Voltar

Dress Code Empresarial – Isto Existe? Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Konstantin Chagin/Shutterstock O Dress Code Empresarial define os tipos de vestimentas que devem ser usadas no ambiente corporativo e deve ser seguido pelos profissionais de empresas que definem tal modo de vestir

Você sabe o que é Dress Code Empresarial? Para quê ele foi criado e como é utilizado? Com certeza, ele existe e, é muito utilizado por muitas empresas para definir o tipo de vestimentas que seus colaboradores devem usar.

Este sistema de regras em relação à roupa é importante para estas organizações porque os profissionais são os representantes da empresa. Assim, se o modo como se vestem não estiver adequado; esta conduta pode passar uma impressão negativa de falta de profissionalismo e de atenção por parte da organização.

Por um lado, esta parametrização é benéfica porque evita situações de constrangimentos, onde o colaborador é pego desprevenido por estar com uma roupa inadequada para atender um cliente, por exemplo. Por outro, ainda é muito questionado, ainda mais hoje, onde os profissionais querem ser menos burocráticos e mais autênticos também na forma de vestir.

Discussões a parte, hoje também é inegável que em muitos locais de trabalho e, em muitas profissões, o uso do dress code é exigido e deve ser seguido e respeitado. Em casos como advogados e executivos, por exemplo, já é tão natural o uso de roupas formais, como ternos, que facilmente reconhecemos estes profissionais por sua forma de trajarem-se.

Como Aplicar o Dress Code nas Empresas

As empresas que têm ou que desejam implantar um código de vestimentas devem deixar claro, desde a contratação do profissional, que seguem tais normas e exigem que os colaboradores vistam-se de determinada maneira.

Algumas organizações oferecem um manual explicativo e também o auxílio financeiro para que seus profissionais possam adquirir roupas adequadas ao seu dress code. Outras oferecem kits prontos com uniformes ou conjuntos sociais, para que seus funcionários vistam-se conforme o desejado.

Quando não ocorre isso, o profissional mesmo, caso ainda não possua roupas condizentes, é que acaba tendo que arcar com a compra de novas roupas. Para que não haja conflitos neste sentido, quanto mais clara for à comunicação da empresa, no que tange os objetivos de seguir um dress code empresarial, menores serão os problemas em relação a isso.

Deste modo, o colaborador tem a chance de decidir se deseja ou não trabalhar seguindo estes tipos de normas de vestimentas ou se prefere um local menos formal, onde seja livre para escolher o modo de se vestir.

Entretanto, independente do lugar, fica sempre a regra do bom senso, pois é importante ter a consciência, com ou sem regras definidas, que em nosso ambiente de trabalho devemos estar atentos ao nosso marketing pessoal. Por isso, é sempre importante evitar: decotes, fendas, camisas de time, maquiagem chamativa, shorts e saias curtas.

Esse cuidado valoriza nossa imagem pessoal e organizacional e aumenta a nossa credibilidade junto aos nossos clientes, gestores e colegas. Isso é essencial para termos sucesso na carreira. Esteja atento e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!