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Empatia e Simpatia: O Que São?  

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Dean Bertocelj/Shutterstock Empatia e simpatia são ingredientes importantes para se construir bons relacionamentos

Você é uma pessoa empática e simpática? Aliás, sabe a diferença entre empatia e simpatia? Saiba que estes dois elementos são essenciais para construirmos relações duradouras, positivas e termos mais qualidade de vida.

Segundo o dicionário de sinônimos, empatia consiste na compreensão emocional e na identificação de uma pessoa com a outra. A simpatia, por sua vez, tem significado similar, sendo representada por uma afinidade moral que faz com que as pessoas, espontaneamente, sintam-se atraídas pelo jeito de ser da outra.

No dia a dia, indivíduos simpáticos são aqueles profissionais de fácil comunicação, bem- humorados e que tem sempre um sorriso a oferecer. São aqueles que também estão sempre abertos a receber bem o próximo e a externar emoções positivas, seja em seu ambiente de trabalho ou em família.

Ainda assim, por melhor que esta pessoa seja; se não houver empatia com ela, ou seja, um reconhecimento meu, nela, dificilmente uma relação, pessoal, social ou profissional, será estabelecida.

Como o Coaching Estimula a Empatia

Para estabelecermos relacionamentos positivos é fundamental ter empatia pelos parceiros, amigos, familiares e colegas com as quais nos relacionamos. Entretanto, muitas pessoas têm sérias dificuldades em se conectar com o outro, em encontrar similaridades no jeito de pensar e agir e em identificar elementos em comum.

Isso ocorre em decorrência das crenças limitantes que levam ao mau hábito de julgar as pessoas, antes mesmo de conhecê-las. Por isso, perdemos as contas de quantas vezes acabamos criando uma imagem errada do outro e de quantas outras vezes acreditamos que este ser é muito diferente de nós. Aí está o grande engano!

Para mudar este cenário, o processo de Coaching se apresenta como uma poderosa ferramenta, que auxilia a pessoa a desenvolver uma comunicação interpessoal mais assertiva. O objetivo, com isso, é estimular a que o coachee abra-se a novas possibilidades, como também identifique e elimine as crenças negativas que lhe fazem retrair-se em relação aos outros.

Profissionais com dificuldades no relacionamento interpessoal ou pessoas que não conseguem estabelecer relações afetivas, são grandes beneficiadas por este processo. O Coaching é tão efetivo porque trabalha no desenvolvimento comportamental e emocional, de modo que este favoreça o estabelecimento de uma postura mais empática.

Para isso, estimula o desenvolvimento do Rapport, que é um estado de receptividade que proporciona uma conexão maior entre as pessoas. Quando há rapport numa conversa, as pessoas se condicionam a perceber aquilo que elas têm em comum, falando e ouvindo, na mesma medida, e demonstrando interesse real em saber e conhecer mais sobre os seus interesses.

E você, o quanto se considera uma pessoa simpática? Tem fácil empatia pelas pessoas à sua volta? Compartilhe sua opinião e deixe seu comentário logo abaixo!

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