O empreendedorismo feminino está em alta: essa é uma verdade inquestionável, ou seja, não dá para ignorar que as mulheres estão abrindo os seus próprios negócios, gerando empregos, obtendo renda e investindo nas suas próprias empresas. Segundo pesquisas recentes, no Brasil, já temos mais de 5 milhões de empreendedoras atuantes, o que é fantástico, tanto para a nossa economia quanto para o seu empoderamento profissional.

E por falar em empoderamento, existem características tipicamente femininas que também tornam os seus empreendimentos únicos e diferenciados. São competências e habilidades que, de modo geral, marcam a gestão das mulheres à frente das organizações e também das suas empresas.

Vamos, então, conhecer 5 dessas características marcantes e entender melhor como elas potencializam o sucesso dos empreendimentos liderados por mulheres. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

5 importantes características do empreendedorismo feminino

1. Atenção aos detalhes

Em se tratando de empreendedorismo feminino, a visão sistêmica faz com que a empreendedora consiga visualizar os negócios e fazer uma liderança poderosa, atenta a cada detalhe do seu negócio. Isso permite que ela enxergue pontos de melhoria e oportunidades, além de ser mais atenciosa com os seus clientes e cuidadosa com a entrega dos seus produtos e serviços. O olhar feminino tende a ser mais detalhista, complementando a visão mais genérica e objetiva dos homens.

2. Preparação

No Brasil, o índice de escolaridade das mulheres é maior do que o dos homens, o que faz com que, ao empreender, as profissionais também busquem se preparar melhor para gerenciar as suas empresas. Isso significa que elas investem mais tempo no seu aprimoramento técnico, em conhecer o mercado e em planejar melhor as suas ações. Dados do IBGE apontam, por exemplo, que as mulheres são maioria no ensino superior, o que demonstra o interesse delas em estudar e prosperar.

3. Facilidade de relacionamento

As empreendedoras também são conhecidas por terem maior facilidade de comunicação com os seus liderados, clientes e parceiros. Essa habilidade permite resolver problemas de forma rápida e pacífica, transmitir aos seus profissionais orientações com clareza, fazer a sua liderança de forma humanizada, comunicar-se de forma eficaz, fazer melhores negociações com os seus fornecedores e relacionar-se melhor com os seus sócios. O relacionamento é a chave de uma liderança de sucesso!

4. Sensibilidade

PSC

A mulher tem em sua sensibilidade mais uma aliada do seu negócio, uma vez que isso permite a ela enxergar além, fazer uma melhor leitura dos acontecimentos, tomar decisões mais precisas, decifrar melhor os desejos dos clientes, compreender as necessidades da sua equipe e também usar essa inteligência intuitiva para planejar novas estratégias de crescimento do negócio e conquistar sucesso. Empreender demanda um pouco dessa capacidade de ler nas entrelinhas, mais desenvolvida nelas.

5. Multitarefa

A capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ou seja, ser multitarefa, é um dos diferenciais das empreendedoras, que conseguem administrar a sua rotina de trabalho como ninguém. Também por isso, elas conseguem gerenciar dinamicamente várias frentes do seu negócio: reunir-se com os seus colaboradores, negociar novos preços com os fornecedores, aprovar a nova campanha de marketing e ainda cuidar dos seus compromissos pessoais. Um talento tipicamente feminino muito útil!

Algumas considerações

Estes são exemplos de 5 características do empreendedorismo feminino que reafirmam como as competências, diferenciais, dons e talentos típicos das mulheres estão fomentando o empoderamento feminino, também no mundo dos negócios. A você que é mulher e deseja empreender, sempre valorize o seu potencial e a sua identidade e jamais perca a sua essência!

Contudo, é importante ressaltar que o propósito deste artigo não é fazer nenhum tipo de generalização. Por mais que as características acima sejam historicamente mais atribuídas às mulheres, isso não significa que toda mulher as tem bem desenvolvidas. Da mesma forma, homens podem ter essas características e utilizá-las com sucesso nos seus empreendimentos. São apenas traços de comportamento usualmente mais encontrados nas mulheres do que nos homens.

Os desafios que ainda precisam ser superados

O movimento atual de avanços na participação feminina nas posições de liderança nas empresas é uma realidade no Brasil e em diversos outros países. No entanto, isso não significa que a luta pelo empoderamento feminino na vida profissional esteja perto de acabar.

A verdade é que ainda vivemos em uma sociedade que beneficia os homens na vida profissional, sobretudo nos cargos de líder. A mulher que trabalha ainda é criticada por abrir mão de alguns aspectos da vida pessoal, como se apenas os homens tivessem o direito de construir uma carreira de sucesso. Além disso, pesquisas são constantemente publicadas, evidenciando que homens ainda ganham mais do que mulheres, mesmo exercendo as mesmas funções no mercado de trabalho.

Dessa forma, podemos compreender que o progresso das mulheres no empreendedorismo é uma conquista importante, mas que não pode parar. É preciso combater antigos preconceitos enraizados sobre mulheres que lideram nas empresas, de modo que possamos, enfim, reduzir as disparidades de gênero que envolvem a vida profissional.

Lembre-se de que você pode estar onde quiser, ter o negócio que quiser, ser a empresária que quiser e tornar-se a empreendedora bem-sucedida que merece ser. Permita-se, honre e respeite os seus diferenciais e conquiste o sucesso almejado!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!