Voltar

Empreendedorismo feminino: 5 características da mulher nos negócios

Publicado em | 0 comentários
Empreendedorismo feminino

Gaudilab/Shutterstock O empreendedorismo feminino a cada dia ganha mais espaço e gera o empoderamento das mulheres à frente de seus negócios!

O empreendedorismo feminino está em alta: esta é uma verdade inquestionável, ou seja, não dá para ignorar que as mulheres estão abrindo seus próprios negócios, gerando emprego, renda e investindo em suas empresas. Segundo pesquisas recentes, no Brasil, já temos mais de cinco milhões de empreendedoras atuantes, o que é fantástico tanto para a nossa economia quanto para o seu empoderamento profissional.

E por falar em empoderamento, existem características estritamente femininas que também tornam seus empreendimentos únicos e diferenciados. São competências e habilidades que de modo geral marcam a gestão das mulheres à frente das organizações e também das suas empresas. Vamos então conhecer cinco destas características marcantes e entender melhor como elas potencializam o sucesso dos empreendimentos liderados por mulheres.

5 Características do Empreendedorismo Feminino

Empreendedorismo feminino

Wakebreakmedia/Shutterstock As empreendedoras têm características realmente únicas e diferenciadas. Conheça cinco delas!

Atenção aos detalhes

Em se tratando de empreendedorismo feminino, a visão sistêmica faz com que a empreendedora consiga visualizar fazer uma liderança poderosa, atenta cada detalhe do seu negócio, enxergar pontos de melhoria, oportunidades e ser mais atenciosa com seus clientes e cuidadosa com a entrega de seus produtos e serviços.

Preparo maior –

No Brasil, o índice de escolaridade das mulheres é bem maior do que o dos homens, o que faz com que ao empreender, as profissionais também busquem se preparar melhor para gerenciar suas empresas. Isso significa que elas investem mais tempo em seu aprimoramento técnico, em conhecer o mercado e planejar melhor suas ações.

Facilidade de relacionamento

As empreendedoras também são conhecidas por terem maior facilidade de comunicação com seus liderados, clientes e parceiros. Esta habilidade permite resolver problemas de forma rápida e pacífica, transmitir aos seus profissionais orientações com clareza, fazer sua liderança, se comunicar de forma assertiva, fazer melhores negociações com seus fornecedores e se relacionar melhor com seus sócios.

Sensibilidade

A mulher tem em sua sensibilidade mais uma aliada do seu negócio, uma vez que isso permite a ela enxergar além; fazer uma melhor leitura dos acontecimentos; tomar decisões mais assertivas; decifrar melhor os desejos dos clientes; compreender as necessidades de sua equipe e também usar esta inteligência intuitiva para planejar novas estratégias de crescimento do negócio e conquistar sucesso.

Multitarefa –

A capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ser multitarefa é um dos diferenciais das empreendedoras, que conseguem administrar sua rotina de trabalho como ninguém. Também por isso, elas conseguem gerenciar dinamicamente várias frentes do seu negócio: se reunir com seus colaboradores, negociar novos preços com os fornecedores, aprovar a nova campanha de marketing e ainda cuidar de seus compromissos pessoais.

Estes são exemplos de cinco características do empreendedorismo feminino que reafirmam como as competências, diferenciais, dons e talentos únicos das mulheres estão fomentando o empoderamento feminino também no mundo dos negócios. A você que é mulher e deseja empreender, espero sempre que valorize seu potencial e identidade e jamais perca a sua essência.

Lembre-se que você pode estar onde quiser; ter o negócio que quiser; ser a empresária que quiser e ser a empreendedora bem-sucedida que merece ser. Permita-se, honre e respeite seus diferenciais e conquiste seu sucesso!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!