhos do tipo “não fique triste” não são úteis. Contudo, há meios para estimular essa visão mais positiva, gradativamente, ao longo da vida. Confira-os na sequência!

1. Diferencie o otimismo da ingenuidade

PSC

Ser otimista, como citamos, consiste em esperar um desfecho positivo para as situações vividas, mesmo que elas sejam inicialmente difíceis ou negativas. No entanto, o otimismo deve ser entendido como uma força motivacional interna, que o impulsiona à ação. Não adianta ser otimista sem agir para que as coisas deem certo. Por exemplo: você pode ter fé e pensamentos positivos para ser aprovado em um concurso, mas isso de nada adiantará se você não estudar.

Portanto, diferencie o otimismo da ingenuidade. O ingênuo é aquele que não reflete sobre a situação que está vivendo, que não avalia os riscos a que está exposto e que não age para efetivamente encontrar resultados positivos. Ser otimista é unir o pensamento positivo à ação. Sem fazer a sua parte, você estará sendo ingênuo, e não otimista.

2. Desconfie da sua mente ansiosa

A ansiedade é um mecanismo mental muito importante para garantir a nossa sobrevivência. Por exemplo: a sua mente pensa no pior cenário possível (atropelamento) para lembrá-lo de olhar para os dois lados da rua antes de atravessá-la. Por isso, precisamos da ansiedade para nos protegermos. O problema é que, em alguns casos, mesmo com a melhor das intenções, o cérebro exagera nessa proteção.

Quando isso ocorre, as pessoas podem visualizar com frequência os piores cenários possíveis, em que todos os seus planos dão errado. O objetivo da mente ao gerar esses pensamentos é motivá-lo a agir com inteligência para evitar que isso ocorra. Por isso, tenha em mente que esses pensamentos são apenas avisos, e não presságios da realidade.

Quantas vezes você teve pensamentos catastróficos? E quantas vezes eles de fato se concretizaram? Pouquíssimas, não é mesmo? Portanto, para ser mais otimista, não acredite em tudo o que mostra a sua mente ansiosa e desesperada para proteger você.

3. Lembre-se das dificuldades já superadas

Em complemento à dica anterior, fica aqui um lembrete fundamental para sermos mais otimistas: lembre-se das dificuldades já superadas. No passado, você certamente passou por problemas que pareciam intermináveis e impossíveis de solucionar, não é mesmo? No entanto, de um jeito ou de outro, você está aqui, em novos contextos, e talvez até tenha se esquecido daquilo que tirava o seu sono noites atrás.

Portanto, não se desespere. Lembre-se de que você é um ser humano com uma mente incrível, com inteligência e criatividade para encontrar soluções aos seus problemas. Resgatar os resultados positivos do passado é um meio de fortalecer a sua autoconfiança e, consequentemente, a sua capacidade de ser otimista. Muitas coisas que você nem imagina que podem ocorrer vão acontecer em seu benefício.

4. Conte com apoio profissional

Desabafar com os amigos e familiares é bom, mas nem sempre nos ajuda a ter uma mente verdadeiramente otimista. Muitos dos conselhos que ouvimos dessas pessoas, mesmo bem-intencionadas, podem fazer com que nos sintamos piores, e não melhores. “Pense positivo”, “olha como você tem tudo na vida” e “não fique triste” são frases bem inúteis, que reforçam a chamada positividade tóxica.

Por isso, uma maneira mais inteligente de desenvolver um otimismo real e benéfico, sem ser tóxico e sem obrigá-lo a estar sempre feliz (o que, aliás, é impossível!) é a procura por profissionais do desenvolvimento humano. Os coaches e os psicólogos podem auxiliá-lo com questões de autoestima, inteligência emocional, administração da ansiedade e transformação de sonhos em objetivos realistas. Procure esses profissionais para desenvolver uma mente verdadeiramente otimista!

Conclusão

O otimista é um ser bem-humorado, que vê a vida com olhos animados, excitados com as oportunidades e com as conquistas que almeja. A sua presença e a sua vontade de realizar e viver são contagiantes e trazem mais vida e energia às pessoas à sua volta. Por isso, esse é um perfil que, muitas vezes, desempenha funções de liderança, devido a essa competência no trato com outras pessoas, sendo um aspecto essencial para uma carreira de sucesso.

Adote a postura otimista e prospere em todos os âmbitos da sua vida, enxergando-a com excitação, aproveitando as oportunidades que surgirem e evoluindo com elas!

E você, ser de luz, adota o otimismo na sua vida? De que forma? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!