Atitudes Negativas

PathDoc/Shutterstock A raiva, falta de paciência e agressividade são exemplos de atitudes negativas que prejudicam os nossos resultados

Se boas atitudes alimentam uma verdadeira corrente do bem, atitudes negativas vão exatamente à contramão, pois nos prejudicam em todos os sentidos. Se não bastasse estes efeitos nocivos limitarem os nossos resultados, geralmente quando fazemos algo errado, além de nós, outras pessoas acabam sofrendo as consequências dos nossos atos, o que é pior ainda.

Reclamar de tudo e de todos, olhar o copo sempre meio vazio, debochar e falar mal das pessoas, não agradecer pelo que tem; ter comportamentos agressivos, fazer fofoca, gritar, criar intrigas e sempre se colocar na posição de vítima: são exemplos de atitudes negativas que muito vemos por ai. E, às vezes, sem perceber, nós mesmos acabamos tendo estes tipos condutas que somente torna mais complicada a nossa vida.

Atitudes Negativas São Prejudiciais

Ações ruins, por incrível que pareça, não acontecem por acaso. Normalmente ninguém age de maneira duvidosa e nociva só porque gosta. Por trás destes comportamentos pode haver distúrbios de personalidade sérios ou mesmo acontecimentos ruins, que levam a pessoa a reagir e se comportar de maneira igualmente ruim.

Se uma pessoa tem frequentes comportamentos negativos e até mesmo maldosos é sinal de que algo em sua mente e nos seus sentimentos está em completo desequilíbrio e que, talvez, ela tenha sofrido com diversas experiências negativas que a tornaram um ser humano infeliz e corrosivo.

Entretanto, isso de maneira alguma pode ser motivo para justificar suas atitudes negativas, aquelas que tanto prejudicam seus resultados como os das pessoas a sua volta. Não podemos aceitar ser e fazer vítimas de nossos desequilíbrios e dificuldades pessoais e profissionais. Tudo que acontece tem um sentido e uma razão, o melhor caminho e procurar entender como isso nos afeta e trabalhar para transformar as dificuldades em oportunidades de crescimento e evolução.

Aprenda e Permita-se Ressignificar

Para dar uma volta em sua vida e deixar de lado as atitudes negativas que sabotam seus resultados e felicidade, ressignificar é fundamental. Isso representa dar novo sentido até mesmo àquilo que tenha lhe causado mal e sofrimento e entender que até destes momentos de caos é possível tirar algum aprendizado.

PSC

Para isso, procure abrir sua mente e observar os aspectos positivos até mesmo dos acontecimentos que lhe causaram dor. O que você pode aprender com isso? Como você pode usar estas experiências para se tornar uma pessoa, profissional e ser humano melhor?

Reflita ainda sobre como seus maus comportamentos afetam suas relações interpessoais, sua imagem, seus sentimentos, emoções, ações e seus resultados como um todo. Avalie ainda se você quer continuar a ter as mesmas atitudes e continuar limitar sua vida e felicidade. Acredito que não, não é mesmo?

Portanto, lembre-se que a mudança começa por você, dentro de você e se reflete em suas ações aqui e agora. Permita-se mudar e tenha resultados verdadeiramente extraordinários!