Voltar

E se você tivesse mais tempo. O que faria?

Publicado em | 0 comentários

Descubra como fazer as escolhas certas pode tornar o seu tempo mais produtivo. | Depositphotos SergeyNivens

Quantas vezes você quis que o seu dia tivesse 48 horas? De modo geral, atualmente, quase todo mundo reclama da falta de tempo e da dificuldade de conciliar as atividades diárias no que diz respeito às demandas de trabalho, os anseios de carreira e os cuidados com a família. Mas responda, sinceramente, o que você faria se realmente tivesse mais tempo?

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional está diretamente associado a uma boa gestão do nosso tempo. Porém, quando não conseguimos fazer uma diferenciação, e atribuir o real peso e importância, a cada uma dessas partes; nasce o dilema entre o que queremos e podemos fazer com o tempo que temos.

Isso nos leva a refletir se realmente precisamos de mais tempo ou se não é o momento de abrir mão de algumas coisas, para ter mais qualidade de vida em outras áreas. O certo é que nosso dia não ganhará mais 24 horas. Então, o mais indicado a fazer é eleger prioridades ao invés de viver, simultaneamente, em busca de tudo.

Liberte-se da Falta de Tempo

Se, por exemplo, você é um workaholic, passa 50, 60 horas, por semana, focado em seu trabalho, reflita, como espera ter mais tempo para estar com sua família, participar da educação dos seus filhos, cuidar da sua saúde e vida pessoal? É humanamente possível conciliar todas estas demandas e exigências?

Por mais que alimentemos esta ilusão, é importante estar ciente que não dá para ter tudo ao mesmo tempo, sem acumular perdas significativas em algum setor de nossa vida.

Viver se equilibrando, entre as horas, prova apenas que, por mais que nos esforcemos para driblar a falta de tempo, muitos aspectos ainda ficarão negligenciados e que, mais cedo ou mais tarde, seremos cobrados a tomar alguma atitude em relação a isso.

Esta falta de foco é extremamente nociva, uma vez que nos causa frustrações, culpas e mina a nossa autoestima. Traz também a sensação de não sermos “bons o suficiente”, ou mesmo incapazes de realizar tudo aquilo que nos propomos.

Aqui abro espaço para mais algumas reflexões poderosas – Você realmente precisa/deseja fazer tudo ao mesmo tempo? O que está sacrificando para conseguir dar conta de tudo? Você se sente satisfeito e feliz com a forma como está conduzindo sua vida? Você está preparado para lidar com as consequências?

A Importância de Fazer Boas Escolhas

Não podemos dominar o tempo, mas com certeza, podemos escolher o que fazer com ele. Aqui está o grande fiel da balança: saber fazer as escolhas certas, no tempo e momento certo.

Compreender quais são suas motivações, seu propósito de vida e o que dá sentido à sua existência é essencial. Isso permite fazer escolhas de acordo com aquilo que considera o mais importante (carreira, família, dinheiro, saúde, sucesso), levando em conta os seus anseios pessoais e profissionais e suas expectativas de futuro.

Esse autoconhecimento também demonstra sabedoria em aprender que é preciso abrir mão de algumas coisas para conquistar outras. Por isso, é fundamental decidir por aquilo que realmente faz você feliz, pleno e realizado, assumir estas escolhas, dedicar o seu melhor a elas e seguir em frente.

E você, o que tem feito para ter mais tempo e equilibrar sua vida?

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!